Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Posse do secretário Emanuel Neri


Posse do secretário Emanuel Neri - Gente de Opinião

Na manhã de ontem 22, dia do folclore, o Chefe da Casa Civil do governo de Rondônia Juscelino Amaral em solenidade bastante concorrida no prédio do relógio, deu posse ao novo secretário da Secel engenheiro Emanuel Neri.

O cerimonial do estado abriu a solenidade convocando o agora ex secretário, Francisco Leilson Chicão para usar da palavra: “Estamos fazendo uma transição, não estamos perdendo um para conquistar o outro, parte do mesmo pensamento, parte da mesma conduta, parte até da mesma metodologia de trabalho, tem continuidade neste momento, porque o que se muda é uma pessoa e não uma secretaria”. Emocionado Chicão lembrou, “Saímos com o sentimento de não realização, porque não conseguimos reformar as praças esportivas, o estádio Aluizio Ferreira e também não conseguimos reformar a Casa da Cultura Ivan Marrocos, isso não foi falta de vontade, falta de dinheiro e nem foi falta de iniciativa é que o estado ainda não está preparado para ter o choque de gestão que estamos planejando, precisamos entender que nossas estruturas ainda são deficitárias” finalizou Chicão.

Em seguida usou da palavra, o secretário empossado Emanuel Neri, “É importante que se registre, que todas as conquistas terão continuidade porque o nosso trabalho não vai começar, vai continuar. A gente sabe como é difícil lidar com pessoas, como é difícil lidar com uma pessoa, ainda mais com muitas, com vários grupos, com vários pontos ideológicos com vários interesses que estão envolvidos em cada ação em cada evento, mas, a gente fica grato. Eu encaro a tarefa como desafio, mas, com a certeza de que junto com toda a equipe que tem nessa casa, vamos conseguir concretizar o sonho de estabelecer essa esperada política compartilhada, essa política de esporte e de cultura em todo o estado, continuando o trabalho que já foi começado na gestão do Chicão”

Encerrando a solenidade, o Chefe da Casa Civil Juscelino Amaral usou da palavra em nome do governador Confúcio Moura: “Quero dizer que o governo do estado tem uma grande gratidão pelo Chicão pelos 20 meses que passou à frente dessa secretaria. Desejar ao Emanuel Neri que o seu discurso, seu compromisso, sua história, o se currículo, o seu passado seja o seu diário de cabeceira, que tire uma cópia desse seu juramento e coloque na cabeceira de sua cama ao acordar e ao dormir e uma outra aqui na sua mesa principal, para só na forma de um compromisso você poder realizar tudo aquilo que você programou”.

Logo após o secretário Emanuel Neri por solicitação do presidente da Federon Silfarney Silva e de uma representação de ambulantes, que vão trabalhar no Flor do Maracujá, se reuniu na sala do artesanato quando esses representantes solicitaram oficialmente o adiamento do inicio da XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do dia 24, próxima sexta feira, para o dia 31. O secretário pediu um prazo até a manhã desta quinta feira 23, “Caso sinta que alguma coisa, como a instalação da rede elétrica, a montagem do palco e camarotes e até mesmo a pavimentação asfáltica não possa estar pronta até sexta feira, adiaremos o inicio do Arraial para a data solicitada por vocês. Só peço que não divulguem nada sobre a mudança até a manhã desta quinta feira”, finalizou Emanuel Neri.



 

A posse do Emanuel Neri como secretário da Secel foi bastante concorrida. Tinha muitos secretários no prédio do relógio prestigiando o engenheiro que passa a dirigir os destinos da cultura, do esporte e do lazer em Rondônia.

 

**********

Dentre tantas pessoas a senhora mãe do secretário empossado, era uma das mais felizes no ambiente. “Sempre acreditei no meu filho”.

 

*********

Por outro lado, o discurso do Chicão em determinado momento foi bastante aplaudido. Principalmente quando ele disse que saia sem realizar a obra do Aluizão, a reforma das praças e a da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

 

************

“Isso não foi falta de vontade, falta de dinheiro e nem foi falta de iniciativa, é que o estado ainda não está preparado para ter o choque de gestão que tínhamos planejado”.

 

***********

Mesmo com tudo isso, Chicão colocou o novo secretário numa “saia justa”, ao recomendar que ele (Emanuel), anunciasse que o Flor do Maracujá vai começar, queiram ou não na próxima sexta feira dia 24.

 

*********

O Emanuel já tinha encerrado seu discurso quando foi lembrado pelo Chicão e voltou para dizer o que não devia.

 

********

Não devia dizer o que disse, sobre o inicio do Flor do Maracujá, porque minutos antes de ser empossado, foi comunicado que a diretoria da Federon e os ambulantes gostariam de se reunir logo após da solenidade da posse, para discutir justamente sobre a data do inicio do Arraial Flor do Maracujá.

 

**********

Na realidade a reunião aconteceu após a posse e os folcloristas juntamente com os ambulantes e integrantes da comissão coordenadora do Arraial.

 

**********

Na reunião solicitaram ao novo secretário o adiamento do inicio do Flor para o dia 31. Acontece, alegaram os ambulantes, que a data é boa, porque o povo vai estar com dinheiro para gastar, pois é final de mês e as empresas e o governo paga os salários. Pelo lado dos grupos folclóricos a alegação é que em virtude da incerteza da realização do evento, muitos grupos não estão com as indumentárias e alegorias prontas.

 

 

**********

A Comissão Coordenador acha que não dará tempo para se providenciar à montagem das arquibancadas, camarotes e palco além da instalação da rede elétrica e outras obrigações como o asfaltamento da área por onde o público vai ficar passeando.

 

*********

O secretário ainda argumentou sobre os canais de TV que irão transmitir o evento. RedeTV-RO, Record News, TV Candelária e Rede Record. Um compromisso assumido pelo governo estadual.

 

*********

Foi quando o presidente da Federon Silfarney disse que havia entrado em contato com o diretor de uma das emissoras e ele concordou no adiamento dizendo: “Queremos transmitir o que vocês têm de mais bonito, não adiante mostrar para o mundo fantasias e alegorias mal acabadas”.

 

********

O secretário pediu um prazo até as 18h00 de ontem 22, para dar uma respostas aos folcloristas. “Vou consultar alguns órgão que se comprometeram a colaborar com a produção do Arraial, caso um dos itens não seja possível estar pronto até sexta feira as 19h00 vamos acatar a solicitação de vocês e transferir a abertura do Flor do Maracujá para o dia 31.

 

**********

Eis a questão: fazer ou não fazer, abrir ou não abrir, realizar ou não realizar.

 

*********

 

E tem um agravante, o comandante do Corpo de Bombeiros durante a posse do secretário Emanuel disse para os integrantes da comissão coordenadora do Flor que o Parque que está sendo montado não vai conseguir a liberação porque está todo irregular.

 

*********

É o primeiro pepino que o Emanuel Neri vai ter que descascar. Pelo vimos, ele é uma pessoa consciente e com certeza vai resolver tudo numa boa!

 

********

Uma coisa posso dizer, o Flor do Maracujá é superior a qualquer problema. Já superou até “furacão”. Isso mesmo, certa vez, na véspera da sua abertura deu uma ventania que muitas barracas voaram, naquele tempo as barracas era de “pau a pique cobertas de palha” e muitas foram pelo ar.

 

*********

No outro dia o Arraial foi aberto com todas as pompas, como se nada tivesse acontecido.

 

*********

De um outra vez choveu torrencialmente durante as cinco primeiras noites do arraial e mesmo assim, do quinto dia em diante, o Arraial foi considerado como dos melhores.

 

**********

Agora o Neri assume a Secel com a missão de realizar o Arraial e encontra todos esses pepinos.

 

*********

Ontem já era mais de cinco horas da tarde e ele ainda estava reunindo com a equipe da TV Record com o intuito de resolver se muda a data ou não!

 

*********

O Boi Corre Campo ta prontinho pra entrar na arena agora, os contrários não sei se estão.

 

*********

O certo é que o Flor do Maracujá queiram ou não, vai ser realizado, nem que seja no NATAL! 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)