Terça-feira, 14 de janeiro de 2014 - 05h08
O desembargador Rowilson Teixeira, do Tribunal de Justiça de Rondônia, indeferiu liminar em ação direta de inconstitucionalidade requerida pelo prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), que busca na justiça impedir a inclusão da Parada do Orgulho Gay no calendário de eventos do município.
Esta inclusão foi aprovada pela Câmara Municipal de Porto Velho e é contra esta lei que o prefeito agora briga na justiça. Ele diz que tal fato gera despesa indevida para o município.
Mauro Nazif iniciou 2014 ingressando com várias ações de inconstitucionalidade contra leis aprovadas pela Câmara Municipal de Porto Velho. O prefeito conseguiu, por exemplo, suspender a aplicação da lei da ficha limpa na administração municipal. Quando era deputado, Nazif defendia a moralização do serviço público. O prefeito também entrou na justiça contra lei que proibia o Nepotismo no âmbito do município de Porto Velho.
Além da Parada Gay, o prefeito tentou impedir, sem sucesso, a inclusão da Marcha Municipal pela Diversidade Sexual ao Calendário Oficial de Eventos e Comemorações Culturais do Município de Porto Velho, alegando o mesmo motivo: geração de despesa indevida e sem especificação (sem previsão orçamentária).
Em ambos os casos o pedido de liminar foi negado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.
Lenha na Fogueira
A Homofobia praticada dentro da prefeitura municipal de Porto Velho, foi desmascarada, quando o desembargador Rowilson Teixeira, do Tribunal de Justiça de Rondônia, indeferiu liminar em ação direta de inconstitucionalidade requerida pelo prefeito de Porto Velho, que busca na justiça impedir a inclusão da Parada do Orgulho Gay no calendário de eventos do município.
********
O interessante é que nosso alcaide é contra a Para Gay, mas, não é contra o nepotismo e nem contra gastos desnecessários, como foi o caso dos 800 Mil “dados” para uma entidade promover a iluminação natalina em Porto Velho.
********
Quanto será que custa a produção da Parada do Orgulho Gay? Com certeza é muito menos que 800 Mil. Pois a única despesa oficial, é com a contratação do Trio Elétrico, que não chega a R$ 10 MIL.
*********
Creio que a idéia de pedir Liminar impedindo a realização da Para Gay (oficializada pelo município), não partiu diretamente da cabeça do prefeito Mauro Nazif.
********
Isso deve ter sido idéia de um assessor mal amado. E tem mais, a Parada da Comunidade LGBT que conta com o apoio da prefeitura municipal de Porto Velho é a que é realizada na Zona Leste.
********
A que é realizada pelas ruas do centro comercial de Porto Velho e sai da Praça das Caixas D’água pela Carlos Gomes, Tenreiro Aranha e Sete de Setembro, é por conta das entidades que congregam a categoria LGBT, até bem pouco tempo, quem bancava a maioria das despesas era o governo estadual via convênio
********
O único transtorno que esses desfiles proporcionam, é a lentidão do Trânsito durante suas realizações.
********
Vale salientar que a “Parada Gay” como ficou conhecida, em se tratando de evento de grande porte, só perde em concentração de pessoas, para o desfile da Banda do Vai Quem Quer. Estou me referindo à parada do centro da cidade. A da amador dos Reis considerada como Municipal também concentra muita gente.
********
Levando-se em consideração a quantidade de participantes nesses desfiles, podemos dizer que a Parada do Orgulho Gay gera muita renda aos munícipes e impostos aos cofres da prefeitura.
********
Ainda bem que o desembargador indeferiu. Porém é uma liminar o que quer dizer, que o processo continua e ainda vai entrar na pauta de julgamento. Vai que o Juiz acate o ação impetrada pela prefeitura. Aí os Gays vão ter de se conformar em desfilar apenas nas esquinas da Carlos Gomes e outras avenidas durante a noite
********
Esperamos que o amigo prefeito Mauro Nazif procure se importar com ações mais urgentes, como é o caso da limpeza da nossa cidade e não ficar brigando na justiça com a comunidade LGBT.
ASSISTA REPORTAGEM DA TV CANDELÁRIA/RECORD, CANAL 11
********
Atenção carnavalescos, é melhor ficar com a pulga atrás da orelha, pois o ‘home’ assim como o outro médico, parece não gostar de eventos que concentra muita gente, sendo assim o carnaval do centenário pode estar ameaçado.
*******
Inclusive, nossas fontes dão conta, que a Fucultural está prestes a convocar os dirigentes das escolas de samba através da Fesec, para dizer que só tem 350 Mil para investir no carnaval do centenário de Porto Velho.
********
Vale salientar que esses 350 Mil, foram deixados pela administração passada e seria a primeira parcela a ser repassada para as escolas de samba no carnaval de 2013, como não tiveram a capacidade de realizar os desfiles, a grana ficou ‘guardada’ para o carnal deste ano!
*******
Será que o prefeito vai entrar com liminar suspendendo o desfile das escolas de samba no carnaval do centenário de Porto Velho?
Escolas de samba cantam o centenário de Porto Velho
As escolas de samba de Porto Velho, vão apresentar em seus desfiles deste ano (7 e 8 de março), um tema comum de todas, ou seja, o Centenário do Município de Porto Velho. Esse tema foi sugerido no inicio do ano passado, quando a presidente da Funcultural reuniu os dirigentes das agremiações carnavalescas, para dizer que a prefeitura, em virtude da posse da nova administração muito recente, estava impossibilitada de montar uma estrutura digna da nossa população e em especial, das escolas de samba e que o subsídio de R$ 350 Mil já empenhado pela administração que saía ficaria como suporte para o carnaval de 2.014, quando dos festejos do centenário da criação do município. Foi então que aconteceu a sugestão de que, todas as escolas de samba, no carnaval do centenário do município, cantassem em seus enredos, temas que falassem sobre a história, folclore e a formação do município durante seus Cem Anos de existência.
Assim cada escola de samba escolheu um tema dentro do assunto o que ficou assim:
Enredos das Escolas de Samba
GRES Acadêmicos da Zona Leste – “O Melhor de Porto Velho é o Portovelhense”;
GRES Império do Samba: “Vamos Falar de Onde Tudo Começou – Vila de Santo Antônio das Cachoeira”.
GRES Unidos da Rádio Farol: “Porto Velho, Caldeirão Cultural, Misturou, Gostou”.
GRES Asfaltão – "Porto Velho, Teu Valor Cultural, é a Riqueza e o Brilho do Meu Carnaval”.
GRES Os Diplomatas – “Gigante de Três Cabeças”
GRES Acadêmicos do Armário Grande: “Porto Velho Cidade das Lendas e Lendas das Cidades”.
GRES Acadêmicos do São João Batista: “Dos Ciclos Migratórios a Realidade, Porto Velho Meu Mosaico Cultural”.
Em breve estaremos divulgando as letras dos sambas das escolas do grupo de acesso e especial, filiadas à Fesec.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando