Terça-feira, 6 de janeiro de 2015 - 05h05
Os compositores de samba que residem em Porto Velho, se encontraram na tarde do último sábado dia 03, na calçada do Bar do Calixto e participaram do “Projeto Samba Autoral” coordenado pela Walber do Bandolim, Reginaldo Makumba e integrantes da diretoria da escola de samba Asfaltão.
O encontro começou por volta das 14h00, com a turma cantando sambas de compositores consagrados no cenário musical brasileiro como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Adalto Magalha e tantos outros. “As obras desses autores estão servindo de pré show para a produção musical os nossos compositores”, disse o mestre cerimônia do evento Reginaldo Makumba.
O Projeto Samba Autoral realmente iniciou as 16h00, com a apresentação do compositor Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha que apresentou dois sambas de “Partido Alto” e prosseguiu com a apresentação do Silvio Santos, Torrado, Waldison Pinheiro, Beto Cezar, Makumbinha, Walber do Bandolim e Cristóvão Nascimento entre outros. Cada compositor foi orientado pela coordenação, a apresentar no máximo três composições o que foi obedecido religiosamente.
O que observamos foi que a produção de samba autoral em Porto Velho vai muito bem obrigado, pois, em aproximadamente duas horas, mais de 25 sambas foram apresentados ao público que prestigiou em grande quantidade o encontro. Os sambistas com maior tempo de estrada como foi o caso do Silvio, Bainha e Torrado ao lado de jovens compositores como Waldison, Reginaldo, As Pastoras e o Walber. “Isso porque não compareceu o Mávilo, Ernesto Melo, Lamaisson, Hudson Mamede Marquinho do Cavaco e mais alguns”.
O cinegrafista João Luiz Kerd’s registrou todas as apresentações. “Em breve mostrarei o vídeo desse maravilhoso encontro”, disse João.
A banda base contou com os músicos Walber (cavaco), Cristóvão (banjo), Nilson (violão), Zigo (surdo), Jorginho (tamborim) Danilo (percussão), participação especial, Walci do Cavaco e Padoca e das Pastoras do Asfaltão (Silvia, Vanilce, Vilma, Leia, Cristina).
O próximo encontro de acordo com o Walber do Bandolim vai acontecer “daqui a 30 dias no mesmo local e horário”.
Lenha na Fogueira
De acordo com noticiais oriundas da Funcultural de Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif fez publicar no Diário Oficial do Município, Decreto que regulamenta do carnaval de Porto Velho em 2015.
*********
O Ato está no Diário do dia 30 de dezembro, o que quer dizer, que o Bloco Mistura Fina desfilou dentro dos conformes. Foi por isso que os foliões do Mistura contaram com o apoio da Policia Militar de Rondônia que acompanhou o bloco fechando as ruas para que os foliões passassem.
********
A prefeitura colocou através da Funcultural inclusive banheiros químicos para os foliões fazerem suas necessidades fisiológicas.
*********
Tá vendo aí Edson Caúla. O Galo já pode ensaiar sem problema nenhum. O Decreto já foi publicado o que quer dizer, que em Porto Velho já é carnaval.
********
Enquanto isso, o barranco do rio Madeira em Frente aos armazéns da Estrada de Ferro Madeira Mamoré continua desmoronando. O museólogo Antônio Ocampo, passa o dia controlando as ações do Rio Madeira e contando as carradas de pedras que a prefeitura está pagando para conter o avenço do desbarrancamento.
********
Ontem de manhã, aconteceu uma reunião com a presença de representantes do Exército, Funcultural de Porto Velho, Setur e Iphan. Na reunião trataram da retirada do acervo da EFMM que está no Museu para o prédio do relógio.
*********
Aqui é assim, sempre se trabalha o paliativo, nada é definitivo. A cheia do Rio Madeira está completando UM ANO e só agora é que estão se reunindo para marcar a reunião para decidir se vão tirar ou não, o acervo do Museu da Estrada de Ferro.
********
Ora meus amigos, esse acervo já deveria ter passado por várias sessões de limpeza, pois muitas peças ainda estão cobertas de lama. Será que é para preservar, sabemos que o barro tem essa capacidade.
********
De qualquer maneira, pelo menos estão dizendo que estão se preocupando com o nosso patrimônio histórico. Por falar nisso, será que as peças que estão no prédio do relógio desde a cheia do ano passado, já foram catalogadas?
*******
Num momento de êxtase, ouvi uma autoridade dizer que vai construir vinte quilometro de contensão. Quer dizer, as águas do Madeira não vão conseguir invadir a cidade e outras localidades por uma extensão de 20 KM. É sonho!
********
Se os senhores querem realmente salvar nosso patrimônio histórico da fúria do banzeiro do rio Madeira! Porque não constroem a contensão pelo menos do Porto da ENARO até a CAERD na Vila de Santo Antônio?
********
E o Parque das Águas como é que está. Vai ou não ser construído?
*******
Na minha visão “irresponsável”, creio que os técnicos que pesquisaram e realizaram o Projeto das zuzinas do madeira, sabiam e sabem que parte do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré vai desaparecer ou ser levado pela correnteza provocada com a abertura das comportas.
********
Não adiante fazer 20 KM de aterro. Essa contenção só dará certo, se for em concreto e de boa espessura (tipo dez metros) com a altura de 20 metros. Se não for assim “pode tirar o cabelo da venta” que não se vai a lugar nenhum. Aliás, vamos ver tudo indo de madeira abaixo junto com São Carlos e o resto das localidades ribeirinhas.
********
Sei que os que participaram da reunião têm boa vontade, mas, é preciso que essa boa vontade tenha os pés firmes no chão, se não atola na areia que está assolando o Rio Madeira.
********
Chega de promessa, temos que meter a mão na massa e realizar. Quem vive de sonho é jogador de baralho.
*********
Você sabe onde estão as pedras que colocaram para conter o desbarrancamento do bairro Triângulo?
Globo omitiu desprezo de Roberto a Tim Maia
O primeiro capítulo da minissérie Tim Maia - Vale o que Vier, que troca cenas de desprezo de Roberto Carlos ao ex-colega em início de carreira por depoimentos positivos, que mostram o "Rei" como herói, está fora do ar no site da Globo.
A primeira parte de Tim Maia - Vale o que Vier havia sido publicada no site da Globo imediatamente após a exibição na TV, na madrugada de sexta-feira. Ficou o dia inteiro na internet e teve 1.406 acessos. No sábado, após o Notícias da TV revelar que a edição da minissérie, a partir do filme Tim Maia (2014), tinha omitido a humilhação de Roberto Carlos, o vídeo já estava fora do ar.
Procurada, a Globo respondeu que o vídeo foi retirado porque era uma ação promocional e não ficaria permanentemente no ar;
Roberto Carlos: de vilão a herói
Uma sequência do filme em que Roberto despreza e humilha Tim Maia, entregando-lhe botas usadas e dinheiro amassado, foi trocada na minissérie por depoimentos de Nelson Motta, autor da biografia que originou o longa, e do próprio cantor. Na versão exibida pela Globo, o jornalista contradiz seu próprio livro e afirma que Roberto fez o que pôde para ajudar Tim. Já Roberto conta que indicou o futuro soulman brasileiro a uma gravadora.
"'Tim, vou te apresentar à CBS. Vou arrumar para você gravar lá. Fique tranquilo'. E a Nice [Cleonice Rossi, primeira mulher de Roberto Carlos] virou e disse assim: 'Ajuda ele'. E ele sempre achou na vida dele que eu tinha feito isso porque a Nice tinha feito esse pedido e não foi, foi uma iniciativa realmente minha", disse Roberto Carlos na minissérie.
A Globo afirma que a minissérie não é uma reexibição do filme: "Qualquer obra audiovisual segue critérios artísticos. O episódio mostrou Tim tentando sem sucesso falar com Roberto Carlos ao voltar dos Estados Unidos, em situações diferentes. O contexto foi mais detalhado nas entrevistas de Erasmo Carlos, Nelson Motta, Fábio e do próprio Roberto".
(Fonte UOL)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando