Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Quadrilha de Ji Paraná disputa eliminatória no Flor do Maracujá - Arraial Flor do Maracujá em fase final de montagem


Quadrilha de Ji Paraná disputa  eliminatória no Flor do Maracujá - Arraial Flor do Maracujá  em fase final de montagem - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira 

Quando o bar do Casemiro ou Capivara, ainda funcionava, principalmente aos sábados, sempre chegava um senhor, que tratava todo mundo como “Cabo Ramos” e esse parceiro, que também era saxofonista da Banda de Música da Guarda Territorial – Nossa querida ‘Furiosa’, já meio truviscado, após ser agraciado com uma dose, comentava:

*********

“MEU SENHOR, O NEGÓCIO É CONVERSAR COM QUEM SABE E BEBER COM QUEM PAGA”. Até hoje, uso esse dito quando quero agradecer uma pessoa que me prestou um favor.

***********

Não existe nada mais correto, que consultar as pessoas mais sábias, quando não conhecemos determinado assunto, serviço ou missão.

**********

A falta de comunicação pode causar transtornos irreparáveis. Quero chamar a atenção para o que esta acontecendo na montagem da estrutura do Arraial Flor do Maracujá,

**********

Acontece que por falta de humildade, o que está previsto para ser o melhor dos últimos tempos, pode se transformar no maior fracasso de uma administração cultural em nosso estado.

**********

A coordenação responsável pela montagem da estrutura do Arraial Flor do Maracujá,  em especial da Arena de apresentação, que conta com montagem de arquibancada, camarote, sonorização, iluminação e em especial o palco.

**********

Está agindo como se fora uma criança ‘emburrada’. Já não bastasse ter contratado arquibancadas que não vão abrigar nem 3 Mil pessoas sentadas! Bateu o pé e até disse que não mudaria nem que a ‘Vaca tussa’

**********

A posição da montagem do Palco. Vejam amigos leitores, se realmente a Coordenação do Arraial não atender a solicitação da direção dos grupos folclóricos via Federon, para montar o palco no MEIO do espaço entre a arquibancada do lado direito com a do lado esquerdo.

************

Esse espaço tem aproximadamente 45 metros. O palco tem 14 Metros, a Federon quer que a Sejucel instale o palco no meio desse espaço e aí sobrariam 15 metros para o lado direito e 15 metros para o lado esquerdo.

**********   

Esses espaços de 15 metros cada um, será utilizado para entrada e saída dos grupos e suas alegorias. Os grupos sempre entraram pelo lado esquerdo e saíram pelo lado direito do palco.

**********

Este ano a Sejucel mandou a empresa montar o palco, colado à arquibancada do lado esquerdo, é bem coladinho mesmo e deixou apenas um espaço para os grupos entrarem e saírem.

***********

Já pensou no transtorno que isso pode provocar, pois, o grupo que acaba de se apresentar, pelo Regulamento, tem 15 minutos para retirar suas alegorias e cenários do “Curral de Dança”, enquanto o Grupo que vai começar a se apresentar, tem justamente esses 15 minutos, para montar suas alegorias e cenários.

**********

Se a equipe da Sejucel tivesse conversado com quem realmente sabe das necessidades dos grupos folclóricos, com certeza esse estresse não estaria acontecendo.

 

***********

Estresse, porque apesar de não querer divulgar, o que pode realmente acontecer, com o Flor do Maracujá deste ano.

***********

Em respeito aos leitores tenho que divulgar. Acompanhando os comentários no grupo de watts app da Federon durante a tarde de ontem. Os grupos folclóricos (maioria), estavam comentando que se a Sejucel insistir em não mudar a posição do Palco.

**********

Eles (grupo folclóricos) não vão entrar pra dançar no Flor do Maracujá. E aí?

**********

Apesar de não gostar de dar pitaco na decisão de outrem, tenho que concordar com o dirigentes dos grupos folclóricos.

**********

Do jeito que o palco estava sendo montado (ontem, até antes de fechar essa coluna), fica difícil controlar a saída de um e a entrada de outro grupo, pela mesma PORTA.

**********

MEU SENHOR, É CONVERSAR COM  QUEM SABE E BEBER COM QUEM PAGA!


Quadrilha de Ji Paraná disputa  eliminatória no Flor do Maracujá - Arraial Flor do Maracujá  em fase final de montagem - Gente de Opinião


Arraial Flor do Maracujá em fase final de montagem 

A 38ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, está com seu palco praticamente montado, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), onde a partir da próxima sexta feira dia 26, vai acontecer o Arraial Flor do Maracujá. A montagem das tendas, barracas, parque de diversão, arquibancadas, camarotes e palco esta na fase final.

A equipe de artesãos e artesãs comandada pela dona Lili, começou a decoração com motivos juninos, com muitas bandeirolas, balões e outros babados próprios do estilo da festa Flor do Maracujá, na manhã de ontem (terça feira). “Estamos trabalhando com uma equipe de 20 artesãos e 20 reeducando na decoração desse Arraial”, disse Lili.

Este ano, os chamados ambulantes, aqueles que comercializam as verdadeiras iguarias das festas juninas como pamonha, milho cozido, bolo de macaxeira, canjica, curau, mingau de diversos sabores, vatapá, galinha picante, tacaca, pipoca, banana frita, churrasquinho entre outras, montarão seus negócios embaixo de tendas, antes eram utilizadas as barraquinhas montadas pela distribuidora de cerveja, vencedora da exclusividade do Arraial. Outras 15 barracas serão destinadas a instalações dos chamados restaurantes, onde o prato principal é a picanha mais que servem também pato no tucupi, galinha caipira e até peixe assado na brasa.

Com novo Layout a estrutura do Flor do Maracujá deste ano, está causando polemica entre os grupos folclóricos e a equipe da Sejucel no que diz respeito à montagem do palco. “De inicio o palco seria” montado na parte da arena que dar para a praça de alimentação, ontem 23, por recomendação dos técnicos responsáveis pela instalação da energia elétrica no espaço, a montagem do palco voltou para a posição antiga, ou seja, pro lado da sede da Federon. Acontece que a coordenação mandou a empresa montar o palco colocado à arquibancada e com isso, além do palco ficar de lado, a entrada e saída dos grupos, será por um mesmo espaço, o que pode causar transtorno, pois, cada grupo tem 15 minutos para tirar suas alegorias da arena após sua apresentação e o grupo que vai iniciar a dançar, também só tem 15 minutos, após a saída do grupo que estava dançando, para montar sua estrutura. “Gostaria que a coordenação nos ouvisse para saber das nossas necessidades”, disse o presidente Fernando Rocha.

Tirando esse impasse, que deve ser resolvido até quinta feira (amanhã), o Flor do Maracujá vai de vento em popa.


Quadrilha de Ji Paraná disputa  eliminatória no Flor do Maracujá - Arraial Flor do Maracujá  em fase final de montagem - Gente de Opinião


ARRAIAL

Quadrilha de Ji Paraná disputa eliminatória no Flor do Maracujá 

A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer no Arraial Flor do Maracujá entre os dias 26 de julho e r4 de agosto, este ano vai apresentar durante o concurso de Eliminatória, a quadrilha “Brotinhos da Roça”, que vem do município de Ji Paraná e tem como responsável o folclorista Andrey. O Flor do Maracujá já recebeu grupos folclóricos de outros municípios de Rondônia. “Basta lembrar que a quadrilha junina Unidos do Palheiral que há alguns anos se apresenta na Mostra, é do município de Candeias do Jamari”, disse o folclorista João Alves considerado grande conhecedor da dança no estado de Rondônia. Joãozinho lembra também que já participaram do maior Arraial da Região Norte, porém, como convidadas quadrilhas de Jaru e de Ariquemes. Os grupos de Bois Bumbás “Fogo Azul” e “Marupiara” de Humaitá (AM), assim como um grupo de dança de toadas de Nova Mamoré já se apresentaram no Flor do Maracujá. Quando o Duelo na Fronteira acontecia os grupos de bois Flor do Campo e Malhadinho por várias vezes trouxeram alguns itens para divulgar o evento da Pérola do Mamoré durante o Flor do Maracujá. Quero deixar bem claro, que a Federon é estadual, então se qualquer grupo folclórico de qualquer município de Rondônia quiser participar das eliminatórias do Flor, é só se filiar à Federon”, disse o presidente Fernando Rocha.  

A junina Brotinhos da Roça é a responsável pela abertura do 38º Arraial Flor do Maracujá e vai se apresentar a partir das 20h50, abrindo o concurso de Eliminatória sexta feira dia 26.

Quadrilha de Ji Paraná disputa  eliminatória no Flor do Maracujá - Arraial Flor do Maracujá  em fase final de montagem - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)