Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Projeto Samba Autoral em Porto Velho


Os compositores de samba que residem em Porto Velho, se encontraram na tarde do último sábado dia 03, na calçada do Bar do Calixto e participaram do “Projeto Samba Autoral” coordenado pela Walber do Bandolim, Reginaldo Makumba e integrantes da diretoria da escola de samba Asfaltão.Projeto Samba Autoral em Porto Velho - Gente de Opinião

O encontro começou por volta das 14h00, com a turma cantando sambas de compositores consagrados no cenário musical brasileiro como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Adalto Magalha e tantos outros. “As obras desses autores estão servindo de pré show para a produção musical os nossos compositores”, disse o mestre cerimônia do evento Reginaldo Makumba.

O Projeto Samba Autoral realmente iniciou as 16h00, com a apresentação do compositor Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha que apresentou dois sambas de “Partido Alto” e prosseguiu com a apresentação do Silvio Santos, Torrado, Waldison Pinheiro, Beto Cezar, Makumbinha, Walber do Bandolim e Cristóvão Nascimento entre outros. Cada compositor foi orientado pela coordenação, a apresentar no máximo três composições o que foi obedecido religiosamente.

O que observamos foi que a produção de samba autoral em Porto Velho vai muito bem obrigado, pois, em aproximadamente duas horas, mais de 25 sambas foram apresentados ao público que prestigiou em grande quantidade o encontro. Os sambistas com maior tempo de estrada como foi o caso do Silvio, Bainha e Torrado ao lado de jovens compositores como Waldison, Reginaldo, As Pastoras e o Walber. “Isso porque não compareceu o Mávilo, Ernesto Melo,  Lamaisson, Hudson Mamede Marquinho do Cavaco e mais alguns”.

O cinegrafista João Luiz Kerd’s registrou todas as apresentações. “Em breve mostrarei o vídeo desse maravilhoso encontro”, disse João.

A banda base contou com os músicos Walber (cavaco), Cristóvão (banjo), Nilson (violão), Zigo (surdo), Jorginho (tamborim) Danilo (percussão), participação especial, Walci do Cavaco e Padoca e das Pastoras do Asfaltão (Silvia, Vanilce, Vilma, Leia, Cristina).

O próximo encontro  de acordo com o Walber do Bandolim vai acontecer “daqui a 30 dias no mesmo local e horário”.


 


Lenha na Fogueira

De acordo com noticiais oriundas da Funcultural de Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif fez publicar no Diário Oficial do Município, Decreto que regulamenta do carnaval de Porto Velho em 2015.

*********

O Ato está no Diário do dia 30 de dezembro, o que quer dizer, que o Bloco Mistura Fina desfilou dentro dos conformes. Foi por isso que os foliões do Mistura contaram com o apoio da Policia Militar de Rondônia que acompanhou o bloco fechando as ruas para que os foliões passassem.

********

A prefeitura colocou através da Funcultural inclusive banheiros químicos para os foliões fazerem suas necessidades fisiológicas.

*********

Tá vendo aí Edson Caúla. O Galo já pode ensaiar sem problema nenhum. O Decreto já foi publicado o que quer dizer, que em Porto Velho já é carnaval.

********

Enquanto isso, o barranco do rio Madeira em Frente aos armazéns da Estrada de Ferro Madeira Mamoré continua desmoronando. O museólogo Antônio Ocampo, passa o dia controlando as ações do Rio Madeira e contando as carradas de pedras que a prefeitura está pagando para conter o avenço do desbarrancamento.

********

Ontem de manhã, aconteceu uma reunião com a presença de representantes do Exército, Funcultural de Porto Velho, Setur e Iphan. Na reunião trataram da retirada do acervo da EFMM que está no Museu para o prédio do relógio.

*********

 Aqui é assim, sempre se trabalha o paliativo, nada é definitivo. A cheia do Rio Madeira está completando UM ANO e só agora é que estão se reunindo para marcar a reunião para decidir se vão tirar  ou não, o acervo do Museu da Estrada de Ferro.

********

Ora meus amigos, esse acervo já deveria ter passado por várias sessões de limpeza, pois muitas peças ainda estão cobertas de lama. Será que é para preservar, sabemos que o barro tem essa capacidade.

********

De qualquer maneira, pelo menos estão dizendo que estão se preocupando com o nosso patrimônio histórico. Por falar nisso, será que as peças que estão no prédio do relógio desde a cheia do ano passado, já foram catalogadas?

*******

Num momento de êxtase, ouvi uma autoridade dizer que vai construir vinte quilometro de contensão. Quer dizer, as águas do Madeira não vão conseguir invadir a cidade e outras localidades por uma extensão de 20 KM. É sonho!

********

Se os senhores querem realmente salvar nosso patrimônio histórico da fúria do banzeiro do rio Madeira! Porque não constroem a contensão pelo menos do Porto da ENARO até a CAERD na Vila de Santo Antônio?

********

E o Parque das Águas como é que está. Vai ou não ser construído?

*******

Na minha visão “irresponsável”, creio que os técnicos que pesquisaram e realizaram o Projeto das zuzinas do madeira, sabiam e sabem que parte do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré vai desaparecer ou ser levado pela correnteza provocada com a abertura das comportas.

********

Não adiante fazer 20 KM de aterro. Essa contenção só dará certo, se for em concreto e de boa espessura (tipo dez metros) com a altura de 20 metros. Se não for assim “pode tirar o cabelo da venta” que não se vai a lugar nenhum. Aliás, vamos ver tudo indo de madeira abaixo junto com São Carlos e o resto das localidades ribeirinhas.

********

Sei que os que participaram da reunião têm boa vontade, mas, é preciso que essa boa vontade tenha os pés firmes no chão, se não atola na areia que está assolando o Rio Madeira.

********

Chega de promessa, temos que meter a mão na massa e realizar. Quem vive de sonho é jogador de baralho.

*********

Você sabe onde estão as pedras que colocaram para conter o desbarrancamento do bairro Triângulo?
 


Globo omitiu desprezo de Roberto a Tim Maia

O primeiro capítulo da minissérie Tim Maia - Vale o que Vier, que troca cenas de desprezo de Roberto Carlos ao ex-colega em início de carreira por depoimentos positivos, que mostram o "Rei" como herói, está fora do ar no site da Globo.

A primeira parte de Tim Maia - Vale o que Vier havia sido publicada no site da Globo imediatamente após a exibição na TV, na madrugada de sexta-feira. Ficou o dia inteiro na internet e teve 1.406 acessos. No sábado, após o Notícias da TV revelar que a edição da minissérie, a partir do filme Tim Maia (2014), tinha omitido a humilhação de Roberto Carlos, o vídeo já estava fora do ar.

Procurada, a Globo respondeu que o vídeo foi retirado porque era uma ação promocional e não ficaria permanentemente no ar;

 Roberto Carlos: de vilão a herói

Uma sequência do filme em que Roberto despreza e humilha Tim Maia, entregando-lhe botas usadas e dinheiro amassado, foi trocada na minissérie por depoimentos de Nelson Motta, autor da biografia que originou o longa, e do próprio cantor. Na versão exibida pela Globo, o jornalista contradiz seu próprio livro e afirma que Roberto fez o que pôde para ajudar Tim. Já Roberto conta que indicou o futuro soulman brasileiro a uma gravadora.

"'Tim, vou te apresentar à CBS. Vou arrumar para você gravar lá. Fique tranquilo'. E a Nice [Cleonice Rossi, primeira mulher de Roberto Carlos] virou e disse assim: 'Ajuda ele'. E ele sempre achou na vida dele que eu tinha feito isso porque a Nice tinha feito esse pedido e não foi, foi uma iniciativa realmente minha", disse Roberto Carlos na minissérie.

A Globo afirma que a minissérie não é uma reexibição do filme: "Qualquer obra audiovisual segue critérios artísticos. O episódio mostrou Tim tentando sem sucesso falar com Roberto Carlos ao voltar dos Estados Unidos, em situações diferentes. O contexto foi mais detalhado nas entrevistas de Erasmo Carlos, Nelson Motta, Fábio e do próprio Roberto".

(Fonte UOL)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)