Terça-feira, 23 de dezembro de 2014 - 06h15
Pela primeira vez, desde quando a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá foi criada, o público teve acesso a sua Prestação de Contas.
A diretoria da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia - Federon apresentou na última sexta feira dia 19, no auditório do Ministério Público Estadual – MP, durante a premiação dos melhores do Arraial Flor do Maracujá 2014 detalhadamente, a prestação de contas da festa que foi coordenada e dirigida pela Federon. O Diretor de Finanças Severino Castro fez questão de mostrar com auxilio de Data Show tudo que foi arrecadado e investido na realização do Arraial.
O Procurador de Justiça do Estado de Rondônia Heverton Aguiar
foi homenageado por ter viabilizado a realização do Flor do Maracujá.
Na oportunidade algumas pessoas foram homenageadas, com destaque para o Procurador de Justiça Dr. Heverton Aguiar que recebeu uma placa de agradecimento, por ter viabilizado a realização do evento. Também foram homenageados, o jornalista e folclorista Silvio Santos – Zekatraca “Por ter feito um ótimo trabalho nos bastidores em prol da realização do Flor”, assim como o produtor Denis Carvalho.
A programação contou com o espetáculo de dança do Grupo Yaporanga que também foi homenageado pela diretoria da Federon.
A festa prosseguiu com a premiação dos grupos Campeões e dos Itens que se destacaram por cada grupo de Quadrilha e Boi Bumbá.
O Diretor Financeiro Severino castro (e) e o Presidente Fernando Rocha
foram elogiados pela organização da festa
Lenha na Fogueira
Porto Velho volta a usufruir a partir das seis horas da tarde desta terça feira 23, do prédio onde funcionou por muitos anos a Prefeitura Municipal, depois Corpo de Bombeiros e a Câmara Municipal.
*********
Faz tempo que a sociedade portovelhense sonha com a restauração daquele prédio da ladeira Comendador Centeno ou da rua José Bonifácio
*********
A prefeitura municipal de Porto Velho funcionou ali, desde o governo de Joaquim Augusto Tanajura o primeiro prefeito eleito logo depois no Major Guapindaia.
********
Depois que todo mundo se mudou cada um para suas sedes modernas, o prédio ficou a mercê das intempéries do tempo. Virou abrigo de “vagabundo noiados” até que um dia.
*********
O Berlange veio passar férias em Porto Velho e justamente com o Basinho acharam por bem tomar partido em prol da restauração daquela casa.
*********
Berlange porque mora fora da cidade e todo nativo, quando mora em outra cidade e retorna à sua terra natal, procura os locais de referencia da sua infância. Aliás, Berlange quando retornou já era Dr. E não faz muito tempo não!
********
O Basinho que é o nosso amigo escritor Antonio Serpa do Amaral Filho, porque seu pai governou o município do gabinete que funcionava no prédio. Era o Seu Serpa do Amaral o prefeito das “Paródias”.
********
Ai criaram a Associação Cultural Rio Madeira e passaram a se reunir nas ruínas dos prédios, com toda a fedentina existente em virtude do ambiente servir como sanitários para os moradores de rua, em especial os da rua Floriano Peixoto (que estão lá até hoje).
********
Algumas atividades culturais passaram a acontecer no ambiente e o Zola Xavier estava por aqui também pesquisando na tentativa de realizar ou produzir um filme sobre a “Caçambada Cutuba” que não foi pra frente não sei por que.
********
Essa primeira investida não logrou êxito, mas, a turma não parou, ficou fuçando até que o escritor William Haverly assumiu a presidência da ACRM e o Alan Queiroz foi eleito vereador e assumiu a presidência da Câmara.
********
Com o apoio político a Associação como se tivesse ingerido uns Red Bulls criou asas e foi pra cima. Foi pra cima e não deu trela pro azar.
********
O Vereador Allan Queiroz se comprometeu em nome da Câmara a bancar a restauração e o negócio foi pra frente.
********
Sem fazer muito alarde à obra foi sendo realizada de trás pra frente, parece para não chamar muita a atenção dos curiosos e críticos de plantão.
********
A idéia era entregar à população no dia 2 de outubro passado dia do centenário do município de Porto Velho. Não foi possível alguma coisa ainda estava faltando ser concluída.
********
Mesmo assim naquele dia Basinho e a turma da Associação realizaram o evento “Intervenção Cultural” no quintal do prédio e o Allan em seu discurso disse que ainda este ano o prédio seria entregue e com o “Memorial Anísio Gorayebe’ funcionando.
********
Hoje dia 23 de dezembro a Associação Cultural Rio Madeira – ACRM recebe do presidente da Câmara dos Vereadores Allan Queiroz o prédio totalmente restaurada e com o Memorial Anísio Gorayebe pronto para começar a funcionar.
********
Segundo o fotografo J Gomes do Diário da Amazônia será a segunda obra que começa e é concluída depois de muitos anos em Porto Velho. Diz J Gomes a primeira foi a ponte sobre o rio Madeira e a 2ª a restauração do prédio da Ladeira Comendador Centeno!
********
Mais uma vez fica provado, que quando existe vontade política, ou melhor, determinação a coisa anda.
********
Parabéns a Associação Cultural Rio Madeira e obrigado ao vereador Allan Queiroz pelo Memorial Anísio Gorayebe!
.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando