Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Palhaços que participarão do Cineamazônia


A alegria e as brincadeiras já têm representante para a segunda fase do Cineamazônia Itinerante 2016. A Trupe Koskowisck é o grupo de palhaços escolhidos que acompanhará o barco do festival entre os dias 13 e 24 de julho, levando cinema e circo em comunidades ribeirinhas do Rio Guaporé, em Rondônia e na Bolívia.Palhaços que participarão do Cineamazônia - Gente de Opinião

Desde 2008, quando o Cineamazônia Itinerante foi criado, cinema e circo sempre estiveram juntos. Faz parte do projeto do festival levar o caráter lúdico da arte circense para lugares em que raramente são contemplados por apresentações artísticas. Por isso, os palhaços sempre fizeram parte do grupo que visita as comunidades na periferia da Amazônia.

A Trupe Koskowisck é um grupo de atores-palhaços que desenvolvem um trabalho e pesquisa em Teatro de Rua, Circo e Circo-Teatro. Formado por Geise Helena, Alexandre Malhone e Renato Gommes, o grupo nasceu em 2006 desenvolvendo nas ruas, cenas a partir de improvisos. Têm em seu percurso, eventos importantes, como: II Festival Internacional de Mulheres Palhaças 2007, a Mostra SESC de Teatro de Rua em 2009, o Satyrianas entre 2009 e 2011 e o Festival Nacional Rio das Ostras (RJ), em 2010.

Também já participou do Festival Patacomico, na Patagônia entre 2012 e 2013; do Ano do Brasil em Portugal no Festival Imaginarius 2013. No mesmo ano, o grupo também foi atração do Encontro de Palhaços do Mundo (Fafe – Portugal), do 9º Festival Nacional de Teatro de Limeira e do Festival Santa Risa, na Argentina. Já em 2016, representou o país no Encontro Internacional de Teatro Clown – Equador.

Durante a apresentação, dois atrapalhados palhaços disputam a atenção da plateia numa competição na qual são bem vindos todos os tipos de artimanhas e armadilhas criando no espectador o desejo de torcer por um deles. O público logo se deixa conquistar e sente-se instigado a participar desta disputa, atraído pela execução de instrumentos convencionais e alternativos, pelos ritmos diversificados, pelo estilo preferido de cada um e pela ingenuidade e simplicidade desses graciosos personagens.

Somente quando percebem que separados não são capazes de estabelecer uma harmonia eles se unem em nome de um grande e inusitado show. Após o musical os palhaços apresentam entradas clássicas dos circos antigos e a plateia é convidada a participar ativamente das cenas fortalecendo a união mágica entre público e artistas.
 


Lenha na Fogueira

Palhaços que participarão do Cineamazônia - Gente de Opinião

Até que enfim, a Federon resolveu formar julgadores para atuar nas apresentações dos grupos folclóricos no Flor do Maracujá. Desde quando a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás começou, lá pelos idos de 1982, que essa providência deveria ser tomada.

*******

Somente agora, passados 35 anos da primeira edição do Festival, foi que a Federação Folclorica resolveu realizar o Curso. Assim mesmo, alguns dirigentes de grupos folclóricos foram contra a proposta.

*******

Quando fomos presidente da Federação das Escolas de Samba – Fesec realizamos o curso de jurados e o negócio deu certo. Acontece que os presidentes que assumiram depois não deram prosseguimento ao curso e aqueles que foram fomados na nossa época, ficaram desatualizados e o sistema voltou a ser como antigamente, ou seja, jurados escolhidos de última hora, sem preparo nenhum para julgar desfile de escola de samba.

*******

O problema de julgador de Quadrilha e Boi Bumbá no Flor do Maracujá é o calo seco dos dirigentes, tanto da Federon como da Sejucel e Funcultural. Ano passado os jurados foram escolhidos na véspera do inicio do Arrial e apesar da equipe ter se esforçado, sempre tem alguém que critica. Vale salientar que o resultado do Flor do Maracujá do ano passado, não teve tanta contestação, a não  ser o pessoal da quadrilha JUABP que achou e acha que o grupo foi prejudicado ao não ficar entre os primeiros.

*******

No segmento Boi Bumbá também teve alguém que não gostou do resultado, principalmente os integrantes do Boi Tira Teima que ficou em último lugar. Particularmente estranhamos a classificação do Tira Teima que se apresentou muito bem e não merecia notas tão baixas.

*******

Porém, como diz o ditado, “De bunda de nenem e cabeça de jurado ninguém sabe o que vai sair...”. O certo é que o julgador é soberano, depois que ele fecha o envelope com suas notas, ninguém mais tira. Não tem recurso que faça a coordenação de qualquer festival, mudar a nota dada por um julgador.

******** 

Os dirigentes podem até conseguir mudar as punições que constam do quesito avaliação, aquele que não passa pelo crivo dos jurados, mas, trocar ou anular nota de jurado não tem jeito. É como penalte no jogo de futebol, marcou tá marcado.

********

Por essa e por outras, é que esse Cuso de Jurado que a Federon vai oferecer aos interesassados, é muito importante. Sabemos que apenas DEZ jurados serão selecionados para atuar no Flor do Maracujá deste ano ou seja, Cinco para Boi Bumbá e Cinco para Quadrilha. Porém, a Federon formará um Banco e como o Regulamento do Flor do Maracujá diz que o Jurado que atuou num ano, não pode atuar no próximo Arraial. Aqueles que não forem sorteados para este ano, podem muito bem atuar no próximo Flor do Maracujá.

*******

O curso será gratuíto, porém se o concursado for convocado, fará jus a cachê. Ano passado se não estou enganado, foi de R$ 700 mangos, com toda mordomia de transporte, lanche e segurança.

*******

Apesar de não poder atuar como jurado no Flor do Maracujá porque pertenso a um dos grupos folclóricos que estarão participano do Festiva, vou me inscrever para poder contestar ou não a nota do jurado que eu achar que prejudicou meu grupo. Estarei mais que embasado para protestar ou contestar a nota, mesma sabendo que ela (a nota) não será mudada.

*******

Bom, agora vamos pro Arraial Flor de Lírio la no Residencial Orgulho do Madeira. Hoje quem se apresenta são os grupos: Boi Bumbá Veludinho (mirim); Tecno Show Ballet Encantus e a Quadrilha “Os caipiras do Madeira”.

*******

O Diário da Amazônia (site) vai cobrir o evento do Moisés Rocha!

Palhaços que participarão do Cineamazônia - Gente de Opinião

Curso para julgador no Arraial Flor do Maracujá

Os interessados em atuar como julgador de quadrilha junina e boi bumbá durante o Arraial Flor do Maracujá 2016, que vai acontecer entre os dias 27 de julho e 7 de agosto, devem procurar fazer inscrição no “Curso de Formação de Julgador” que será ministrrado pela Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia Federon, na segunda semana deste mês de julho.

De acordo com a diretoria da entidade, o concurso é aberto a todo público do estado de Rondônia. O curso será ministrado por técnicos especializados em coreografia, cenografia, história, cultura popular (personagem que compõe o boi bumbá como Amo, Sinhazinha da Fazenda, Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Rainha da Batucada/Marajuda, Ritual, indumentárias etc.), no naipe Quadrilha as palestras também serão ministradas por técnicos conhecedores da matéria.

Os participantes no final do curso, serão avaliados e os que compravarem que realmente estão aptos a fazer parte do corpo de jurados de Quadrilhas e Boi Bumbás, fará parte da equipe de julgadores do Flor do Maracujá 2016.

O interessado pode fazer inscrição através do e-mail federon-ro-@hotmail.com ou comparecer a partir das 9h00, à sede da entidade rua Lauro Sodré 3301 – Parque dos Tanques até o próximo dia 10.

Melhores informações pelo fone (69) 3223-5040

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)