Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Professora Nazaré Silva vai assumir a Gerencia de Cultura da Secel


VALE DO GUAPORÉ

Inverno Amazônico em Costa Marques

Entre os dias 3, 4 e 5 de maio vai acontecer em Costa Marques cidade localizada à aproximadamente 700 Km de Porto Velho, o 3º Festival de Inverno Amazônico evento de esporte aquático com competição de natação, canoagem, esqui, caiaque, corrida de rabeta, voadeira, ciclismo e treathon, tudo isso no segmento esportivo.

A programação também conta com apresentações culturais com dança do maracatu que será apresentada pela comunidade do quilombo de Santa Fé, dança do carimbo pelo grupo de Costa Marques e danças folclóricas bolivianas que serão apresentadas por grupos que vêm no altiplano e a grande atração cultural da festa, Boi Bumbá Corre Campo de Porto Velho. Todos toda noite após as apresentações culturais, uma banda local anima o público até a madrugada com ritmos variados.

Luzia Penha a criadora do Festival, este em Porto Velho juntamente com o prefeito de Costa Marques Chico Território e recebeu do Superintende de Turismo Basílio Leandro Pereira de Oliveira a garantia do apoio logístico assim como conseguiu junto à deputada Epifania Barbosa emenda parlamentar que garante o suporte financeiro do evento. “Além dessas pessoas citadas, estamos correndo atrás dos empresários que tem empresa no eixo da BR 429 no sentido de também investirem no nosso Festival” disse Luzia.

A direção do bumbá Corre Campo já está providenciando a convocação da trupe que vai se apresentar no Festival de Inverno Amazônico de Costa que contará com 40 integrantes entre personagens e diretoria. “Levaremos nossos principais itens para a Princesinha do Vale do Guaporé”, disse a presidente Maria José – Dona Branca.


 
 

Acendeu uma luzinha lá no final do túnel, em relação à realização por parte do governo do estado, do Arraial Flor do Maracujá 2013.

 

**********

Professora Nazaré Silva vai assumir a Gerencia de Cultura da Secel  - Gente de OpiniãoAcontece que o governador convidou (e ela aceitou), a professora Nazaré Silva para assumir a Gerencia de Cultura da Secel em substituição à Bebel.

 

*********

O único “problema” é que a Bebel só pode deixar a pasta no final do mês de abril, quando começa a cumprir licença maternidade, pelo nascimento do Gabriel. Depois da licença maternidade a Bebel vai assumir um cargo relevante na prefeitura de Ariquemes.

 

********

O interessante era que até o inicio de fevereiro, estava tudo certo para a dançarina e coreografa Berenice Simão ex vice presidente da Fundação Iaripuna, assumir a Gerencia de Cultura no lugar da Tchândrica, ou melhor, Bebel.

 

********

Dizem as “matildes”, que já tinha até bifê contratado para servir o coquetel da posse da Berê e de repente, durante almoço em comemoração do aniversário do José Monteiro Coordenador dos Pontos de Cultura também por indicação do governador, a professora Nazaré profere discurso dizendo que foi convidada e aceitou assumir a Gerencia de Cultura da Secel. Menos mal.

 

*********

Sabem por que estamos torcendo para que a professora assuma o mais urgente possível a Gerencia de Cultura da Secel, é porque, por ela ser uma das idealizadoras do Arraial Flor do Maracujá, quem sabe consiga convencer o governador Confúcio Moura a realizá-lo.

 

 

Professora Nazaré Silva vai assumir a Gerencia de Cultura da Secel  - Gente de Opinião

*********

Ela a professora Nazaré, tem respaldo para conseguir isso, pois é muito considerada pelo governador e ainda por cima foi convidada por ele para assumir o cargo.

 

*********

Vamos ficar na torcida, pois acreditamos que um pedido da professora Nazaré o governador vai atender com todo prazer.

 

*********

Aliás, na Secel o único cargo cujo titular foi indicado pela secretária, foi o da Gerencia de Esportes, isso envolve a administração do estádio Aluizio Ferreira que está sob a administração do amigo Gino Serrati.

 

*********

No segmento cultural a secretária não conseguiu nomear ninguém por sua indicação. Basta lembrara que a Gerente Administrativa e Financeira Eloane, a Gerente de Cultura Bebel e depois a Nazaré Silva, o Coordenador dos Pontos de Cultura José Monteiro foram nomeados diretamente pelo governador Confúcio Moura.

 

*********

Quer dizer, está provado que o governador nomeou a secretária Mara Alves para realmente tirar o esporte da UTI como ela mesma falou em entrevista a esse colunista, assim que assumiu a Secel: “O governador pediu que eu tirasse o esporte da UTI”.

 

 

Professora Nazaré Silva vai assumir a Gerencia de Cultura da Secel  - Gente de Opinião

*********

Agora com o quadro da cultura completo, quem sabe o governador seja convencido de que o Flor do Maracujá é um evento que leva o nome do estado para todo o Brasil e para mais de cem países.

 

********

Gente de Opinião Gente de Opinião

Tem um detalhe, se pelo menos o governo do estado garantir a estrutura de sonorização, arquibancada, camarotes e iluminação da festa, a Federon faz o resto, ou seja, garante a apresentação dos grupos folclóricos!

 

*********

 

Se nada disso for possível então a Federon vai ter que correr contra o tempo, para conseguir patrocínio para montar o seu arraial que não precisa necessariamente, se chamar Flor do Maracujá.

 

***********

Se eu pudesse interferir nas decisões da diretoria da Federon, criaria a “Feira Cultural, Comercial e Industrial de Porto Velho”, nos moldes da Expovel só que no curral quem estaria se apresentando eram os grupos de Quadrilhas e os Bois Bumbás.

 

**********

Não teria Rodeio, mas, teria dança de Quadrilha e Boi Bumbá e no meio das barracas de comidas típicas, restaurantes, pizzaria e churrascarias.

 

*********

No meio da tenda de artesanatos, stands de grandes empresas revendedoras de máquinas agrícolas, carros e de lojas de bijuterias etc.

 

*********

No meio do parque de diversão, show musicais com artistas de renome nacional, que pode ser Dupla Sertaneja ou quem sabe do Michel Teló e outros cantores que estão na crista da onda.

 

********

É só colocar a cuca pra funcionar, conseguir os patrocínios necessários para a montagem da estrutura que o negócio vai.

 

*********

Precisamos nos desatrelar da dependência exclusiva do governo. Precisamos promover nossos eventos. Promover, dirigir e coordenar.

 

*********

Com certeza, quando o governo sentir que o evento vai ser sucesso, vai correr para colocar seu nome em destaque no cartaz, aí é a hora de dizermos, para o senhor colocar o seu nome aqui, custa tanto. É uma questão de marketing!

 

*********

 

Antes de terminar, a pedida de hoje é a Seresta Cultural comanda pelo irreverente Heitor Almeida a pertir das 20h00 no Mercado Cultural.

 

Gente de Opinião

********

Professora Nazaré Silva a salvação do Flor do Maracujá!

 Professora Nazaré Silva vai assumir a Gerencia de Cultura da Secel  - Gente de Opinião
 


Professora Nazaré Silva vai assumir a Gerencia de Cultura da Secel  - Gente de Opinião

DUELO NA FRONTEIRA

Prefeitura busca solução para oficina dos bois

A audiência é para dirimir a polêmica entre os desportistas e os folcloristas de Guajará Mirim quanto o local da construção

O Secretário da Semcet, Ariel Argobe, e a Assessora de Gabinete da Sempla, Fabíola Ocampo, estiveram em audiência, terça feira 19, no Gabinete da Superintendência de Turismo e no Deosp, para tratar sobre o impasse que impede a construção das oficinas dos Bois-Bumbás Flor do Campo e Malhadinho.

O objetivo da visita dos representantes da Prefeitura de Guajará-Mirim em Porto Velho é marcar uma audiência pública, com a presença de autoridades do Deosp, Semcet e Setur, na Pérola do Mamoré, para resolver em definitivo o local onde serão construídas as oficinas de arte dos bumbás de Guajará.

A polêmica entre representantes dos bois-bumbás e o segmento esportivo, particularmente do futebol, se instalou quando foi anunciado o local para construção das oficinas de arte para atender ao Flor do Campo e ao Malhadinho que, tudo indica, serão erguidas em terreno do Estádio João Saldanha, localizado pela Ciclo Via, já doado formalmente às associações culturais.

A queda de braço entre a cultura e o esporte deverá ser resolvida nesta audiência, uma vez que já se encontra destinada emenda parlamentar federal de dois milhões e duzentos mil reais para construção das Oficinas Culturais, dinheiro que Guajará não pode perder, faltando apenas se definir o local da construção para, assim, a Prefeitura e o Governo de Rondônia correrem com os papeis que autorizam a construção dos barracões.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)