Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Porto Velho na véspera do centenário


     Porto Velho na véspera do centenário - Gente de Opinião

Eita Porto Velho, velho de guerra, hoje completas 99 anos como município, primeiro do estado do Amazonas e agora do estado de Rondônia. Porto Velho de Jonathas Pedrosa a Aluizio Pinheiro Ferreira, de Jorge Teixeira a Confúcio Moura; do Major Guapindaia ao Dr. Mauro Nazif. Ponto Velho, Porto Amazônico, Porto Velho dos Militares e Porto Velho do velho lenhador e Porto Velho. Porto Velho do tempo dos ingleses, dos casarões de pinho de riga, Casa 3, Casa 6, Paraíso e Pensão do Napoleão. Porto Velho dos velhos carnavais nos clubes Internacional, Noroeste, Ypiranga, Imperial. União Operária, Danúbio Azul Bailante Clube, Guaporé e Bancrévea. Porto Velho das escolas de samba Diplomatas e Caiari. Porto Velho da Varanda Tropical do Porto Velho Hotel. Porto Velho dos times de futebol: Ypiranga, Ferroviário, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Rondônia, São Domingos e Moto Clube. Porto Velho campeão da Amazônia.

Porto Velho, dos arraiais ao redor da Catedral nos meses de maio e outubro. Porto Velho de quando a brincadeira de Boi Bumbá era na rua. Porto Velho dos festivais folclóricos da quadra do Barão do Solimões, da Voz da Cidade do Fuad Nagib e Humberto Amorim. Porto Velho do trem horário da Madeira Mamoré.

Porto Velho da buraqueira, do tempo da poeira e do lamaçal que toma conta das tuas ruas até os dias de hoje.

Porto Velho das retretas na praça Marechal Rondon, do Cine Resk, Cine Brasil e Cine Lacerda. Porto Velho do Clipper do João Barril e do Bar Central. Porto Velho da Casa Saudade e Pernambucana. Porto Velho da lancha do Beiradão e do trem da Feira. Porto Velho da feira em frente ao  Mercado Municipal, que hoje é Cultural. Porto Velho da rua do Coqueiro e da Feira Modelo hoje Mercado Central. Porto Velho da Serraria Santo Antônio e das Oficinas da EFMM. Porto Velho da procissão do Círio de Nazaré, da procissão do Senhor Morto e de São Francisco. Porto Velho dos navios Lobo D’Almada, Augusto Monte Negro e Leopoldo Perez, do Pontão Aripuanã e do Plano Inclinado. Porto Velho das cachoeiras de Santo Antônio e Teotônio, Porto Velho das Piracemas. Porto Velho de Chiquilito, Serpa do Amaral, Luiz Gonzaga e Tião Valladares. Porto Velho de Saleh Morebh, Anízio e Emil Goarayeb, Ary Pinheiro e Marize Castiel. Porto Velho da Rádio Difusora do Guaporé e Rádio Caiari. Porto Velho dos jornais O Município, Alto Madeira, O Guaporé, Estadão do Norte e Diário da Amazônia.

Porto Velho Meu Dengo do Ernesto Melo, Porto, Velho Porto do Silvio Santos, Sete de Setembro do Bainha, Porto Velho Terra Maravilhosa do Piaba.

Porto Velho que completa 99 anos nesta quarta feira dia 02 de outubro de 2013. Quero estar contigo, na festa do teu centenário no dia 2 de outubro de 2014. Parabéns!


Porto Velho na véspera do centenário - Gente de Opinião

Hoje é dia de festa em comemoração aos 99 anos do município de Porto Velho.
 

********

Para festejar a data, a prefeitura de Porto Velho está realizando desde ontem, a Virada Cultural onde estão acontecendo vários shows e eventos de tudo quanto é qualidade.

********

Por exemplo, hoje às 17 horas, o espetáculo Maior da Zona Leste, justamente no Cedel do JK II, vai ser apresentado pelo grupo folclórico Boi Bumbá Corre Campo

*******           

E no Florestão da Zona Sul vai ter a Fina Flor do Samba, Seresta Cultural e a quadrilha Rádio Farol.

 

*******

Ainda no Cedel do JK II vai ter apresentação da escola de samba que nunca se apresentou no carnaval de Porto Velho “Acadêmicos da Zona Leste”; tem também Cultura Afro e a Cia de Dança Tsunami e mais a Banda Pilho de Cobra.

 

********

É show que não acaba mais. Porém, como ninguém agrada todo mundo, no meio disso tudo, tem os que estão na bronca por ter ficado de fora.

 

********

Por exemplo: Deixaram a escola de samba mais antiga de Rondônia e até uma das mais antigas da Amazônia: Diplomatas do Samba fora da programação. Os fundadores da escola Antonio Chagas Campo o Cabeleira e o Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha me ligaram e pediram para registrar Nota de Repúdio contra quem bolou a programação.

 

********

Os Tiranossauros do samba em Rondônia, não concordam com os coordenadores da programação da Virada Cultural, que colocaram uma escola de samba que nunca desfilou no carnaval de Porto Velho que é a Acadêmicos da Zona Leste e deixaram a Diplomatas de fora. Teve dedo de alguém nessa programação. Será que foi do vice da Funcultural que também é o mestre sala da escola do Sarará?

 

********

Outra agremiação que não poderia ficar fora e ficou, é o Boi Bumbá Az de Ouro. O grupo do Silfarney deveria entrar na programação do Florestão já que é o último Campeão do Flor do Maracujá e tem sede na Zona Sul.

 

********

Da turma que se apresenta no Mercado Cultural só quem não entrou na programação, foi o Beto Cezar com sua Roda de Samba. No face Beto questiona sua não inclusão na programação.

 

*******

Por falar nisso, até quem entrou na programação, andou reclamando porque o Judilson Dias não citou o show em sua entrevista que foi publicada sábado passado aqui no Diário da Amazônia. Sandro Bacellar fez o show de abertura ontem juntamente com a Gioconda e o Boi Bumbá Diamante Negro. Tai a divulgação Bacellar.

 

*******

Fora essas mancadas, a programação está de primeira, todos os segmentos culturais foram contemplados. Tem show pra todo mundo de hip hop, ao forró, de dança de salão ao balé, de grafiteiro as artes plásticas.

 

********

Essa Virada Cultural, na realidade só vai terminar em 2014, quando Porto Velho município completa 100 anos. Este ano de 2013, é só o pré show.

 

*******

Hoje tem o lançamento do livro da professora Yedda em parceria com o Viriato e o Samuel, “Trem Vivo”, que será lançado na Casa da Cultura Ivan Marrocos as 20h00.

 

*******

Só para lembrar. A programação da Virada Cultural começa a partir das 9h00 de hoje no Florestão da Zona Sul e no Cedel do JK II e vai até as 00h00.

*******

Na Madeira Mamoré a programação começa as 16h00 e vai até as 22h00. As 18h00 tem a Kali e os Kalhordas 20h00 tem o Acústico LoFi.

 

********

Vamos prestigiar a festa do aniversário dos 99 anos do município de Porto Velho a nossa Virada Cultural. Ninguém deve ficar em casa, vamos todos para a festa. Pelo menos isso está sendo feito em Porto Velho no atual governo municipal. Ponto para a presidente da Funcultural Jória Lima e sua equipe.

 

*********

Parabéns Porto Velho!
 


Porto Velho naquele tempo

Letra e música de: Silvio M. Santos e Ernesto Melo

Eu sou do tempo do Hotel Brasil

Casa Três e Casa Seis, Hotel do Napoleão

Dos grandes bailes no Internacional

Forró no Alto do Bode e da Baixa da União.

Naquele tempo

Carnaval era na Dutra

E grande disputa

Entre Danúbio e Guaporé

As terça e Quintas

O povão se arrumava

Para esperar o horário da Madeira Mamoré

Tinha também

O Clipper do João Barril

E era na Farquar o nosso Banco do Brasil

O Ypiranga era todo de madeira

A polícia onde é a feira

E tudo corria às mil!

Eu sou do tempo do Hotel Brasil... {Refrão}        

E no Mocambo:

Terreiro da Mãe Esperança,

Tinha Boi, fogueira e dança

Quando era São João        

No mês de outubro em volta da Catedral

Em homenagem à Nazaré

Havia um grande arraial.

Eu sou do tempo do Hotel Brasil... {Refrão}

Na Almirante, com a Prudente de Moraes

Em frente aos Inocentes

Existia o nosso “Céu”

Numa boate que era cheia de renome

Manga Rosa e seu Trombone

Lá no Porto Velho Hotel.

Eu sou do tempo do Hotel Brasil... {Refrão}         

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)