Quarta-feira, 21 de dezembro de 2016 - 06h19
Lenha na Fogueira
Hoje as 15 horas, na biblioteca Francisco Meirelles a coluna Lenha na Fogueira será apresentada pela pesquisadora da UNIR Danielle Constantino, que vai falar sobre a “Abordagem de Temas Culturais na Coluna Lenha na Fogueira – Uma linha evolutiva”.
*********
Dani ha alguns meses me entrevistou a respeito da coluna e com certeza, na tarde de hoje, a entrevista também fará parte das discussões. De uma coisa podem ter certeza, estarei na Biblioteca Francisco Meirelles desde de cedo para conseguir lugar bem na frente. Quero saber se realmente, essas coisas que escrevo nesta coluna, contribuem de alguma forma para a cultura de Porto Velho e de Rondônia.
********
Tô todo besta, ou como diz o paraense, todo pávulo, por essa coluna ter sido escolhida pela Danielle como tema do seu Mestrado.
*******
Outro dia na UNIRON foi a vez da Sara tirar nota dez ao apresentar TCC com a história da Rádio Caiari e como um dos primeiros integrantes da emissora, fui entrevistado por ela. Fico feliz por estar contribuindo na formação de vários acadêmicos.
********
Quando que pensaria que uma coluna como a Lenha na Fogueira, que surgiu em meados da década de 1980 no jornal A Tribuna, com o objetivo apenas de divulgar os acontecimentos dos bastidores das escolas de samba de Porto Velho, um dia seria tema de Mestrado!
*******
As mal traçadas linhas desse escrevedor, chegou lá, graças a Danielle Constantino e seu orientador cujo nome não me foi dito. Você quer saber como contribuímos de alguma maneira, com a cultura do nosso Estado, vai hoje a tarde a partir das 15 horas, a biblioteca Francisco Meireles. Obrigado Dani.
*******
Se durante os meses que antecedem dezembro já é difícil escrever diariamente sobre eventos culturais, imagina em dezembro, quando praticamente para tudo quanto é evento cultural. A exceção vai para as cantatas que este ano não estão acontecendo como nos anos anteriores.
********
Já não bastasse a cidade de Porto Velho sem nenhuma decoração oficial de Natal em suas ruas e logradouros. Ai que saudade dos pneus. Até eles seriam bem-vindos na atual conjuntura e situação de penúria que está nossa cidade em se falando de decoração natalina.
********
Tá certo que o palácio Rio Madeira tá bonito, mas, e o palácio Presidente Vargas? Por que não colocam iluminação especial de Natal. O Presidente Vargas precisa ser mais valorizado, pois, foi em sua varanda que foi assinado o termo de instalação do estado de Rondônia que hoje está fazendo aniversário de criação e a posse do seu primeiro governador Coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Não custava nada iluminarem pelo menos sua fachada.
Beni Andrade (E) entrevistando o Cel Jorge Teixeira (D)
********
Aliás, não é só a prefeitura que deixou de valorizar o Natal em Porto Velho. A UNIR também não colocou uma lâmpada especial no prédio da reitoria no centro da cidade. O famoso Porto Velho Hotel. O Prédio do Relógio tá mais apagado que “buraco negro”. O Complexo da Madeira Mamoré tá pra desaparecer no fundo do Madeira. Ali não tem uma lâmpada especial. É muita falta de consideração para com nossa cidade. E olha que é a capital do estado de Rondônia.
********
Nem mesmo os prédios do complexo do Judiciário, seja do Ministério do Trabalho, da Justiça, Eleitoral, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Federal. Ta tudo no escuro natalino.
*******
Antigamente o Clube de Diretores Lojistas colocava umas lâmpadas coloridas na Sete de Setembro entre a José de Alencar e a Joaquim Nabuco. Nem isso estão fazendo mais. Ta feio o negócio pro lado natalino em Porto Velho.
*******
Papai Noel deve estar de saco cheio com tanto descaso com a nossa cidade. Quando se questiona sobre o assunto dizem logo, “A Nova gestão deve resolver esse problema”. Esse e muitos outros!
Pedro Jorge o menor
locutor de rodeio do Brasil
Ô morena se você soubesse o poder que a loira tem/comprava água oxigenada e ficava loira também.
Meu chapéu é de palha, meu chicote é de couro. Minha espora é de prata, Minha fivela é de ouro/Rodeio que eu mais gosto é rodeio em touros./Mulher pra ser bonita tem que ter o cabelo louro.
Versos desse porte, são os preferidos do garotinho Pedro Jorge que com apenas três anos de idade, é considerado o mais novo locutor de rodeio do Brasil.
Pedro é filho do também locutor de rodeio Jorge Casagrande e de Jucilene Moraes produtora e diretora de rodeio no estado de Rondônia. Antes de completar um ano de idade Pedro começou a falar e incentivado por seu pai logo teve contato com os versos que são declamados pelos locutores durantes os rodeios. “A vida da nossa família é dentro da arena, o pai dele Casagrande é presidente da Federação de Rodeios do Estado de Rondônia e faz questão de levar o menino pra tudo quanto é feira e até nos treinamentos dos peões”, confessa Jucilene Moraes.
A esperteza e a inteligência do menino, chamaram a atenção dos produtores de programas de TV local, que o levaram a se apresentar em programas nacionais como foi o caso do “Encontro com Fátima Bernardes” na TV Globo e mais recentemente, no “Domingo Show” da rede Record.
Esse último aconteceu domingo passado dia 18, com a apresentação do Geraldo Luís que ficou encantado com a inteligência do menino de Rondônia.
Durante o programa Geraldo solicitou que Pedro Jorge tirasse alguns versos de rodeios e a cada declamação, mais aplausos ecoavam no auditório do programa. Geraldo fez uma surpresa a Pedro Jorge ao convidar ao palco, o ídolo do menino Marco Brasil considerado o melhor locutor de rodeio do Brasil. Marco pegou Pedro no colo e além de lhes presentear com um kit com produtos de sua grife, ainda anunciou que Pedro Jorge fará parte da gravação do seu próximo DVD e mais, estará narrando rodeio com ele brevemente em Barretos.
O pai Casagrande e a mãe Jucilene felizes da vida, de volta a Porto Velho, convidam a população a prestigiar a apresentação do Pedro Jorge que vai acontecer na próxima sexta feira dia 23, a partir das 19 horas, na Feira do Porto da Praça Aluízio Ferreira.
Ceiça Farias, Bira Lourenço e Alex no Pai D'égua
A boa MPB pode ser curtida na noite de hoje, no restaurante “Pai D'égua” com as apresentações dos músicos e cantores Ceiça Farias, Bira Lourenço e Alex Almeida. Um naipe desses, com certeza, é garantia de ótimo repertório.
Ceiça Farias considerada uma das melhores cantoras da região, é sucesso onde quer que se apresente, ainda mais quando se junta com um percussionista do quilate do Bira Lourenço e de um maestro como Alex Almeida. Com certeza o espaço do Pai D'égua ficara pequeno para o publico que com certeza, vai prestigar o show.
Uma das características do restaurante quando falamos de apresentações musicais, é a valorização da chamada “prata da casa”, nesse caso, a valorização de músicas produzidas pelos compositores locais. Ceiça Farias tem em seu repertório músicas de Bado, Binho, Baaribu Nonato entre outros nomes de destaque da composição local, como é o caso de Zezinho Maranhão.
O show musical no Pai D”égua na noite desta quarta feira, está marcado para iniciar as 20 horas. Além da boa música tem a comida típica paraense que é Pai D'égua de verdade!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando