Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Preservação será tema do bumbá Marronzinho 2019 - Junina Jucadiro e o tema do Flor 2019


Preservação será tema do  bumbá Marronzinho 2019 - Junina Jucadiro e o tema do Flor 2019 - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira  

Mais uma vez, o grupo SGC sai na frente e vai transmitir ao vivo, as apresentações dos grupos folclóricos durante a 38ª edição da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que começa na próxima sexta feira 26, no Arraial Flor do Maracujá.

***********

Entre os que fazem parte da equipe, teremos esse que escreve essas mal traçadas linhas, e o Rosinaldo Guedes. A direção é do Ricardo e equipe.

**********

É mais um ano participando diretamente, do Arraial Flor do Maracujá. Durante dez dias estaremos comentando as apresentações dos quase 40 grupo folclóricos.

*********

O Flor do Maracujá este ano, está com um visual totalmente modificado, tanto na parte do Arraial propriamente dito, quanto na arena, onde vai acontecer a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.

**********

Diferente de anos atrás, o Flor do Maracujá 2019, começa pra valer na sexta feira dia 26. Quando escrevo pra valer, quero falar sobre as disputas, pois o concurso que chamamos de Eliminatória, começa no primeiro dia do Arraial com as apresentações do grupo Brotinhos da Roça que vem de Ji Paraná, e da junina Coração Dourado.

**********

A Banda amazonense Canto da Mata com a participação da Cia de Dança Yaporanga, faz o show oficial de abertura da 38ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.

**********

Apesar das picuinhas entre Sejucel & Federon, o Flor do Maracujá está praticamente pronto para receber o público, que segundo o superintendente Jobson Bandeira, deve receber durante seus dez dias, aproximadamente 200 mil pessoas.

**********

São 62 barracas entre ambulantes e restaurantes, mais o parque de diversão e os vendedores de pipoca, algodão doce, churrasquinho, banana frita que não precisam de barracas para comercializar seus produtos.

**********

Não podemos dizer que está cem por cento, porque a prefeitura não cumpriu uma de suas partes da parceria, que era recapear com asfalto a Arena de Dança, justamente o local aonde os grupos vão se apresentar. Ontem estivemos conferindo a arena e detectamos diversos BURACOS e isso, com certeza, vai influenciar na dança, em especial, das quadrilhas. É uma pena que uma pequena parte do Flor do Maracujá, pequena, mais essencial para os grupos, não tenha sido tratada com a devida responsabilidade.

************

A questão de entrada e saída dos grupos, em parte, foi resolvida, faltou tapar os buracos. Jobson Bandeira prometeu que a Pista de Dança será pintada de branco. Pelo menos isso. Na realidade, a parte que cabe ao governo estadual, está sendo cumprida à risca, agora a prefeitura tá deixando a desejar.

***********

Vamos ficar aguardando sexta feira chegar, para conferir se os grupos estarão dignos de se apresentar no Flor do Maracujá deste ano.

**********

Que os folcloristas deixem de lado os questionamentos com a Sejucel e procurem se apresentar o mais bonito possível.

 

**********

Afinal de contas, o público não tem nada a ver com indiferenças entre os que produzem o Arraial. O importante para o público, é o espetáculo, é a beleza do visual dos grupos folclóricos.

**********

Então que todos, governo e Federon, procurem fazer com que o Arraial Flor do Maracujá deste ano, seja realmente, o melhor de todos os tempos.

***********

O público com certeza vai festejar, pois os valores, segundo o superintendente Jobson, serão os mais baratos já praticados no Flor do Maracujá. É tudo por R$ 3 inclusive a cerveja. Ponto para o Jobson,

**********

Só quem não é compensado financeiramente falando no Flor do Maracujá, são os grupos, basta lembrar a entrevista do secretário. “Foram aproximadamente HUM MILHÂO investidos no Arraial, para estrutura”. Desse dinheiro todo, os grupos só receberam 200 Mil.


Preservação será tema do  bumbá Marronzinho 2019 - Junina Jucadiro e o tema do Flor 2019 - Gente de Opinião


Preservação será tema do bumbá Marronzinho 2019 

Considerado o bumbá de todas as torcidas, o Boi Marronzinho que na Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do ano passado, após uma manobra de alguns grupos, caiu do segundo lugar (merecido), para o quarto lugar, na classificação geral, este ano está se preparando para conquistar o título de melhor grupo especial de boi bumbá do 38º Arraial Flor do Maracujá.

Focada na apresentação que vai acontecer no dia 31 de julho (próxima quarta feira), a diretoria do bumbá da Vila Tupi, vem trabalhando desde o ano passado, realizando eventos do tipo feijoada, com o objetivo de angariar recursos para aplicar na apresentação deste ano. “A gente pode até não ganhar o título, mas, que estamos trabalhando para isso, estamos” afirma a presidente executiva Rosilene Borges a Rose.

Todas as noites a partir das 21 horas, sob o olhar atento do presidente de honra senhor Estevam a ‘Batucada’ e alguns itens, ensaiam em freta a Associação Salve Jorge, na Vila Tupi. “Estamos trabalhando o desenvolvimento do nosso tema para este ano que é: Preservação – Persistência que Pulsa o Coração”. Informa Rose.

A presidente executiva pretende colocar na arena do Flor do Maracujá entre 160/180 brincantes, contando com as tribos e itens como cunhã poranga, rainha do folclore, porta estandarte, sinhazinha da fazenda e rainha da batucada mais o pajé.

O tema será apresentado através das toadas, coreografias e alegorias. O artesão responsável pelas alegorias (três alegorias), é o artista Paulo Menda. Os figurinos são dos estilistas Thiago Rodrigues, Leandro Souza e do André Stefano mais a Rosa Solane e Luciane Barbosa. Mestre da batuca Ricardo Ribeiro, apresentador Guto Corrêa, pajé Matheus Santana, sinhazinha Camile Silva, rainha do folclore Vivian Borges, cunhã poranga Raline Geniselli, porta estandarte Alriene Rodrigues, rainha da batucada Keila Nascimento, levantador de toada Jhony Marques e Miolo (tripa) Cristopher André.


Preservação será tema do  bumbá Marronzinho 2019 - Junina Jucadiro e o tema do Flor 2019 - Gente de Opinião


ELIMINATÓRIA

Junina da Diversidade de Rondônia

Jucadiro e o tema do Flor 2019 

A disputa entre os grupos de quadrilhas, do grupo de acesso pela classificação que dará o direito de se apresentar pelo grupo especial em 2020, com certeza, será tão ferrenha quanto a disputa pelo primeiro lugar entre a categoria do grupo especial.

A Junina Jucadiro defende o respeito a diversidade de gêneros, “Trazemos essa luta em nossa nome, Jucadiro quer dizer: Junina Caipiras da Diversidade de Rondoniense”, explica o presidente Gilmar Teixeira Lopes, enquanto cuida de uma das alegorias que estarão ilustrando o tema que será apresentado no próximo sábado dia 27 na arena do Flor do Maracujá. “Nosso será DOZE – Os 12 meses do ano e a Cultura Popular”, informa Gimara.

A quadrilha da Zona Leste vai se apresentar com 25 pares tendo como noivo o Cristian e noiva a Debora, marcador Allan, Lampião Davi & Maria Bonita Taís, Guarda Mailon e coreografo Evaldo. “Pode colocar no jornal que a nossa querida Jucadiro vai se apresentar com muita inovação, muito close, muito brilho. A gente vem com tudo. A Zona Leste vai mostrar  o que sabe fazer, que é dançar quadrilha”, disse Gilmara.

Preocupada com a disputa, pois ano passado, a Jucadiro não conseguiu a classificação por um pequeno vacilo durante a apresentação, Gilmara garante que este ano, “Em  nome de Jesus, a gente vai em busca do título do grupo de acesso”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)