Domingo, 6 de outubro de 2013 - 00h10
O Duo Pirarublue formado pelo Sandro Bacellar e a Gioconda, responsável pelo Projeto Segunda Cultural que acontece todas as segundas feiras no Mercado Cultural a partir das 19h00, recebe amanhã 07, o cantor e compositor Silvinho. Recentemente, Silvinho participou também como convidado, da Roda de Samba do Beto Cezar e foi muito elogiado por aqueles que prestigiaram sua apresentação. Na Virada Cultural Sandro Bacellar o encontrou durante a apresentação do Boi Corre Campo no Cedel do JK II e formulou oficialmente o convite.
Sandro Bacellar e Gioconda têm como ponto alto durante o Projeto Segunda Cultural, a inclusão no repertório, de músicas de compositores regionais como Binho, Bado, Silvio Santos, Laio, Valdison Pinheiro, Mávilo Melo entre outros, além de convidar cantores e compositores que moram em Porto Velho.
Silvio José Santos – Silvinho é considerado pelos expert, como a grande revelação dos últimos anos no cenário musical autoral da região Norte. Assíduo freqüentador de festivais como FAM/Sesc onde já teve várias músicas classificadas entre as três primeiras, suas músicas são interpretadas por cantores como Ceiça Farias que sempre diz: “O Silvinho apesar do pouco tempo militando no meio musical de Porto Velho, conquistou um espaço considerável, principalmente pelas suas composições”.
Representando Rondônia no Festival Nacional da Canção dos Industriários em Brasília, Silvinho ganhou o troféu de melhor interprete de música inédita concorrendo com 26 candidatos dos demais estados brasileiros. Sua música Trem Fluvial foi classificada em quarto lugar.
Na noite desta segunda feira no Mercado Cultural, Silvinho vai apresentar as músicas que fazem parte do seu primeiro CD que está em faze de masterização.
O Segunda Cultural começa as 19h00 no Mercado Cultural de Porto Velho.
Tem muita gente indignada com a transformação da Secel em superintendência. Ontem recebi vários telefonemas, a maioria querendo que eu “malhe” através desta coluna, aquela deputada que se dizia defensora dos segmentos culturais e que terminou por votar a favor da extinção da Secretária de Cultura e Esporte.
********
Eu mesmo não vou malhar ninguém, até porque a malhação deve ser complementada nas próximas eleições e quem deve dar a resposta, são vocês que ligaram pedindo “preu” malhar a jovem.
********
Quer saber de uma coisa: Já que está dentro, deixa ficar. Pelo menos a Secel será subordinada ao Emerson Castro que assumiu a Seduc. Já pensou se fosse aquela outra secretária que saiu!
********
O Emerson Castro é do meio cultural, inclusive é um dos produtores culturais e por isso, tenho certeza que não deixará a Superintendência de Cultura e Esporte ao deus dará.
*********
Quando ele (Emerson) assumiu a prefeitura quando era vice prefeito na gestão do Roberto Sobrinho, promoveu vários encontros entre representantes dos segmentos culturais e a equipe financeira da prefeitura com o objetivo de adequar a maldita Lei 190.
********
Dos males o menor. Emerson Castro é a salvação. Botamos a maior fé na gestão do Emerson frente à Seduc em especial a Superintendência de Cultura – Secel.
**********
Agora, o negócio só vai pra frente, se mudanças radicais forem procedidas na Secel. Se ficar do jeito que estar é trocar seis por meia dúzia.
*********
Em conversa com um chegado da administração municipal atual. Chegado de gabinete mesmo! Fiquei sabendo que a turma que integra um determinado Coletivo, pediu a “cabeça” da presidente da Funcultural ao prefeito, mas não foi atendida. “O Mauro gosta muito da Jória”, disse a fonte.
*********
Aliás, um dos membros dessa equipe que tem como filosofia o “quanto prior melhor”, não para de “esculhambar” a atual gestão municipal nas redes sociais. E olha que o postador das críticas bate ponto no palácio Tancredo Neves e é um apaniguados do prefeito. Tá na hora de abrir o olho senhor alcaide!
**********
Tem mais uma, esse povo é super rejeitado no meio dos segmentos culturais, pois só vivem incrementando a discórdia. A Hora de mandar essa turma pras cucuias, é agora!
*********
Bom, já não temos secretaria de cultura e nem de esportes. Isso quer dizer que a cultura em Rondônia não serve nem como Lazer.
*********
Não temos mais a Expovel, Não temos o Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira. Tudo indica que o Teatro Estadual não será mais inaugurado em dezembro (essa história está sendo mantida a sete chaves).
********
Então é assim, tem emenda saindo pelo ladrão para eventos que seus promotores apelidam de cultural. De cultural mesmo só tem a “safadeza”.
********
Recentemente um desse “emendeiros”, colocou uma grana “preta”, na realização de uma evento que aconteceu num determinado bairro de Porto Velho. Não houve divulgação para não chamar a atenção da imprensa. Mesmo assim, o local ficou super lotado. A estrutura era das melhores.
********
Acontece que na hora “H”, chegou uma gang, rendeu os seguranças, abriu uma mala cheia de armas, distribui aos parceiros, subiu no palco e anunciou o encerramento do evento. “Não tem nossa autorização...”. Já pensou como está a situação em Porto Velho.
********
Que dizer, a grana da emenda foi não se sabe pra onde, já que o evento foi impedido de ser realizado. Os “bandidos” saíram dizendo, “ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão”
********
Depois dessa, vou pegar minha viola, por no saco e vou embora!
Show do Sobrinha lota Mirante Dois e Meio
O compositor sambista Sombrinha um dos criadores do Grupo Fundo de Quintal, super lotou o Mirante Dois e Meio na noite do último sábado. O sambista se apresentou em Porto Velho, graças ao misto de empresário e cantor Beto Cezar que sempre proporciona aos sambistas da capital rondoniense shows de compositores que militam no eixo Rio São Paulo, assim foi com Marquinho PQD, Dunga, Reinaldo e tantos outros.
Sombrinha aproveitou o show para promover o lançamento do seu mais recente trabalho que está registrado no CD Matéria Prima onde conta com a participação dos cantores Chico Buarque de Holanda, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz entre outros.
A fina flor do samba portovelhense marcou presença e cantou do começo ao fim junto com o compositor de músicas como Só Pra Contrariar, Além da Razão, Alô Madureira, Deixa Clarear, Mel na Boca entre tantos sucessos gravados por praticamente todos os cantores de samba que surgiram no Brasil a partir de 1980.
Beto Cezar seguiu na manhã de ontem juntamente com Sombrinha para Manaus onde se apresentou ontem e volta a cantar neste domingo. “Estou muito feliz por ver o público de Porto Velho prestigiando mais um evento por mim produzido”, disse Beto Cezar emocionado após o show do Sombrinha no Mirante Dois e Meio.
Beto agora estuda a possibilidade de trazer a Porto Velho o também fundador do Grupo Fundo de Quinta cantor e compositor Almir Guineto. “Quem sabe aparece um bom patrocinador para dividir as despesas” finalizou o sambista portovelhense
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando