Sábado, 20 de maio de 2017 - 07h51
A prefeitura de Porto Velho através da SEMDESTUR, realiza amanhã domingo 21, mais uma edição do Projeto “É São João no Mercado Cultural”.
De acordo com o secretário de turismo da municipalidade Júlio César a programação tem como objetivo chamar a atenção dos turistas que visitam Porto Velho nos finais de semana, para a diversidade cultural da capital de Rondônia. “Todos os domingos até o mês de agosto, estaremos promovendo encontros de grupos folclóricos de Quadrilha, Boi Bumbá e danças típicas”, disse Júlio.
A atividade começou domingo passado com os espetáculos dos grupos de Yaporanga e Watycu Mayakan que apesar de ser o primeiro evento e ainda por cima com pouca divulgação, levou um público considerável ao Calçadão Manelão. “Realmente o público nos surpreendeu”, declarou a idealizadora do Projeto e administradora do Mercado Cultura Mary Cianne.
Comidas Típicas
Os que forem prestigiar as apresentações dos grupos, terão a oportunidade de degustar nas barracas montadas no Calçadão Manelão diversos pratos com iguarias regionais como Tacacá, Galinha Picante, Vatapá, Mungunzá, Bolo de Macaxeira, de Milho além de bebidas típicas das festas juninas.
Programação
A Quadrilha Rádio Farol (adulta e mirim) será a principal atração na tarde/noite de amanhã domingo. Completando a programação os grupos Yaporana e Watyicu Mayacan voltam a se apresentar. O show começa as 18 horas.
Lenha na Fogueira
Após um bocado de disse-me-disses e até ameaça de exoneração entre outros entreveros, que terminou sobrando inclusive para este humilde colunista.
********
Graças a intervenção do Dr. Héverton Aguiar junto ao ex senador Expedito Júnior e ao prefeito Hildon Chaves a prefeitura de Porto Velho, via Funcultural resolveu bater o martelo sobre a questão de recursos para os grupos folclóricos preparem suas indumentárias, para se apresentar na 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
*******
Quarta feira conforme noticiamos, os quadrilheiros foram convocados para reunião na Federon cuja pauta era: “O Flpor do Maracujá será apenas Mostra ou terá o Concurso?”. Para surpresa de todos quando o presidente Fernando Rocha chegou a sede da entidade disse que estava chegando de uma reunião convocada com urgência pelo senador Expedito Júnior que pediu para levar aos grupos a mensagem de que o problema do recurso para os grupos seria resolvido de ordem do prefeito, na manhã de sexta feira em reunião com a presidência da Funcultural.
******
Realmente ontem sexta feira com a presença do presidente Ocampo Fernandes, de um outro representante da Funcultural cujo nome não quero lembrar, do senador Expedito Júnior, Fernando Rocha e Severino Castro pela Federon ficou acetado que a Federon receberá recursos para repassar aos grupos folclóricos.
*******
Assim que o martelo foi batido, Expedito Júnior ligou para este humilde colunista e agradeceu: “Zekatraca, você é um dos responsáveis por tudo que aconteceu na reunião de hoje na Funcultural, pois, graças a você, o Dr. Héverton Aguiar ligou pra mim e para o prefeito solicitando providências, o que foi feito. Acabamos de fechar o patrocínio necessário, para que os grupos possam se apresentar condignamente no Flor do Maracujá. Obrigado Zé”, disse Expedito.
*******
Na carona dessa negociação a Federon ganhou o show do Grupo de Forró Fala Mansa, aí o “gordinho” ficou rindo, com certeza pensando, “Ganhei daquele colunista babaca”. Independente de picuinhas, parabenizo todos que de uma maneira ou de outra, trabalharam em prol da melhor apresentação dos grupos folclóricos no Flor do Maracujá deste ano.
*******
Se Deus quiser, na próxima semana, mais patrocinadores estarão aderindo ao Flor do Maracujá Aqui entra o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia -ALE deputado Maurão de Carvalho que também está se empenhando junto com o Chefe da Casa Civil do governo estadual Emerson Castro e o Superintendente da Sejucel Rodnei Paes, no sentido de conseguir o complemento financeiro para os grupos folclóricos filiados à Federon.
*******
É assim que se faz, todos juntos em prol de uma única causa. No caso, a beleza plástica das apresentações dos grupos folclóricos no Arraial Flor do Maracujá.
*******
Ficou acordado na reunião de ontem na Funcultural, que o Lançamento do Arraial Flor do Maracujá será realizado no próximo sábado dia 27, na Cidade da Cultura (parque dosTanques) durante coquetel que será oferecido a imprensa de Rondônia e autoridades.
*******
Segunda feira dia 22, a Federon reúne os dirigentes dos grupos filiados para discutir a data do início das apresentações, de antemão está reservado o dia 21 de junho e agora, com o encerramento no dia 3 de julho, com o show do grupo Fala Mansa. Valeu “gordinho” desesperado!
Exposição Já fui Floresta abre Amazônia das Artes
Sesc Amazônia das Artes em 2017 comemora 10 anos de realização. Este ano, a Mostra irá promover espetáculos de dança, teatro, música, literatura, cinema e artes visuais, um intercâmbio de atividades culturais que será promovido nos estados que compõem a Amazônia Legal e no Piauí. A programação inicia no dia 20 de maio com a exposição fotográfica “Já fui Floresta” do artista Campo-Grandense, José Medeiros. A mostra ficará exposta no período de 20 a 30 de julho, com horário para visitação das 9h às 16h, na galeria do Sesc Centro, localizada na av. Presidente Dutra, no Centro da cidade.
A exposição surgiu quando José Medeiros ainda trabalhava para uma revista no Mato Grosso do Sul, onde fazia fotorreportagem sobre os índios Guranis no Parque Indígena do Médio do Xingu, lá o artista redescobriu um universo rico e complexo dos índios Ikpeng. Uma oportunidade que Medeiros adquiriu para trabalhar onde a vida indígena era o enquadro perfeito para suas fotos e em contrapartida o mestre repassa seus conhecimentos em sua trajetória fotográfica aos seus novos alunos. Assim, não somente ensina os índios a fotografar, como defende os direitos com a valorização de atributos simbólicos ligados à própria imagem do índio e às raízes de sua cultura. Medeiros procura indagar sobre a cultura indígena e o lugar que lhe cabe na sociedade contemporânea.
A exposição “Já fui Floresta” por países como Portugal, ganhou três prêmios, um do Instituto Internacional de Fotografia, em São Paulo e o outro no 10° Leica-Fotografe, o artista também foi premiado por trabalhos como ‘O Pantanal de José Medeiros’, um projeto que retrata 11 anos de pesquisa fotográfica focada na vivência do homem no Pantanal. José Medeiros nasceu em Campo Grande, mas, mora em Cuiabá desde 1996. Já trabalhou no Diário de Cuiabá, Diário da Serra, e na Folha de São Paulo como freelancer. Seus projetos englobam trabalhos com indígenas e também no Pantanal do Mato Grosso.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando