Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira


 Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira - Gente de Opinião

A artista plástica Rita Queiroz atualmente residindo na cidade de Anápolis (GO), fez contato com a editoria de cultura do Diário da Amazônia, para dizer da sua preocupação com o futuro do Ponto de Cultura “Arte e Vida Rio Madeira” que tem sede na localidade de Santa Catarina que fica no baixo Rio Madeira entre os distritos de São Carlos e Calama. “O Sidney meu irmão, responsável pela administração do Ponto de Cultura e da comunidade como um todo, me ligou informando que o material, inclusive o maquinário do Ponto de Cultura está todo debaixo d’água”.

Rita que abre exposição “Andando pelas picadas – Descamação Celular” na próxima quarta feira dia 19 em Anápolis, se disse bastante triste com a situação da população do médio e baixo Rio Madeira. “Não sei como vamos nos reportar ao Ministério da Cultura quanto à prestação de contas do Arte Vida Rio Madeira se as máquinas e o material utilizado pelas crianças no aprendizado, foram inutilizados com a enchente”.

O Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira é referencia em organização e aplicação dos recursos oriundos do convênio com o Ministério da Cultura e governo estadual. O Projeto foi classificado pelos técnicos do MinC com a maior nota entre os 30 Pontos de Cultura de Rondônia. O Ponto de Cultura é agregado a Associação dos Produtores Rurais de Santa Catarina, localidade que fica a aproximadamente 6 horas de barco recreio de Porto Velho. “Vamos entrar em contato com o Coordenador dos Pontos de Cultura Rondônia, José Monteiro no sem tido de viabilizarmos o adiamento da apresentação da nossa prestação de contas e até saber o que fazer, já que nosso equipamento de multimídia também foi afetado pela enchente”, finaliza Rita Queiroz.


Lenha na Fogueira
 

Salve o dia Nacional da Poesia 14 de março. A data foi criada em homenagem ao grande poeta Castro Alves o poeta dos escravos. Seu nome completo Antônio Frederico de Castro Alves.

********

Em Porto Velho a data será comemorada no Sarau que vai acontecer hoje a partir das 20h00, na Casa de Leitura Arigoca.

*******

Podem inventar o que inventar, mas, a poesia sempre será a maneira mais utilizada para se dizer o quanto amamos uma pessoa, admiramos a natureza, e até descrever um evento como as conquistas.

*******

Castro Alves usou sua veia poética em prol da causa da abolição da escravatura no Brasil. Já o Flávio Carneiro poeta rondoniense da gema, cantou em prosa e verso as coisas da nossa cidade.

*******

Musiquei o poema do Flávio Carneiro “Seu Engraxate” que fala sobre os engraxates que atuavam na Praça Jonathas. A letra é assim:

*******

Seu engraxate por favor/Veja bem o meu estilo/E dê um brilho daqueles bem caprichado/Meu sapato é bem usado/Antes dê uma carreira ao outro lado da Rio Branco/E me traga o Alto Madeira/Tenho pouco tempo/e o tempo é ouro/Por favor/Não vá manchar o couro/Se por acaso, não tiveres o troco/Me espera um pouco na Casa das Canetas/Vou ao Café Santos/Tomar um cafezinho/Na volta te darei uma gorjeta.

********

É um samba de breque que inclusive, fez parte do repertório do show Canta Mulher no ano de 2012 interpretado pela cantora Elisa Cristina no Sesc Esplanada.

********

Hoje nossa poesia tem no poeta Carlos Moreira sua maior expressão.

********

E a turma que frequenta a Casa Arigoca em sua maioria é formada por poetas que cantam nossos encantos inclusive os encantos do Rio Madeira.

********

Que mesmo com a enchente descomunal é inspiração para obras poéticas de primeira linha.

********

Elizeu Braga, Dom Lauro, Mado, Binho, Analton Alves, Gabi Amadio, Melissa Abadias e a Leila são poetas e poetisas que sabem dizer com requinte, sutileza e beleza sobre as coisas do amor, da vida cotidiana e dos devaneios.

