Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Professor da UNIR e fotógrafa lançam livro


 Professor da UNIR e fotógrafa lançam livro  - Gente de Opinião

O professor Miguel Nenevé, docente do Departamento de Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que também é escritor e poeta, escreveu em parceria com a médica e fotógrafa Verônica Barreto o livro “Pelos Caminhos do Olhar”, lançado em setembro em Santa Catarina. A obra é resultado de um projeto apresentado em Campo Alegre, Santa Catarina, que venceu um concurso para produção artístico cultural e reúne fotografias e poemas.

Para elaboração do livro, Verônica Barreto encarregou-se das fotos e Nenevé dos poemas. As fotos que ilustram o livro foram feitas no nordeste brasileiro, em Curitiba, no interior de Santa Catarina, nos municípios de São Bento do Sul e Campo Alegre, e na Europa. A fotógrafa explica no prefácio que a escolha das fotos ocorreu “gradativamente, sem nenhum roteiro pré-determinado, à medida que surgia uma oportunidade de fotografar, no dia a dia ou nas expedições fotográficas que participo por puro lazer”.

Para cada foto selecionada, o professor escreveu um poema. Na interpretação de Verônica, “os poemas do professor Miguel Nenevé são traduções livres das fotos”, mas “cada leitor pode fazer também sua tradução”.

A cidade de Campo Alegre foi o lugar onde nasceu o professor Miguel Nenevé. E mesmo tendo saído de lá muito cedo para estudar, ele sempre manteve uma ligação muito forte com sua terra natal. Foi daí que os autores tiveram a idéia de ir a Campo Alegre para incluir suas paisagens no livro. É também por esse motivo que a cidade recebeu destaque na obra.

“A Campo Alegre montanhosa, silenciosa, verdejante, adornada de cascatas de águas cristalinas, um pouco francesa e muito alemã, da festa do pinhão, [...] do clima ameno no verão e rigoroso no inverno, da argila pura do caulim, das fazendo do interior, da neblina nas estradas [...]”, conforme descreveu o professor doutor Valdir Vegini (UNIR) na contracapa do livro.

Nenevé declara que “escrever o livro sobre a terra Natal é uma forma de voltar ao passado, de abrir as janelas para lembranças, talvez para tanta coisa que gostaria de dizer de outro jeito em outros tempos”. Ele afirma que desejava fazer isso há muito tempo e que a amizade com Verônica Barreto ajudou a colocar o projeto em prática.“Vi que ela postava fotos muito lindas do interior de Rio Grande do Norte, do interior da Paraíba, do pôr do sol, entre outras. Um dia escrevi um poema para uma foto de palmeiras elegantes ao lado do caminho. Ela gostou. Então eu disse: Vamos fazer um livro de fotos e poemas? Ela topou. Eu falei então que ela teria que ir a Santa Catarina, bem no interior onde eu nasci, pois eu queria fotos de lá, de um lugarejo especial, Campo Alegre, até para homenagear meu pai que tinha falecido recentemente. Ela topou. E o livro saiu, Verônica é médica, mas grande amante da fotografia”, disse o professor.

Os autores pretendem lançá-lo em Porto Velho, no próximo dia 17 de dezembro. O projeto deu tão certo que eles receberam uma proposta para fazer um livro no mesmo formato sobre o Nordeste.


Lenha na Fogueira

Hoje, 2 de dezembro, é o Dia do Samba, o ritmo brasileiro por excelência. A data lembra o dia que Ary Barroso visitou a cidade de Salvador capital da Bahia pela primeira vez. A sugestão foi do Vereador baiano Luiz Monteiro da Costa.

********

Em Porto Velho a festa pelo Dia do Samba vai acontecer no próximo sábado dia 5, com a realização do Projeto Coordenado por membros da escola de samba Asfaltão “Samba Autoral”.

*********

É 12ª edição do Projeto vai acontecer na Tenda do Tigre à rua Jacy Paraná no bairro Nossa Senhora das Graças. Entre tantos compositores que solicitaram espaço para apresentar suas obras, destacamos:

********

Ernesto Melo já recuperado; Silvio Santos, Bainha, Reginaldo Macumba, Waldison Pinheiro, Mávilo Melo, Antônio Tavernard, Oscar Knigthz, Zé Baixinho, Torrado, Junior Fran e Rudney Prado.

*********

Tenho a impressão que no Brasil não existe um Projeto como o que a escola Asfaltão realiza. Basta lembrar que recentemente alguns sambistas de Manaus estiveram em Porto Velho e voltaram para sua cidade encantado com a produção dos nossos compositores de samba.

********

Não é porque é de Porto Velho não, é que nossa turma de compositores de samba é das melhores. Quer saber se o que estou escrevendo é verdade, sábado que vem dia 5, vai a Tenda do Tigre a partir das 15 horas.

********

É tudo samba inédito. O Waldison Pinheiro outro dia me disse, “esse projeto faz com que nós compositores, fiquemos espertos no quesito composição, pois nos instiga a sempre estar criando”.

********

É verdade! E tem mais, são composições muito bem elaboradas com músicas muito boas.

*********

O samba em Porto Velho ainda é o melhor da Região Norte. Sem sombra de dúvida, apesar da falta de incentivo de quem de direito.

********

Só quem valoriza os compositores de samba em se tratando de artista famoso, é o Zeca Pagodinho com o seu Quintal do Zeca que reúne em sua casa ou sítio em Xerem (RJ), compositores que participam da gravação de CDs e DVs. Cada um cantando uma de suas pérolas.

*******

Depois desse Projeto do Zeca, só existe o nosso “Samba Autoral”, só que o nosso não tem o apoio necessário.

*******

Se tivéssemos em Porto Velho uma entidade cultural oficial, séria, com certeza, algumas rodadas do Samba Autoral já estariam gravadas em CD.

********

Nossas obras só não se perdem, porque os sambistas pagodeiros selecionam durante o “Samba Autoral”, as melhores composições e passam a colocar nos repertórios de suas bandas.

********

No próximo sábado estão todos convidados a prestigiar a 12ª edição do Samba Autoral que vai acontecer na Tenda do Tigre.

********

Enquanto isso, o Beto Cezar em comemoração ao Dia do Samba vai realizar na próxima sexta feira dia 4, lá na sede do Ferroviário na avenida Sete de Setembro. Show com o grande sambista Carioca Marquinho Sathan.

********

Quer curtir o show do Marquinho Sathan é só ligar para a produção 9223-4450 ou 9915-6191 (whats). A outra grande atração dessa festa é nada-mais nada-menos que o Grupo Fala Sério.

********

Por falar em samba, a realização do “Não Deixe o Samba Morrer”, uma parceria da Fesec com a Funcultural e nossas escolas de samba foi bastante positiva.

********

As escolas mostraram que estão trabalhando para seus desfiles no carnaval de 2016. O destaque segundo alguns sambistas que marcaram presença no Parque dos Tanque (Eu não fui, estava em Serra Talhada), vai para a escola Império do Samba do Areal do Grupo de Acesso.

********

Não gostei quando soube que os Bois Bumbás se apresentaram no “Arrastão”, ao som de toadas dos Bois de Parintins! É muita falta de respeito para com a nossa cultura.



 

Revelando os Brasis
lança A Troca, em Candeias

Professor da UNIR e fotógrafa lançam livro  - Gente de Opinião
Cenas do filme que será exibido manhã em Candeias doe Jamari

Professor da UNIR e fotógrafa lançam livro  - Gente de Opinião
Joelma Silva Ferreira, a diretora de cinema moradora de Candeias do Jamari.

Há cerca de 45 anos, um grupo de irmãos pequenos decidiu trocar a irmã de oito meses por um papagaio na localidade de Araras, em Rondônia. A história foi contada pela vendedora Joelma Silva Ferreira, moradora de Candeias do Jamari, no estado rondoniense, e selecionada pela quinta edição do Revelando os Brasis.

A ficção será lançada nesta quinta feira dia 03 de dezembro, às 19 horas, na Praça Treze de Fevereiro, em Candeias do Jamari, Rondônia, como parte da programação do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis. 

Inaugurado em 22 de outubro, o Circuito Revelando os Brasis – Ano V percorrerá o país a primeira semana de dezembro. Divididos em duas rotas, dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção vão percorrer cerca de 25 mil quilômetros, realizando 20 sessões de cinema ao ar livre nos 20 pequenos municípios com até 20 mil habitantes onde as histórias foram gravadas e sessões nas 15 capitais dos estados participantes.

A história – No final dos anos 60, a família Moreno vivia em um barracão no meio do seringal. Certo dia, os pais saíram para a colheita da seringueira em mata fechada, deixando as crianças mais novas aos cuidados das mais velhas. Foi quando um grupo de indígenas passou pela casa e uma índia propôs à criançada trocar Antônia, a irmã mais nova de oito meses de idade, por um papagaio.

Apanhada pela inocência, a garotada achou a troca justa, pois a ave era adulta, verde e faladora. Quando os pais chegaram e souberam da troca comunicada com euforia pelas crianças, o desespero se apoderou da família que, numa luta contra o tempo, partiu para resgatar a menina.

Joelma ouviu o relato dos membros mais velhos da família do marido e decidiu adaptar o que aconteceu para uma ficção. “A partir desta história, quero contar outras principalmente envolvendo os antigos seringueiros que viviam dos seringais que ocupavam a região”, explica a autora.

A diretora – Pequena empreendedora informal, Joelma vende artigos de confecção. Além das atividades comerciais, a diretora cursa Letras Espanhol na Universidade Federal de Rondônia (Unir). A entrada na faculdade a despertou ainda mais para manifestações e atividades culturais como o teatro e a literatura. Integrou um dos grupos de artes cênicas da universidade cujas peças são baseadas em livros. Esta é a primeira vez que a autora envia uma história para o Concurso Nacional do Revelando os Brasis. “Através do projeto, quero revelar outros talentos da cidade. Espero que surjam outras histórias muito bonitas para se inscrever no Revelando. Só o fato de Candeias sair do anonimato já valeu”, comemora.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)