Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

PIRARUBLE: Dança dos Banzeiros no Mercado


PIRARUBLE: Dança dos Banzeiros no Mercado  - Gente de Opinião

O Duo Pirarublue integrado pelos cantores Sandro e Gioconda, recebem na noite desta segunda feira 25, dentro do Projeto “Segunda Musical”, o espetáculo dirigido pelo multimídia Paulinho Rodrigues “Caiari - A Dança dos Banzeiros” do grupo Waku’mã de dança. O Projeto foi contemplado em 2009 com o Prêmio Klauss Vianna de Dança do MinC através da Coordenação de Dança da Funarte Rio de Janeiro.
Paulinho Rodrigues e a coreografa Lívia Luiza - La Quiña desenvolveu o projeto, no distrito de Nazaré considerado o celeiro cultural do município de Porto Velho, entre 2011 e 2012 culminando com a apresentação da Dança dos Banzeiros durante os festejos de São Pedro que aconteceu no mês de agosto do ano passado. “A pesquisa que culminou com o espetáculo, observa as manifestações populares e festejos religiosos ao longo do trecho do Rio Madeira, que vai da Cachoeira de Santo Antônio até a foz com o Amazonas, com mais de mil kilômetros. “Verificamos que as tradicionais manifestações estão aos poucos sendo achatadas pelo inevitável avanço do progresso. Durante essas observações, constatamos a luta em manter traços tradicionais, sendo a dança, aquela que conserva a maior resistência em não sucumbir perante o processo evolutivo com culturas e modelos de colonização vindos de outras paragens”, disse Paulinho Rodrigues.


PIRARUBLE: Dança dos Banzeiros no Mercado  - Gente de Opinião

Nesta segunda feira 25, além da programação musical do Duo Pirarublue, Sandro e Gioconda promovem a degustação gratuita de sorvetes Dullim patrocinadora do Projeto que começa a as 18h00 no Mercado Cultural em Porto Velho.

 


Domingo é dia de se ficar em casa ou pelo menos junto com a família, seja num balneário ou levando a gurizada para apreciar nossos monumentos históricos, como a Madeira Mamoré, Praça das Caixas D’água, Praça Rondon, passear de barquinho pelo Rio Madeira ou apenas ficar em casa, aguardando a hora do futebol pela TV.PIRARUBLE: Dança dos Banzeiros no Mercado  - Gente de Opinião

 

**********

Principalmente quando chegamos ao primeiro domingo sem desfile de blocos carnavalesco (será que algum ainda vai desfilar hoje?).

 

*********

Aliás, eu que pensava que o carnaval havia terminado, fui surpreendido com a concentração do bloco Tsunami na noite de sexta feira 22. Não sei se o desfile aconteceu, mas, lá de casa ouvia o som da banda tocando com certeza, em cima de um trio elétrico.

 

********

Porém, fui prestigiar meu amigo Ernesto Melo e sua Fina Flor do Samba no Mercado Cultural. Fazia algum tempo que não freqüentava a Fina Flor e quando cheguei o Ernesto veio agradecer: “Hoje isso aqui ta bombando, graças à matéria que você colocou na sua coluna”. Obrigado Ernesto pela deferência, mas, em minha opinião o grande público registrado foi em virtude da volta da cidade ao seu normal, digo, sem os desfiles dos blocos, apesar do Tsunami.

 

*********

Como já disse, fazia algum tempo que não dava as caras pelo Mercado Cultural, muitos vieram me procurar perguntando se eu sabia da “baixaria” que havia acontecido durante a Seresta Cultural da última quinta feira.

 

*********

Como minha resposta era negativa, teve gente que me contou os detalhes do ocorrido durante a Seresta.

 

*********

Como não presenciei, não vou e nem devo comentar aqui o que segundo os “fofoqueiros” da Praça Getulio Vargas vieram me contar.

 

*********

Não quero e não vou entrar em detalhes, até porque as pessoas e os órgãos que foram citadas durante o “qüiproquó” pelo visto, não estão nem aí para o que falaram.

 

*********

Saíram até cantando o clássico: “Falam de mim, mas, eu não ligo! Todo mundo sabe que sempre fui amigo...”

 

*********

Apenas uma coisa, de tudo que nos contaram na tentativa de que eu “metesse o pau”, não concordamos com a falta de consideração para com a presidente da Funcultural, afinal de contas ela é, queiram ou não queiram uma autoridade que merece todo o respeito, até porque vem desenvolvendo um trabalho que consideramos bom, para o inicio de uma gestão.

 

*********

É necessário que os amigos produtores que se acharam prejudicados, procurem primeiro a Funcultural para conversar e não sair cobrando o que ainda não foi “vencido”.

 

*********

É como diz o ditado: “Respeito é bom e conserva o nariz”.

 PIRARUBLE: Dança dos Banzeiros no Mercado  - Gente de Opinião

********

Não estamos aqui, tirando a razão da pessoa que fez o protesto durante a Seresta Cultural de quinta feira passada, estamos apenas lembrando que: “Roupa suja se lava em casa”.

 

**********

O público quando sai de casa na quinta feira rumo ao Mercado Cultural, vai com o intuito de ouvir música e não de presenciar discussões que não lhes dizem respeito.

 

*********

Gostaria que meu amigo Basinho que estava presente durante o protesto, escrevesse alguma coisa a respeito dos acontecimentos na Seresta Cultural da última quinta feira 2,1 no Mercado Cultural.

 

*********

Por falar em Mercado vamos curtir o "Segunda Musical" com o Duo Pirarublue (Sandro & Gioconda) com a apresentação especial do grupo Waku’mã com o espetáculo: “Caiari - A Dança dos Banzeiros”.

 

*********

Paulinho Rodrigues e La Quiña comandam a coreografia que foi apresentada pela primeira vez em agosto do ano passado, no Distrito de Nazaré. Eu tava lá com o fotografo Roni Carvalho.

 

*********

É um espetáculo de dança pra ninguém botar defeito. “Caiari - A Dança dos Banzeiros”.

 

********* 

Por falar em Jória Lima - A Funcultural fechou parceria com mulheres para calendário de março.

 

**********

Oferecer cultura e aproximar o público jovem e feminino foi alguns dos assuntos tratados em reunião realizada no gabinete da presidência da Fundação Cultural do Município de Porto Velho.

 

***********

Jória Lima, Presidente da Funcultural recebeu a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Antônia Ferreira, que solicitou apoio artístico da Fundação no calendário especial de eventos programados para no mês de Março. “Queremos que esta parceria viabilize a realização de uma série de atividades alusivas ao dia internacional da mulher e também organizar um grande evento”, informou Antônia.

 

**********

Após apresentação de alguns projetos pela equipe da Funcultural, ficou acertado o “Dia Social”, dedicado a saúde da mulher, dicas, palestras contra violência, exploração sexual e oficinas de ginástica, dança, cabelo e maquilagem, nos dias 9, 16 e 23 de Março, nas zonas leste, sul e norte da capital. Para o dia 30/03, ficou definido a I edição da “Tarde Cultural da Mulher.

 

**********

Não esqueça; Nesta segunda feira a pedida é a “Segunda Musical” no Mercado Cultural a partir das 19h00.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)