*******

Ser poeta, é saber dizer em poucas palavras, o que muitos não conseguem em muitas páginas.

*******

Ser poeta, é ter a sensibilidade a flor da pele e o sentimento supersensível seja em qualquer circunstância.

Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira - Gente de Opinião

*******

Ao tempo que entôo um canto de louvor e amor ao por do sol do Rio Madeira, canto o lamento do ribeirinho ao ver suas coisas indo de água abaixo em sua correnteza.

********

A palavra poética me serve de alento e de lamento – é no fio da linha da pauta.

*******

Poesia é amor, é desamor, é alegria é lamento. Poesia é sofrimento é dor, é acima de tudo saber expressar o sentimento do momento.

*******

O poeta vive o momento da sua poesia ou da poesia momentânea.

*******

No dia da poesia, homenageamos os poetas amigos Selmo Vasconcelos, Mado, Binho, Bado, Silvio José Menezes, a poetisa Nilza Menezes, Viriato Moura, Aparício Carvalho.

********

Nesse dia lembramos com saudades Flávio Carneiro, José Hailton Bahia, Menezes, Baba e tantos que se foram.

*******

Lembramos nosso poeta declamador maior, Cabo Lira e o poeta Vespasiano Ramos que faleceu em Porto Velho depois de ter escrito há muitas décadas atrás, um dos poemas mais atuais. “Ao Cristo”:

********

...Divino apagador dos desenganos/Tu que foste há quase dois mil anos,/Sacrificado pela Humanidade,/Prometeste voltar! Não voltes, Cristo:/Serás preso, de novo, às horas mudas,/Depois de novos e divinos atos,

********
Porque, na terra, deu-se apenas, isto:/Multiplicou-se o número de Judas/...E vai crescendo a prole de Pilatos.


Universo dos Livros lança nova série de Sylvia Day

Em Londres, no ano de 1770, uma organização secreta de espiões de elite protegia a Coroa de seus inimigos. Um dia, a viúva Elizabeth Hawthorne recebe um misterioso diário de seu falecido marido, escrito em códigos, e que acaba colocando sua vida em risco. Com isso, seu ex-noivo, Marcus Ashford, um agente da Coroa e Conde de Westfiled, é designado para protegê-la. Agora, ele precisa lidar com a missão de mantê-la a salvo ao mesmo tempo em que tenta conter os desejos sexuais que ainda nutre por Elizabeth.

Essa é a história do livro Obstinada, escrito por Sylvia Day, lançamento da Editora Universo dos Livros no Brasil. Um romance de época, em que um homem, conhecido por encantar as mulheres, deve proteger sua ex-noiva de possíveis inimigos que ameaçam sua segurança para conseguir o misterioso diário de seu falecido marido.

Com sua vida em risco, Elizabeth precisa voltar a se acostumar com a presença em tempo integral de Marcus, mesmo que isso a faça sentir novamente a paixão reprimida quatro anos antes, quando trocou seu ex-noivo pelo Lorde Hawthorne.

O Conde de Westfiled é habituado ao perigo. Ele já passou por inúmeros duelos de espada, foi atingido por dois tiros e se esquivou de mais disparos de canhão do que poderia contar, mas nada disso o deixa mais excitado e com dificuldades de controlar o primitivo apetite sexual que sente quando está perto de Elizabeth.

Após ser atacada duas vezes, Marcus decide se mudar para a casa de Elizabeth durante duas semanas. Com os dias se passando, ele percebe que ao mesmo tempo em que deve se manter focado no dever de proteger Elizabeth, ele precisa se controlar em relação às suas necessidades mais primitivas e carnais.

Com momentos de mistério, tensão e paixão, a autora Sylvia Day consegue mostrar o motivo de ser o maior sucesso no gênero New Adult. Ela ocupa o primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times e é autora de diversos best-sellers premiados, publicados em quarenta países.

Ficha Técnica

Título: Obstinada
Autora: Sylvia Day

Editora: Universo dos Livros

Número de Páginas: 296

Preço: R$ 29,90

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)