Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Pirarublue - Um Canto Beradeiro




CARNAVAL   

Feijoada - Diplomatas do Samba

A escola de samba Os Diplomatas super campeã do carnaval de rua de Porto Velho, visando os desfiles carnavalescos de 2012, promove no próximo dia 14 de maio a partir das 14h00 no Clube da Associação do Tribunal de Contas que fica a rua das Camélias logo após o colégio Ri Branco no bairro Eldorado uma saborosa feijoada regada a muito samba.

De acordo com o presidente Fabiano, a Feijoada além de servir como largada para mais um título da Vermelho e Branco, a diretoria aproveita para agradecer e homenagear a imprensa de um modo geral assim como os patrocinadores que levaram a escola a conquistar seu quarto título consecutivo.

Os convidados apreciarão, além de boa feijoada, muito samba com os interpretes oficiais e convidados, um show com a ala de baianas, madrinha da bateria e mestre sala e porta bandeira.


 




 

A respeito da coluna de ontem:

*********

Zé: Lamentavelmente há (e cada vez muito mais!) jornalistas que limitam-se a escrever e tomar dores sem beber na fonte. Poucos ainda praticam a velha busca de "beber na fonte", e a cultivam e buscam multiplicá-la. Grande abraço e parabéns deste antediluviano aprendiz de repórter de província”. Lúcio Albuquerque

*********

“Silvio estou aqui em João Pessoa vindo de Natal e domingo sigo para Recife, mas já comprei 50 rolos de papel higiênico pra limpar o coro desse “jornalista”, gostei . Meus parabéns. Abçs. Lucio Guzmán.

*********

Voltando ao normal e lembrando que, “Quem vive de cartaz é porta de cinema”.

*********

Vamos lembrar aos amigos da Federação de Grupos Folclóricos – Federon, que algumas decisões que foram tomadas quanto à mudança nos quesitos em julgamento de uma “Quadrilha”.

********

Podem não ser acatados pela coordenação do Flor do Maracujá.

*********

Quero lembrar aos colegas folcloristas, que durante a reunião que aconteceu na Secel da qual fiz parte.

*********

Não foi autorizado eliminar nenhum quesito do atual quadro de julgamento das Quadrilhas.

*********

A conversa rolou no sentido de alguns personagens serem avaliados por uma Comissão Especial e não ser julgados pelos jurados.

*********

Ninguém falou em eliminar Casal de Velho e Velha.

*********

Falou-se pelo que me lembro, sobre colocar para apreciação dos jurados como quesito de julgamento “As Rainhas”, quer dizer, acrescentar quesitos e não retirar personagens tradicionais.

*********

Alô turma boa, Vamos devagar com o andor que o santo é de barro.

********

Por falar em Flor do Maracujá, estivemos conversando com o presidente da Fundação Iaripuna entidade responsável pelo complexo da Madeira Mamoré, nosso amigo Altair Lopes dos Santos popularmente conhecido como Tatá e ele nos disse que pela parte da Fundação, o Flor do Maracujá pode ser montado no terreno atrás do galpão das oficinas da Madeira Mamoré.

**********

Naquele trecho, disse Tatá não tem nada que possa ser depedrado, pois é um descampado, basta a gente tomar cuidado com os trilhos.

*********

Pronto, agora falta só o Beto Bertagna do IPHAN dar seu aval e o Chicão da Secel providenciar a licitação para contratar a empresa que vai montar o Arraial.

*********

Por falar em cultura: Sem que possa ser considerada uma notícia confiável, até porque, a fonte não é confiável de maneira nenhuma. O site O Observador publica a seguinte nota.

*********

Gurgacz quer cargo de secretário da SECEL, mas colunista de seu jornal trabalha contra.

**********

Ligado a Chicão, Zekatraca vive um dilema: seu patrão no Diário da Amazônia , por meio do vice-governador Airton Gurgacz, do PDT, quer defenestrar o atual secretário para colocar alguém de confiança da família Gurgacz no cargo. Funcionário subalterno ao secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Chicão Leilson, o funcionário público Zekatraca, que assina uma coluna no jornal do senador Acir Gurgacz, está dividido sobre quem deve apoiar na Secel.

***********.

O drama de Zekatraca tem lhe tirado o sono: se continuar usando sua coluna no jornal dos Gurgacz para fazer lobbye pela permanência de Chicão na Secel, corre o risco de perder o emprego no Diário da Amazônia; se deixar de bajular Chicão, pode ser mandado embora da Secretaria.

********

Por falar nisso, estou saindo em férias pelo jornal Diário da Amazônia para esfriar a cabeça.

*********

Pra semana, com a equipe do Festcine Amazônia vou me embrenhar no itinerância que vai ser levada a várias cidades bolivianas.

*********

Quem sabe na volta, já esteja fora, ou do Jornal ou da Secel. Diz aí Fogaça!



 


SHOW


Pirarublue - Um Canto Beradeiro

É um espetáculo musical da mais alta qualidade que o Duo Pirarublue apresenta

Pirarublue - Um Canto Beradeiro - Gente de OpiniãoO Duo Pirarublue integrado pelos cantores Maria Gioconda e Sandro Bacelar, volta ao palco montado na Praça Getulio Vargas em frente ao Mercado Cultural, as 20h00 deste sábado, para a apresentação do espetáculo musical “Um Canto Beradeiro”. De acordo com declarações do cantor Sandro Bacelar o título do espetáculo ou o espetáculo em si, tem como objetivo desmistificar a palavra “Beradeiro”. “Nós que nascemos à beira dos rios da Amazônia, em especial dos rios que fazem parte da bacia do Estado de Rondônia como o Madeira, Mamoré, Guaporé, Jamari, Machado e tantos outros, precisamos assumir nossa beradeirice. A palavra beradeiro não tem que ser interpretada como pejorativa. Eu sou beradeiro com muito orgulho” bate no peito Sandro Bacelar.

Desde quando retornou a Porto Velho depois de longa temporada pelo sudeste brasileiro, Sandro abriu campanha em defesa da palavra “Beradeiro”. “É preciso valorizar a cultura beradeira”. Assim sendo, junto com a Gioconda sua parceira no Duo Pirarublue e na vida conjugal, montou o espetáculo “Um Canto Beradeiro” que começou a ser apresentado sábado passado dia 23, continua na noite de hoje (30) e vai até o dia 7 de maio.

O cronista Antônio Serpa do Amaral Filho - Basinho assim se reportou a respeito do espetáculo do Duo Pirarublue apresentado sábado passado: “A dupla Pirarublue, composta por Gioconda e Sandro Bacelar, está cada vez mais em alta no circuito cultural de Porto Velho. Sem o necessário tom de nostalgia ou saudade, o casal de artistas desfolhou uma ciranda de interpretações embasadas na música popular rondoniense de qualidade, cantando novos e velhos sucessos de músicos e compositores locais como Rubens Vaz Cavalcante, o Binho, Bado, Romano Santos (Grupo Radar) e vários outros compositores rondonianos. Para quem acha que as agências culturais nada fazem em prol da cultura, registre-se que o patrocínio foi da Secel e da Fundação Cultural Iaripuna”.

Figurino especial

Pela primeira vez em Porto Velho, os protagonistas de um show musical se preocupam em agregar ao repertório musical, o figurino das roupas usadas durante o espetáculo, Sandro Bacelar e Gioconda colocam em seus currículos mais esse pioneirismo. Para a realização do Espetáculo Musical “Um Canto Beradeiro”, firmaram parceria com a arquiteta, artista plástica, atriz e estilista de moda Maria Luiza Silva a Lu Silva que criou um figurino especial para o Duo. “A roupa de cada artista contem 15 folhas de árvores amazônicas que serão distribuídas ou jogadas para o público a cada música”, informa Lu Silva. As folhas são verdadeiras obras de artes, inclusive são assinadas pela artista.

Outra preocupação dos artistas foi quanto à maquiagem, tanto que convidaram a produtora Leninha para atuar como maquiadora. “Aplico nos dois uma maquiagem beradeira estilizada”, disse Leninha.

O cenário é de autoria do artista plástico Geraldo Cruz com a coleção premiadíssima “Olhos da Mata”.

A direção musical fica por conta do renomado músico Bado, e a banda composta por Junior Lopes na bateria, Erique no teclado e flauta transversal, Cleiton Esquerdinha no contra-baixo e percussão com Cleiton Lira.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)