Sábado, 5 de setembro de 2015 - 05h47
O Festival Palco Giratório traz programação especial para o final de semana prolongado.
Neste sábado 05, a Gira Dança volta ao palco com o espetáculo "Proibido Elefantes" e no domingo a Companhia participa do Pensamento Giratório, espaço aberto para discussão do processo criativo dos grupos e que permite a troca de experiências entre público e artistas. A companhia tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, utilizando o conceito do corpo diferenciado como ferramenta de experiências. Confira a programação completa.
Programa Final de Semana
Sábado - 05
Espetáculo: Proibido Elefantes
Grupo: Gira Dança (RN)
Horário: 20h
Indicação:14 anos
Duração: 55 minutos
Local: Teatro Guaporé
Sinopse: Proibido Elefantes é um espetáculo que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. O modo como percebemos a “realidade” é resultante do diálogo que estabelecemos com ela: nosso olhar é constituído pela realidade da mesma maneira que esta é constituída pelo nosso olhar – a construção do sentido transita em via de mão dupla. O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é apontado como elemento potencializador do sujeito diante do mesmo. Proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas causaria enormes transtornos em outras localidades. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos, e que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade. Além disso, também é apostar no olhar do sujeito sobre si mesmo e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador da realidade.
Espetáculo: O macaco e a boneca de piche
Grupo: Etc e Tal (RJ)
Horário: 16h
Indicação: livre
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Sinopse: O ETC. E TAL invade o universo dos contos populares e apresenta aos pequenos aquela que é uma das histórias mais contadas do imaginário popular, “O Macaco e a Velha”. Conta a saga de uma velhinha que comete loucuras por um cacho de bananas e um macaco que resolve comer todas as frutas do quintal. A peça é encenada com a técnica da 'pantomima literária', que alia narração simultânea (Melissa Teles-Lôbo) e ação em mímica (Marcio Moura).
Espetáculo: No Buraco
Grupo: Etc e Tal (RJ)
Horário: 20h
Indicação: livre
Local: Teatro Guaporé
Sinopse: Uma comédia que mergulha na linguagem da não-palavra e da mímica ilusória. São de 5 diferentes histórias apresentadas pelo ETC E TAL nesta obra sem texto onde silêncio não é predominante. Protagonizado pelos 3 cômicos do grupo, o espetáculo conta com a visão de cena do espectador, sempre parcial, nunca enxergando o corpo inteiro dos atores fazendo com que através da ilusão da mímica tenhamos inusitadas situações criadas pelo anteparo de um biombo de 1 metro de altura e 7 metros de comprimento.
Programação 07/09/2015 (segunda-feira)
Espetáculo: O macaco e a boneca de piche
Grupo: Etc e tal (RJ)
Horário: 15h
Indicação: livre
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Espetáculo: Fulano & Sicrano
Grupo: Etc e tal (RJ)
Data: 07/09/2015 (segunda-feira)
Horário: 20h
Indicação: livre
Local: Teatro Guaporé
Sinopse: O som das cores confirma como a magia do teatro de animação pode ser transformada em uma trama envolvente. Inspirado em famosas fantasias literárias, o espetáculo conta a história da jovem Lúcia, que se aventura no mundo do impossível. Do subterrâneo das estações de metrô ao universo infinito de sua imaginação, ela terá que enfrentar seus medos e todos os seus inimigos. Um espetáculo para todas as idades. Vencedor dos prêmios de melhor texto original e melhor cenário do Prêmio Sinparc em 2014.
A programação do Palco Giratório continua até o dia 27 de setembro. Para assistir os espetáculos estão disponíveis ingressos para uma hora antes das apresentações e pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.
Lenha na Fogueira
Parabéns ao grupo O Imaginário de Porto Velho, por ter sido selecionado pela Petrobras para circular com o espetáculo “As Mulheres do Aluá”.
*********
Projeto: As Mulheres do Aluá - Diretor: Chicão Santos - Elenco principal: Agrael de Jesus Pereira, Amanara Brandão dos Santos Lube, Jaqueline Bernardo Luchesi, Zaine Maria Diniz Lima
********
Sinopse: Uma investigação cênica que colocará em foco a relação de gênero e o universo feminino. É baseada nas histórias de mulheres que enfrentaram e desafiaram os poderes para
garantir as suas posições diante do mundo. Quem são essas mulheres?
*********
Praças selecionadas: Boa Vista/RR, Macapá/AP
Produtora responsável: Associação Cultural O Imaginário.
********
Fico feliz, porque uma das músicas da trilha sonora de Mulheres do Aluá é de nossa autoria. Tem uma música também do Tim Maia do grupo Minhas de Nazaré.
********
Por falar nisso, hoje acontece na sede do Sindesef à rua Almirante Barroso com Marechal Deodoro em Porto Velho o II Seminário do Movimento Negro PDT de Rondônia.
********
A primeira palestra está marcada para começar as 8h00 e será sobre o tema Populações Afrodescendentes de Rondônia: História e Identidade com o professor e doutor Marco Teixeira.
********
A segunda palestra: Mulher Negra, Militância Política. Palestrante presidente estadual da Ação Mulher Trabalhista – Marli Mendonça.
*******
E a terceira palestra: O Negro no Mercado de Trabalho pelo presidente nacional do Movimento Negro do PDT – CMT Ivaldo Paixão
********
E mais, hoje o compositor e cantor Waldison Pinheiro popularmente chamado de Misteira, oferece muita cerva gelada e tira gosto pela passagem dos seus 50 anos de idade que aconteceu ontem, mas a festança será hoje.
*******
Misteira está em estado de graça, pois há oito dias, numa parceria com o Mávilo Melo venceu o concurso de samba de enredo na escola de samba Asfaltão. Parabéns Misteira!
*******
To me segurando pra não falar, mas, não to agüentando. Acho que não vai ser possível. O problema é o seguinte: Gostaria de saber por que determinada Rede de Televisão não divulga em sua Agenda Cultural a programação da Federação das Escolas de Samba que acontece a cada 15 dias no Mercado Cultural o “Esquentando os Tamborins”?
*******
Não tem jeito! Agora quando chega o carnaval lá está à reportagem da dita Rede de Televisão gravando reportagem junto as escola de samba. No carnaval as escolas prestam, antes dele suas programações não interessam. É preciso valorizar mais a nossa cultura! Vamos ver quem vai assumir a carapuça!
********
Atenção galera! A Consola vai promover no próximo dia 12 o “Feijão, Samba e Pagode” – É a Feijoada de Verão que vai acontecer no Marcado Cultural. Os Convites já estão à disposição no Bar do Zizi corra e adquira já o seu! Vamos arrepiar dia 12 de Setembro... no Sapatinho e no Ziriguidum.
********
A Consola está trazendo como atração da Feijoada de Verão a sambista, passista Musa da escola de samba Grande Rio e quem vai animar o ambiente com muito samba, é o grupo Moderasom. To nessa!
*********
Enquanto isso Durante as noites deste sábado (8) e do domingo (9), acontece a "5ª Festa das Nações”, realizada, pela Igreja Nova Aliança, na avenida Amazonas, Zona Leste de Porto Velho. O objetivo do evento é arrecadar dinheiro para construção de poços artesianos para comunidades que vivem no sertão nordestino.
*********
Neste sábado o convidado do Programa Porto Samba é o cantor Marquinhos do Cavaco é só sintonizar 1310 AM ou acessar www.sgc.com.br/radioglobo. Sábado a partir das 13h!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando