Sábado, 31 de janeiro de 2015 - 05h01
CARNAVAL – Ensaio, pit stop e desfile de bloco
A programação do carnaval de Porto Velho apresenta neste sábado 31, vastas atividades durante todo dia e noite.
A festa começa a partir das 8h00 com a Banda do Vai Quem Quer promovendo no cruzamento a avenida Carlos Gomes com a rua Brasília, Pit Stop com a presença das Musas da Banda e toda a equipe de coordenação. “Durante o Pit Stop estaremos vendendo camisetas também”, informa Siça Andrade.
Galo da Meia Noite
A partir das 18h00 os foliões podem começar a se deslocar no rumo do Terreiro do Galo da Meia para brincar carnaval no melhor ensaio pré carnavalesco de Porto Velho, que de acordo com o Edson Caula diretor fundador do bloco, vai começar as 21h00 com a Banda Carijó tocando marchinhas tradicionais, axé e muito samba enredo. O Terreiro do Galo fica a rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado no bairro Caiari. “Estaremos comercializando as camisetas para o carnaval deste ano”, informa o presidente Thiago.
Fest Folia Mix
O Bloco Fest Folia Mix desfila na noite deste sábado 31, no circuito Caiari. De acordo com programação distribuída pela Funcultural a concentração do bloco começas as 21h00 no trecho da avenida Pinheiro Machado entre a José de Alencar e a José Bonifácio.
O desfile do segundo bloco do Nier Ferro está marcado para começar a meia noite, pelo seguinte percurso: Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes, Presidente Dutra até a Pinheiro Machado.
Pirarucu do Madeira
Enquanto isso, o carnavalesco folião juramentado Ernande Segismundo e sua esposa foliã mais que juramentada Luciana Oliveira, está convocando os carnavalescos de Porto Velho para o desfile do tradicional bloco “Pirarucu do Madeira” que este ano vai acontecer no domingo dia 8 de fevereiro. “A intenção é fazer folia com elementos culturais, fantasias, marchinhas e frevos tradicionais. Não há cordas, portanto, qualquer um pode brincar sem ter que pagar nada. Esse ano o desfile homenageia o músico Zezinho Maranhão, que cantou a primeira marchinha do Bloco e de tantos outros. Com arte de Rondineli Gonzalez, o Pirarucu do Madeira, se destaca como bloco de resistência cultural.
Todos estão convidados a brincar em paz no bloco mais democrático do carnaval de Porto Velho” disse Segismundo.
Lenha na Fogueira
Prego batido e ponta virada! Não teremos Baile Municipal este ano. A municipalidade cancelou a festa de abertura oficial do carnaval, alegando que prefere preservar os monumentos históricos de Porto Velho.
********
Monumento histórico são Patrimônio Material já o baile municipal e a corte do Rei Momo é patrimônio Imaterial. Quem é catedrático nesse assunto é o professor Chiquinho irmão do eterno poeta cantor, compositor Zezinho Maranhão.
*********
O carnaval das escolas de samba de Porto Velho, a Banda do Vai Quem Quer e o Galo da Meia Noite são patrimônio imaterial.
********
O Boi Bumbá Corre Campo, a Quadrilha Rosa Divina são bens culturais imateriais.
*********
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.
*********
Tudo bem que precisamos preservar nosso Patrimônio Histórico Material como é o caso do “Monumento aos Pioneiros” que foi retirado do Trevo do Roque para se construir os viadutos que até hoje não foram concluídos.
********
As peças do museu da Madeira Mamoré assim como todo o complexo da Estrada de Ferro que em breve vai desaparecer no banzeiro provocado com a abertura das comportas das usinas.
*********
A praça Marechal Rondon e a Praça Jonathas Pedrosa que precisam voltar a ser Praça e não camelódromo.
*********
O Mercado Cultural que chove mais dentro do que fora e principalmente o Mercado Central o mais antigo de Rondônia, que ta lá faz tempo sem receber o devido cuidado.
*********
Isso tudo é bem material. Tudo é palpável.
********
O que deveria ser preservado como bem cultural imaterial era a produção musical do Bainha, Silvio Santos, Ernesto Melo, Bado, Binho. As toadas dos nossos bois bumbas e a própria brincadeira de boi bumbá.
*********
A falta de conhecimento sobre o que é Patrimônio Imaterial fez com que a Funcultural cometesse a aberração de soltar uma Nota (leia matéria nesta página), cancelando a realização do Baile Municipal alegando que os recursos que seriam utilizados na festa, passam a ser investidos na preservação dos nosso Patrimônio Cultural.
********
Sabia que até ler a matéria distribuída pela Assessoria do Prefeito de Porto Velho, eu pensava que a brincadeira de carnaval era Patrimônio Cultural também?
**********
As festas populares e tradicionais, para quem não sabe, são bem culturais de um povo. Patrimônio Imaterial.
*********
Aí vem a prefeitura de Porto Velho e diz que o Baile Municipal não é cultura, que a Corte do Rei Momo não é Patrimônio Imaterial e em conseqüência coloca o carnaval na Vala da Sub Cultura.
********
O bom disso tudo, é que Patrimônio Imaterial dificilmente morre, pois passa de pai para filho de avô para neto e se embrenha pelas esquinas da vida e pelos barrancos dos rios.
********
É por isso que digo: “Com chuva ou sem chuva eu chego lá”, pois “As água vão rolar”, “No sonho do Juvenal” tudo porque “Chegou a Banda a Banda a Banda...”
********
Meu carnaval pode não ser Patrimônio Imaterial, mas, tem muito “Patrimônio” que não pode deixar de ser admirado.
**********
Já que entramos no assunto, hoje tem ensaio do Galo da Meia Noite. A festa começa as 19h00 e só termina a meia noite no Terreiro do Galo á rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado.
********
É terminando o ensaio do Galo e começando o desfile do bloco Fest Folia Mix que sai da Pinheiro Machado exatamente a Meia Noite de hoje pra manhã.
Prefeitura cancela Baile Municipal
O presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, Marcos Nobre Júnior (Marquinhos), anunciou na tarde desta quinta-feira (29) o cancelamento do tradicional “Baile Municipal” 2015. O evento realizado anualmente e organizado pelo Município marca a abertura oficial dos festejos carnavalescos na capital de Rondônia
De acordo com o presidente da Funcultural, o principal motivo para cancelar o baile este ano, é a necessidade que a prefeitura tem de economizar recursos para investir em outras áreas da cultura, como por exemplo a revitalização de todo o acervo da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e de outros monumentos históricos da cidade.
Nobre informa que a Funcultural elaborou projeto importante que visa revitalizar todos os monumentos históricos de Porto Velho. O trabalho de restauração será feito por uma empresa especializada com sede no Rio de Janeiro. “Não só o acervo da Madeira Mamoré, mas todos os nossos monumentos históricos serão revitalizados, algo inédito na nossa Capital”, disse.
Além da necessidade de levantar recursos para restaurar o patrimônio histórico da Capital, Nobre também informa que devido ao corpo técnico da Funcultural estar envolvido em outras ações, não haveria tempo hábil para concluir o projeto do "Baile Municipal" e contratar a empresa para organizar o evento. “Nossa equipe tem muita boa vontade, mas chegou a conclusão ser mais proveitoso investir na Estrada de Ferro e demais monumentos”, finalizou.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando