Quinta-feira, 2 de abril de 2020 - 10h16
É meu amigo, as coisas não estão fáceis nesse tempo de coronavírus. Fica difícil até escrever, em especial, sobre cultura.
**********
Tá tudo parado; não tem show musical, nem encenação teatral, ou qualquer outro tipo de evento cultural ou de lazer.
*********
Não é aconselhável se promover nem festa de aniversário, quanto mais encontro para bater papo curtindo uma cerveja geladinha e tirando gosto com churrasco.
*********
Até velório está restrito a poucas pessoas. Quer dizer: Não é nada aconselhável morrer nesse tempo, ainda mais se a pessoa for muito conhecida.
**********
Futebol parou e ficamos sem a azarações das quintas feiras, com os colegas tirando sarro por seu time ter perdido na rodada de quarta. Tá o maior marasmo.
*********
E o pior, é que tem gente se aproveitando da situação, para fazer política partidária, tem gente querendo tirar proveito do caos.
*********
Ninguém tem certeza até quando vai durar essa Pandemia causada pelo coronavírus.
*********
A peça o Homem de Nazaré foi adiada para setembro; o Arraial Flor do Maracujá também deve ser transferido e até pode não acontecer este ano.
**********
O Mercado Cultural que estava movimentando a Cena cultural de Porto Velho não está promovendo shows e nem mesmo recebendo o público para curtir um chope ou almoçar.
**********
Alguns artistas cantores estão fazendo live tentando distrair seu público.
*********
Os poetas devem nos presentear com declamações e os contadores de histórias com suas histórias e estórias.
*********
Os historiadores deveriam aproveitar, para deixar nossas crianças e adolescentes, conhecendo melhor a história regional.
********
Aqui chamo a atenção dos amigos Anisinho Gorayeb, Alecks Palitot, Marco Antônio Teixeira, Dante, Francisco Matias e tantos outros, a utilizarem as redes sociais e as plataformas digitais, para mostrar o que temos de melhor em se falando de história.
**********
Vamos tentar promover um show musical, cada um dá sua casa, em horários previamente combinados. É só tomar cuidado para não concorrer com os grandes artistas nacionais que estão anunciando que farão lives nesse final de semana.
**********
Você é ator, apresenta um espetáculo teatral. Existem muitas peças que podem ser apresentadas por uma só pessoa.
*********
É professor de música, não custa nada passar seus conhecimentos para os que querem aprender.
*********
É tempo de solidariedade, vamos todos nos ajudar. Se cada um fizer um pouquinho, veremos a Pandemia passar sem perceber.
*********
Lave as mãos com água e sabão e use álcool em gel.
*********
Lembre-se que uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto...
*********
Se cada um fizer a sua parte direitinho, juntos venceremos o coronavírus!
Prêmio seLecT de Arte e Educação abre inscrições para sua terceira edição
Entre 2 de abril e 30 de junho de 2020, artistas e formadores de todo o País poderão inscrever projetos realizados no biênio 2018-2019 no 3º Prêmio seLecT da Arte e Educação – uma iniciativa da revista seLecT para estimular os vínculos entre a arte e a educação. Serão concedidos dois prêmios de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais) para as categorias Artista e Formador. Esta edição conta com a co-realização do Itaú Cultural, que também integra o júri de Premiação.
A categoria Artista contempla autores de obras realizadas entre 2018 e 2019, cujas propostas ou focos de pesquisa envolvam estratégias de formação e mediação, visando promover o pensamento crítico e/ou as relações entre o indivíduo e seu meio social. A categoria Formador contempla professores, agenciadores, mediadores ou instituições responsáveis por projetos comprometidos com uma pedagogia para as artes, assim como com o empreendimento de modelos inovadores de educação da arte ou pela arte.
O 3º Prêmio seLecT da Arte e Educação é patrocinado e co-realizado pelo Itaú Cultural, com apoio da galeria Almeida e Dale e parceria da galeria A Gentil Carioca. Nova categoria A Camisa Educação é um projeto desenvolvido pela Galeria A Gentil Carioca, do Rio de Janeiro, desde 2005.
Seleção
O processo seletivo será realizado em três etapas. Na primeira, uma Comissão de Seleção de quatro integrantes fará a pré-seleção de 30 projetos – dez de cada uma das três categorias. Na segunda fase, as obras pré-selecionadas pela Comissão de Seleção serão conhecidas, analisadas e discutidas pelo corpo de quatro jurados da Comissão de Premiação. Cabe à Comissão de Premiação realizar a seleção de um projeto finalista na categoria Camisa Educação; e de dez obras ou projetos finalistas nas categorias Artista e Formador (cinco em cada). O anúncio das dez obras ou projetos finalistas será feito no site www.premio-select.com.br, em agosto de 2020. Na terceira fase, os responsáveis pelas dez obras ou projetos finalistas serão convidados a fazer uma apresentação no 3º Seminário seLecT de Arte e Educação, a ser realizado na sala multiuso do Itaú Cultural, em 14 e 15 de setembro de 2020. Cabe à Comissão de Premiação reunir-se no segundo dia do Seminário e deliberar sobre as duas obras ou projetos vencedores do 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação, nas categorias Artista e Formador.
Premiação
Anúncio e entrega dos prêmios serão no dia 15 de setembro, em cerimônia, às 19 horas, na sala multiuso do Itaú Cultural.
Júri
Os Júris de Seleção e Premiação do 3º Prêmio seLecT da Arte e Educação serão presididos por Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; e formado por: Heloisa Buarque de Hollanda, escritora, ensaísa e pesquisadora e diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, onde é coordenadora do Laboratório de Tecnologias Sociais, que tem entre seus projetos a Universidade das Quebradas. Diane Lima, curadora independente e pesquisadora, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, focada em experimentar práticas curatoriais multidisciplinares em perspectiva decolonial. Moacir dos Anjos, curador, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará desde 2013. Renata Bittencourt, gestora cultural e pesquisadora, mestre e doutora em História pela Unicamp, com foco na representação do homem e da mulher negra na pintura do século 19. Atualmente, atua como diretora executiva do Instituto Inhotim. Luana Fortes, jornalista, curadora e membro do Núcleo Interdisciplinar de Professores da Faap. Foi redatora-chefe da revista seLecT, produtora da 1ª e 2ª edição do Prêmio seLecT de Arte e Educação e integrante do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Valéria Toloi, arquiteta, trabalha com projetos ligados ao campo das artes visuais e formação, com experiência em instituições como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Centro Cultural de São Paulo e Santa Rosa Bureau. No Itaú Cultural, atua como gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento desde 2012. Paula Alzugaray, curadora independente, critica de arte, editora da revista seLecT, pós doutoranda em História, Crítica e Teoria da Arte na ECA USP; e curadora do Prêmio de Arte e Educação.
Cronograma Inscrições:
De 2 de abril a 30 de junho de 2020 Anúncio dos trinta projetos pré-selecionados: julho/agosto de 2020 Anúncio dos dez projetos selecionados: agosto de 2020 Seminário seLecT de Arte e Educação: 14 e 15 de setembro de 2020 Premiação: 15 de setembro de 2020 Regulamento e inscrições www.premio-select.com.br
Mais informações Informações complementares poderão ser obtidas pelo site www.premio-select.com.br e pelo e-mail prempremio.select@gmail.com.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando