Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Presépio Humano leva centenas de pessoas a conhecer o verdadeiro natal


 Presépio Humano leva centenas de pessoas a conhecer o verdadeiro natal - Gente de Opinião

Centenas de pessoas prestigiaram a abertura do Presépio Vivo, no Parque da Cidade, no sábado, 12 de dezembro. A Prefeitura de Porto Velho fez uma cidade cenográfica  que remonta os costumes e cultura de Israel dentro do Parque. Os espectadores foram parte integrante do teatro que durante o percurso  contou o nascimento de Jesus Cristo.

De acordo com Jorge dos Santos, presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), a Prefeitura em conjunto com a comunidade da São Tiago Maior realiza o presépio todos os finais de semana de dezembro. São mais de 150 pessoas envolvidas entre elenco e pessoal da cenografia, maquiagem, montagem dos cenários e iluminação.  

“A igreja nos procurou e propôs esta idéia que conseguiram trazer da Itália de realizar um presépio dessa magnitude. O teatro inicia com a cena em que Maria recebe a revelação de que conceberia a Jesus e termina com o seu nascimento onde tem os estábulos e animais da época. Nesse caminho, a multidão vai acompanhando e fazendo parte do cenário que traz cenas da época, principalmente, as profissões como ferreiro, artesão e sapateiro”, explica

Ezequiel Roque prestigiou o evento. “Achei fantástico. Porto Velho está de parabéns, superou todas as expectativas eu nunca vi algo igual na cidade. E a Prefeitura e a igreja São Tiago Maior realizaram este trabalho lindo com muito empenho”, comenta.

Daniele Santos Alcântara, conta que está maravilhada. “Nunca tinha visto algo do tipo. É a primeira vez. E Porto Velho esta muito bonita, está chamando a atenção e envolvendo a todos. O teatro foi  acima da minha expectativa”, disse.

Carlos Mágno, 27, trabalhou na encenação. “É um trabalho diferente, participei do teatro da crucificação de Cristo e agora o do nascimento. É uma nova experiência ser um vendedor de sapatos”, afirma.

Presépio Humano leva centenas de pessoas a conhecer o verdadeiro natal - Gente de Opinião

Maria e José

“Fico emocionada em fazer a mãe de Jesus, o Salvador do mundo”, disse Adriele Vitória Cidade. “É muita responsabilidade social, religiosa e política representar o pai de Jesus. A palavra que define o trabalho aqui é:Emoção”, relata Marisson Dourado.

Por  Rebeca Barca  | Fotos  Frank Nery


Lenha na Fogueira
 

Por falta de aviso, por parte do produtor do evento “Natal Encantado”, muitas pessoas, mas, foi muita mesmo, estavam em frente ao Teatro Palácio das Artes Rondônia na tarde/noite do último domingo, na esperança de assistir o espetáculo.

*********

O produtor do espetáculo, não respeitou o público de Porto Velho e nem tão pouco a direção da Funpar ao não comunicar oficialmente a suspensão do espetáculo.

*********

Esse cidadão ou empresa que se apresentou ha alguns meses na Funpar solicitando a data, para apresentar o espetáculo “Natal Encantado”, deveria ser banido como produtor das casas de espetáculos de Porto Velho e do estado como um todo.

*********

Esse negócio de não ter vendido ingresso suficiente até dois dias antes do show não justifica. Segundo fomos informado ele passou um e-mail (que não TEM valor de nada) dizendo que não iria mais realizar o evento.

*******

Conversamos sábado de manhã com a direção da Funpar e eles disseram que a responsabilidade de avisar o público, que não haveria mais o espetáculo, era do Produtor. Se a Funpar publicasse qualquer Nota informando a suspensão do evento, poderia ser processada pelo próprio produtor. Assim o público ficou sem saber sobre a realização ou não do espetáculo.

********

Já disse aí em cima, que o responsável pela apresentação do tal Natal Encantado dever ser chamado às falas, receber multa bem gorda e ficar impedido de realizar qualquer evento no Palácio das Artes para o resto da vida.

********

Os caras vêm lá da caixa-prego, desrespeitam a população e o governo de Rondônia e saem sorrindo, para apresentar o mesmo espetáculo no Acre.

********

Enquanto isso, o pessoal da prefeitura está com o sorriso da largura do rosto, tudo por conta do sucesso da decoração natalina/2015. Depois de dois anos “sofrendo mais que sovaco de aleijado”, com tanta crítica pelas feias ornamentações natalinas colocadas pelas ruas de Porto Velho.

*********

No primeiro, foram na conversa de um empresário do meio do comércio local, e liberaram mais de 800 Mil por uma iluminação que praticamente não existiu.

********

Depois foram na conversa de alguns ecologistas, que sugeriram que a cidade ficaria linda, se fosse decorada com pneus durante o período natalino. Foi uma merda...

********

Como diz o ditado: “é apanhando que se aprende”. A turma da prefeitura depois das “lambadas” dos dois primeiros natais, não quis nem saber se iriam ser ou não ser criticados. Abriram edital e contrataram uma decoração de vergonha.


*********

Alguns colegas jornalistas estão criticando os valores anunciado. Os que contestam, jamais promoveram sequer um encontro entre amigos e por isso, não sabem o quanto custa uma decoração e a programação que está sendo apresentada pela prefeitura de Porto Velho.

********

Não é só a iluminação especial que está no Parque da Cidade e no Espaço Alternativo. Tem a contratação da sonorização que não é barata, tem a confecção dos cenários para a encenação da peça “PRESÉPIO VIVO”.

*********

Só para fazer uma comparação por alto: Para se colocar um bloco de trio elétrico na rua, tipo Banda do Vai Quem Quer, Us Dy Phora, Galo da Meia Noite e outros, é necessário um investimento que ultrapassa os 500 Mil por cada bloco citado. Imagina transformar o Parque da Cidade em obra de arte como a equipe do Mauro fez.

********

Jamais Porto Velho foi tão bem decorada no período de Natal como foi este ano! Então temos que parabenizar e não questionar o investimento da prefeitura.

*******

Pena que o governo municipal só veio acertar, praticamente no último ano do primeiro mandato, Pois ninguém sabe se no próximo Natal essa equipe vai ter o pique de repetir a dose. Vai que o prefeito não se reeleja. Aí literalmente a “Vaca vai pro brejo”.


*********

Agora vamos esperar o Réveillon, quem sabe a população de Porto Velho seja agraciada com ótimos espetáculos musicais e que os críticos do quanto pior melhor, não contestem o quanto será investido para fazer o povo feliz pelo menos no SHOW DA VIRADA!

********

Esperamos que assim como a prefeitura investiu no Natal e no Réveillon, invista também no Desfile das Escolas de Samba de Porto Velho.

********

O carnaval das escolas de samba é o único evento que ainda não aconteceu na administração do Dr. Mauro Nazif. Vamos mudar esse panorama prefeito.

********

Aí pode contar que vou beijar a testa do BODE!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)