Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Praça dos Seringueiros: Prefeitura homenageia pioneiros da exploração do látex


Praça dos Seringueiros: Prefeitura homenageia pioneiros da exploração do látex - Gente de Opinião

Valeu prefeito Hildon Chaves!

Show no Mercado Cultural  pela Semana da Cultura

As atividades iniciaram na última segunda-feira em comemoração ao Dia

A programação da Semana da Cultura, promovida pela Fundação Cultural, continua nesta sexta-feira. Hoje tem shows musicais no Mercado Cultural, das 18h às 22h com as presenças de Jessé França, Cheaper Than Gas, Banda K4 e Dinda Salu – Forró de Rebeca, direto de Recife/PE.

A Funcultural, com o apoio de diversos parceiros como a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e produtores da região, elaborou uma vasta programação com ações que envolvem a música, dança, literatura e culinária regional.

A programação será encerrada neste domingo (11) no Mercado Cultural, com o Projeto Roda Cultural, no horário das 18h30 às 22h.

 

Tarsila do Amaral


Estudantes da Escola Municipal Ulisses Soares, no bairro JK, colocaram a mão e seus pincéis nas telas e o resultado foi a descoberta de grandes talentos. Incentivados pela professora Maria Sandra de Moraes, os alunos estudaram sobre a vida e obras da artista brasileira Tarsila do Amaral e suas impressões foram forjadas em traços coloridos e com grande criatividade.

O projeto de incentivo à arte já faz parte da rotina da escola que, desta vez, trabalhou com alunos com idades entre 11 e 13 anos. “Eles realmente me surpreenderam. Cada desenho replicou exatamente as obras de Tarsila do Amaral que tanto deu orgulho ao nosso país. E nossos pequenos artistas nos deixaram ainda mais orgulhosos”, disse a professora.

Para a educadora, esse tipo de projeto faz os estudantes irem além do conhecimento adquirido. “Eles acabam querendo criar seu próprio universo através das cores e da história e ficamos imensamente felizes em poder contribuir”, complementou acrescentando que está preparando uma exposição dos desenhos.


AMERON


Presidente Médici fatura o Concurso de Redação da Ameron

Com o tema “A atuação da Justiça como guardiã dos Direitos e na defesa da cidadania”, a aluna Bianca França de Oliveira, nascida em Ji-Paraná e com apenas 13 anos, se sagrou a vencedora na Categoria I – que mobilizou os alunos do Ensino Fundamental do I Concurso de Redação da Ameron - promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, em comemoração aos 35 anos da instituição.

Bianca está no 8º ano e estuda na Escola Carlos Drummond Andrade (Presidente Médici), aonde é assistida desde o 6º ano pela professora Francisca Elizabeth dos Santos Alves. Na redação, a aluna escreveu sobre a contribuição da Justiça para a sociedade. “A nossa escola sempre escolhe concurso de redação que aparece e convida os alunos a participar. Nós sempre íamos em horários opostos às nossas aulas para fazer a redação e estudar sobre o conteúdo. A minha professora desenvolveu atividades para que nós conseguíssemos competir. O problema que tenho com as redações é que, normalmente, os meus textos ficam muito grande e eu preciso retirar algumas partes. Isso foi difícil porque fiquei com dúvidas sobre o que retirar, mas no final deu tudo certo”, conta a estudante que obteve a nota 85,0.

A professora orientadora da Bianca, Francisca Elizabeth, revela os segredos para redigir uma redação campeã. “É o conceito de produção textual que, uma vez compreendido, os alunos seguem sozinhos. Explico para eles que a produção de texto é um trabalho, se você não aceitar esse desafio, então nunca poderá ser um bom produtor de texto. A Bianca abraçou essa ideia e agora não preciso mais me esforçar tanto porque ela já absorveu esse conceito Ela desenvolve, não tem preguiça, faz e refaz o texto e não se ofende quando corrigimos. Faço isso com ela e com todos os meus alunos”, desvenda a professora.

Não muito distante, na mesma cidade está localizada a Escola Paulo Freire. É de lá que saiu a campeã da Categoria II – que mobilizou os alunos do Ensino Médio. É nessa escola que estuda a aluna Larissa Lopes dos Santos Reis, nativa de Presidente Médici. A estudante de 17 anos está em fase de preparação para ingressar na Universidade e o Concurso de Redação da Ameron surgiu como uma oportunidade nessa etapa de treinamentos. Larissa obteve a maior nota também entre todos os candidatos inscritos no certame, arrancando a nota 92,3 da comissão julgadora – composta por uma magistrada, um jornalista e uma professora de língua portuguesa e redação.

Larissa reveza o tempo entre a escola e o estudo em casa, tanto tempo de dedicação foi recompensado com o notebook – prêmio oferecido ao ganhador de cada categoria. “Eu estudava de manhã no período normal, meu professor me fazia ir à tarde e à noite na escola para ficar reescrevendo por durante uma semana. Foi muito corrido e puxado porque cada erro tinha que reescrever de novo, não podia haver uma vírgula fora do lugar. Se não fosse o meu professor, eu não estaria aqui para conseguir isso”, divide humildemente os méritos.

O responsável pelo sucesso da Larissa é o professor João Bosco de Souza. O docente trabalhou as noções e os princípios basilares a respeito dos Poderes e da Constituição Federal com os alunos em sala de aula. Ele também pesquisou sobre o assunto e compartilhou com outros colegas para aplicar as atividades aos estudantes na escola. “O texto da Larissa sem sombra de dúvidas está muito bem embasado e fundamentado. O dever do professor é proporcionar textos mobilizadores para que os alunos se apropriem do conhecimento. A Larissa às vezes ficava chateada comigo, como os outros também ficaram porque eu pedia para refazer o texto. Solicitava para ela ler antes, então ela lia e falava para mudar algumas expressões, colocar uma vírgula ou um ponto. Eu acabava intervindo quando o período ou o parágrafo estava sem sentido, pois só acredito no texto quando há leitura”, esclarece o professor.

A primeira edição do Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia. O concurso teve o apoio cultural da Fiero, Sicoob Portocredi, Eucatur, Secretaria Estadual de Educação de Rondônia, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.


Lenha na Fogueira


A Prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Subsecretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), inaugurou na manhã de ontem (quinta-feira) a Praça Memorial dos Seringueiros.

********

Localizado no cruzamento das Avenidas Amazonas e Nações Unidas, no bairro Nossa Senhora das Graças, o monumento homenageia os pioneiros que, através da exploração do látex, desbravaram a Amazônia e ajudaram desenvolver a região, incluindo Porto Velho.

*********

Robson Damasceno Silva Júnior, titular da Sema, explica que a praça é uma grande deferência a todos aqueles que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento da Região Amazônica, em especial os seringueiros e suas esposas que trabalharam arduamente na coleta da seringa durante a II Guerra Mundial. “É mais um monumento que contribui para o resgate da história de Porto Velho”, salientou o secretário.

*********

Realmente a praça está muito bonita e resgata um espaço que estava abandonado, servindo de mictório e até de vaso sanitário para os desocupados.

**********

Por muitos anos aquele espaço foi ocupado por um bar chamado 360 Graus que aos finais de semana colocava música (MPB) ao vivo e era bastante frequentado. Depois que o Bar deixou de existir o espaço ficou abandonado.

**********

Até que agora a administração Hildon Chaves resolveu construir a praça em homenagem ao Soldado da Borracha. Nada mais justo do que homenagear esses heróis que lutaram na Segunda Guerra Mundial não com armar convencionais, não matando soldados inimigos nos chamados fronts, mas, produzindo o látex que era transformado em artefatos de borracha com os pneus para todo tipo de veículo, inclusive para “Tanques de Guerra”.

*********

O artista plástico escultor Bruno Alves de Souza foi feliz ao esculpir o a escultura AO SOLDADO DA BORRACHA.

********

E mais, não fosse a localização ser nas confluências das avenidas Nações Unidas, Amazonas e João Goulart local que merece toda a atenção de motoristas, pedestres e agora frequentadores da praça, seria o local ideal para momentos de meditação e até para se degustar a famosa saltenha do J Lima que fica bem em frente.

*********

Parabéns a equipe da prefeitura, que comandou a construção da praça, bem como os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo leiaute do logradouro.

*********

Aí outro dia, li alguém criticando o monumento Ao Soldado da Borracha, dizendo que a escultura não tinha nada a ver com o SOLDADO DA BORRACHA.

********

Acho que a pessoa que criticou, deduziu que a escultura não representava o SERINGUEIRO. A pessoa chegou a postar que a escultura estava mais para o Gaúcho que para o Seringueiro.

********

Como já disse, a pessoa deve ter imaginado, pois a peça ficou até a inauguração da praça envolvida numa lona preta. N ão dava par saber o que realmente estava enrolado naquela lona.

********

Pelo amor de Deus. O Soldado da Borracha (Seringueiro) está muito bem retrato na escultura do Bruno Alves.

********

Ali, está o seringueiro abraçado a árvore “Seringueira” com a “Poronga” (lamparina) sob a cabeça e a famosa FACA de CORTAR SERINGA erguida, como se fosse o troféu da vitória no caso, representando o Fuzil ou a Metralhadora usada pelos soldados que lutaram na Itália.

********

Monumentos como o que foi inaugurado ontem contribuem e enriquecem a história do nosso rincão, valorizando nossos heróis nordestinos que vieram pra cá como se fossem e foram os principais defensores da Pátria Amada Brasil! 

*********

Esperamos que a população saiba preservar, não só o monumento ao Soldado da Borracha, mas também, a praça como um todo.



* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)