Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Quinta feira Santa – Crisma e Lava Pés


Quinta feira Santa – Crisma e Lava Pés - Gente de Opinião

A programação litúrgica desta Quinta Feira Santa 17, começa as 8h00, com a celebração na Catedral do Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho, da Missa do Crisma, quando todos os padres renovam os votos sacerdotais diante do Arcebispo Esmeraldo Barreto de Farias. O outro momento da liturgia acontece com a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo. “Ó Deus, Pai de toda consolação, que pelo Vosso Filho quisestes curar os males dos enfermos, atendei à oração de nossa : enviai do céu o Vosso Espírito Santo Parácliro sobre este óleo generoso, que por Vossa bondade a Oliveira nos fornece para alívio do corpo, a fim de que pela Vossa santa + bênção, seja para todos que com ele forem ungidos, proteção do corpo, da alma e do espírito, libertando-os de toda dor, toda fraqueza e enfermidade. Dignai-vos abençoar para nós, ó Pai, o Vosso óleo santo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo” (oração do óleos).
 

Missa do Lava Pés

O ato litúrgico mais concorrido em toda Quinta Feira Santa  é a cerimônia do Lava Pés, que vai acontecer durante a missa celebrada pelo Arcebispo Dom Esmeraldo a partir das 19h00. Esse ato, lembra a Última Ceia da qual Jesus participou com os apóstolos e logo depois lavou os pés de cada. “Eis como irão reconhecer-vos como discípulos meus: se vos amais uns aos outros – disse Jesus para os seus. Dou-vos novo mandamento. Deixo, ao partir, nova lei: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei!”.

O gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos durante a Última Ceia narrado por São João, define toda a vida de Jesus: doação de toda a sua existência para a libertação do homem do pecado e do mal. Lavar os pés de alguém era, na antiguidade, uma tarefa própria de escravos. Jesus faz-se escravo e lava os pés dos seus discípulos. A cena do Lava Pés, ao lado da cruz, expressa o cume da doação de si mesmo que Jesus faz à humanidade na Eucaristia. Ao substituir a narração da Eucaristia pelo lava-pés, São João mostra-nos que a Eucaristia ao nos unir a Cristo, deve levar-nos também a solidariedade com os nossos irmãos. Comungar o Cristo é comungar com o irmão. A cena do lava-pés, que vamos rememorar na missa de hoje a noite, não pode reduzir-se a uma representação sentimental do gesto de Jesus, mas, deve expressar o nosso propósito de traduzir esse gesto de Jesus em atos de amor e de serviço aos nossos irmãos na nossa vida cotidiana.


Lenha na Fogueira

A respeito da vazante do Rio Madeira e das peças do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que ficaram submersas durante a grande cheia do “Madeirão”, foi formado um Comitê com representantes da União, Estado e Município.

*********

Uma das atribuições do grupo de trabalho é a emissão de relatórios diários, devendo apresentá-los a cada dez dias à Justiça Federal.

********

Isso vem sendo feito em conformidade às determinações de uma Ação Civil Pública, impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Rondônia.

********

Quer dizer, só tomaram providencias depois de terem a “Orelha” puxada!

*******

De acordo com a presidente da Fundação Cultural do Município, Jória Lima, foi iniciada a classificação e identificação das peças, a partir de um catálogo que o 5º BEC cedeu. Para esses serviços, contou-se com a cooperação da museóloga Me. Marselli Nogueira, que é também professora da Universidade Federal de Rondônia. “Pelo que sei, trata-se da única museóloga que temos no município”, explicou.

*********

E eu que pensava que o Ocampo o cara que mais brigou pela retirada das peças durante a enchente, fosse Museólogo. Ei Ocampo teu diploma foi cassado?

*********

Segundo a presidente da Funcultural, não há conhecimento de perdas irreparáveis por causa da enchente. “O galpão sofreu muito. As portas estavam se soltando, mas por enquanto, não temos como avaliar o prejuízo dos bens móveis.

********

Somente com o fim da enchente, quando começarmos a lavar as peças e montar tudo novamente é que passaremos a dialogar com o Comitê Gestor sobre como faremos para reconstituir tudo o que se deteriorou e também discutiremos para onde deve ir definitivamente o museu, porque sabemos que aquele local não é mais adequado.

*********

Por enquanto, o Estado cedeu o Prédio do Relógio para a guarda dos objetos. Pensamos que talvez o museu deva mesmo se instalar ali definitivamente, mas ainda vamos debater mais sobre isso”, afirmou.

*********

Rodrigo Flávio, superintendente interino da SET, destacou que o Estado tem obrigações em relação ao acervo, embora o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan RO) seja o órgão responsável pela sua guarda e a gestão esteja sob os cuidados da Prefeitura.

*********

Disse concordar que o Prédio do Relógio parece ser o melhor lugar para a instalação do museu e que a Setur tem cooperado nos trabalhos do Comitê Gestor a respeito da principal demanda da Ação Civil Pública impetrada, que é a retirada das locomotivas e dos acervos móveis tombados.

*********

“Quanto à retirada das locomotivas, nada nos faz crer que essa seja uma boa medida. O mais provável é que isso poderia causar mais danos do que deixá-las no próprio local”, esclareceu.

**********

Flávio também informou que o Estado fará ainda neste ano algumas obras importantes para a EFMM, tais como a revitalização do Prédio do Relógio e a organização de um museu de narrativas, onde ficarão registradas muitas histórias sobre a Estrada.

*********

O Comitê Gestor tem se reunido semanalmente para discutir a situação geral do complexo da EFMM e as medidas a serem tomadas no período após a enchente. Uma das propostas é a contratação de uma empresa terceirizada para cuidar do museu.

**********

“Um museu férreo de grande porte é de difícil gestão para o município, como é também para o Estado ou mesmo para a União. Tem que ser uma empresa que tenha essa especialidade. Não acreditamos em danos irreparáveis”, finalizou a presidente da Funcultural.

********

Vamos para a Missa do Lava Pés!


Seresta sertaneja no Mercado Cultural

A noite desta quinta feira 17, será consagrada a música sertaneja durante a Seresta no Mercado Cultural. Segundo o coordenador do Projeto Heitor Almeida a festa sertaneja começar as 20h00 e vai contar com as apresentações dos cantores Robson & Luan, Viola Divina, Evandro, Fernando, Ivani, Emanuele da Viola, Charles Silva & João Pedro; Maurinei Muniz e Rayan. “Essa turma faz a chamada música sertaneja de raiz àquela que marca os corações, seja pelo compasso da guarânia especialidade de Juanito ou pelos grandes clássicos com a os meninos da Viola Divina e Emanuele da Viola para chegar ao romantismo das músicas interpretadas pelo Rayan.

Heitor Almeida informa que apesar da noite ser dedicada à música sertaneja não quer dizer, que os cantores que interpretam canções conhecidas como música “dor de cotovelo”, não estarão se apresentando, muito pelo contrário, “Vamos abrir com essa turma de seresteiros”, explica Heitor lembrando que estarão também se apresentando os cantores Fátima Miranda, Ciro Moura, Pablo, Abílio entre outros.

O Que - Seresta Cultural

Local – Mercado Cultural

Hora – 20h00

Entrada - Franca

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)