Sexta-feira, 15 de julho de 2011 - 09h14
RECITAL
Carlos Bica em o Índio de Casaca
Na temporada de 2011 o violonista Carlos Bica, estará apresentando obras do mais importante e singular compositor brasileiro, onde na sua música retratou o Brasil e criou o grande movimento nacionalista, Heitor Villa-Lobos.
Carlos Bica nasceu no Brasil em 1973. Estudou técnicas de violão com o violonista Argentino Eduardo Castañera, e análise musical e interpretação com o compositor brasileiro Flávio Oliveira. Participou de máster classes com violonistas de diversas nacionalidades, entre eles os uruguaios Eduardo Fernandez e Abel Carlevaro, o Alemão Frank Bungarten, o argentino Eduardo Isaac e o italiano Flávio Sala. Estreou aos 16 anos, versando o repertório clássico de todas as épocas e estilos. Apresentou concertos ao lado da Orquestra Filarmônica Brasileira e atua realizando master classes nas universidades e conservatórios brasileiros.
Tem realizado recitais nos principais teatros do Brasil. Como professor de violão, tem desenvolvido trabalhos de música de câmara com o quarteto de violões Orphenica Lira, formado por alunos seus. Gravou seu primeiro disco Contemporâneo Latino aos 20 anos, no qual interpreta obras de compositores latino-americanos. Também gravou DVD no Teatro São Pedro, em 2004, com obras de Narvaez, Villa-Lobos e Albeniz, No mesmo ano gravou DVD com o compositor Rached Karketi, de Hamburgo/Alemanha. Tem realizado recitais em Rádios e televisões no Brasil e Uruguai.
Em Porto Velho Carlos vai se apresentar na Praça Aluizio Ferreira no dia 24 as 20h30 e no Mercado Cultural no dia 28 as 20h30. “Com este espetáculo buscamos levar ao povo brasileiro o que de mais importante foi feito pela música brasileira, a obra para violão de H.Villa-Lobos, onde o público em geral vai identificar-se com cada movimento de cada peça, pois estas são o retrato do Brasil, escrito para o instrumento mais usado no Brasil tanto como acompanhador, como executante de música de câmara nos grandes teatros, o violão”, finalizou o violonista.
O Porto Alegria que prossegue na noite de hoje com o encontro de trio envolvendo as Bandas Cheiro de Amor e Pimenta Nativa.
**********
Amanhã o show musical será por conta da Cláudia Leite a grande rival da Ivete Sangalo. (Veja mais fotos AQUI).
**********
Se você ainda não identificou, Porto Alegria é o nome oficial do carnaval fora de época de Porto Velho promovido pelo Bloco Maria Fumaça
*********
Aliás, contra tudo e contra todos o Bloco do Maria Fumaça está desfilando na avenida Jorge Teixeira.
**********
Aí vêm uns retrógrados dizendo que o Maria Fumaça vai causar transtorno ao ocupar parte da BR 319 e essas coisas que sempre são lembradas pelos mal informados.
**********
Acontece que a BR 319 é para continuar pela avenida dos Imigrantes e pegar a Mamoré lá no Conjunto 4 de Janeiro.
**********
Não sei quem foi que teve a péssima idéia de fazer da Jorge Teixeira trecho da Rodovia Federal.
*********
Antes de a Jorge Teixeira ser BR o Maria Fumaça já desfilava lá.
********
E olha que naquele tempo o Pronto Socorro de Porto Velho funcionava no Hospital de Base.
**********
A avenida que dava acesso ao aeroporto era a Lauto Sodré.
*********
Como é que hoje o carnaval fora de época está atrapalhando o acesso a esses logradouros?
*********
Nunca atrapalhou nada.
********
Aliás, alguns é que querem atrapalhar o lazer da nossa população, alegando um bocado de “besteiras”.
*********
Por falar em eventos.
**********
O Arraial Comunidade no Sertão promovido e coordenado pela Associação dos Moradores do Bairro Esperança da Comunidade cuja quadrilha “A Roça é Nossa” foi à grande campeã da XXX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que aconteceu no Arraial Flor do Maracujá.
*********
Então! O Arraial vai acontecer entre os dias 29 de julho e 7 de agosto.
**********
É no Arraial do Esperança que vai acontecer às eliminatórias entre os grupos de quadrilhas do grupo de acesso que classifica duas quadrilhas mirins e duas adultas para se apresentar no Flor do Maracujá de 2012.
**********
O campeão Corre Campo vai se apresentar no dia 7 de agosto. Último dia da festa.
*********
E a Lu Silva encontrou o Severino da Rádio Farol que se saiu com essa: “Ae, Luz estou Bege!” com o resultado do Flor do Maracujá.
*********
Falando sério:
********
Como parte da programação do Sesc Amazônia das Artes foi aberta a Exposição do artista plástico tocantinense Cláudio Montanari. Intitulada como “Controle”,
**********
A exposição esta montada na Galeria de Artes do Sesc Centro até o dia 31 de julho, aberta para visitação de segunda a sexta, das 08h às 17h e aos sábados das 10h às 14h com entrada gratuita.
**********
Beleza, criatividade e curiosidade são algumas das sensações transmitidas pela exposição “Controle”, uma exposição toda montada no papelão utilizando imagens trabalhadas através da serigrafia em gravuras que representam temas como: Prostituição, consumo, violência, religião entre outros. “Controle” busca despertar no público um questionamento em relação às informações veiculadas nos meios de comunicação de massa, neste caso a televisão, tendo como referência um elemento que modificou o modo de vida dos indivíduos, o controle remoto.
***********
Festa de São Cristóvão
*********
A festa do santo padroeiro dos motoristas já começou o novenário. Toda noite na igreja da Pinheiro Machado.
**********
O Arraial segundo a Bereca vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 com sorteio de brindes através de rifa cujo bilhete custa apenas R$ 10.
**********
A carreata vai ser no dia 24 com saída da igreja de São Cristovão as 18h00. Depois tem missa com a direção de Dom Moacir Grechi.
*********
Agora vou encontrar minha morena no Bloco Maria Fumaça!
DUELO DA FRONTEIRA
Bois de Guajará no Sesc Esplanada
Malhadinho e Flor do Campo vão apresentar os temas do festival deste ano
Os
bois bumbas Flor do Campo e Malhadinho que se apresentam no Festival Folclórico de Guajará Mirim também conhecido como “Duelo da Fronteira”, divulgam o festival durante apresentação que acontece a partir das 20h00 de hoje, na quadra do Sesc Esplanada em Porto Velho.
De acordo com a coordenação do evento, 40 integrantes dos dois bois, estarão apresentando um resumo dos temas de cada grupo: Flor do Campo “Amazônia Terra Mãe” e Malhadinho: “25 Anos de Amor e Magia”. Cada grupo vai se apresentar com 20 integrantes de tribos e personagens como Cunhã Poranga, Pajé, Rainha do Folclore, Sinhazinha e Boi e Tripa. Logo após a abertura da solenidade, será exibido um vídeo produzido pelo Levy sobre o Festival que começou em 1994 como Mostra e passou a Festival em 1998.
Idealizado pelo senhor Adécio Souza quando presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Bairros – UMAM de Guajará Mirim que sugeriu aos dirigentes dos bois Malhadinho Léo Souza e Flor do Campo dona Georgina e seu Mário que transformassem a brincadeira que era de rua, em festival no estilo Parintins. Nos três primeiros anos do evento, não aconteceu a disputa entre os bois, a idéia era apenas acostumar o povo ao novo estilo de apresentação dos bumbás. A partir de 1998 começaram a disputas e desde então o Festival vem crescendo a cada ano ao ponto de se transformar na maior fonte de renda do município de Guajará Mirim na atualidade.
Este ano o governo estadual destinou aos grupos R$ 700 Mil (350 Mil para cada um), além de disponibilizar toda a estrutura de sonorização, arquibancadas, camarotes e iluminação através de convênio firmado com a Associação Curta Amazônia.
O Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo da Fronteira vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de agosto.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando