Sexta-feira, 3 de agosto de 2018 - 06h16
Rádio Farol, Az de Ouro
e Matutos do Guaporé
Com
certeza, as dependências dos camarotes, arquibancadas e área vip do Flor
do Maracujá estarão superlotadas na noite desta sexta feira 03 de
agosto, pois, os grupos que irão se apresentar (todos), são considerados
de ponta.
A festa começa com a quadrilha mirim Rosas de Ouro as 19h30, seguida da junina também mirim “A Roça é Nossa”.
O
primeiro grupo folclórico adulto a entrar na arena do Flor nesta noite,
é o Boi Bumbá “Az de Ouro” comandado pelo Silfarney Silva que vai
cantar o tema “Da Origem ao Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”.
A
quadrilha Matutos do Guaporé que surpreendeu em sua apresentação ano
passado levando para a arena do Flor do Maracujá, alguns artistas
plásticos que durante a apresentação do grupo pintaram cada um uma tela,
ficou em segundo lugar. Este ano com certeza, vai se esmerar para
conquistar o título de campeão.
Rádio Farol vai apresentar o tema
“Meu Brasil Brasileiro”. “Será uma viagem mostrando a cultura de quatro
regiões brasileiras”, disse o baluarte Severino Castro. O vanerão,
dança gaucha vai entrar no tema deste ano, assim como o carnaval, Cristo
Redentor, calçadão de Copacabana e também o Nordeste com seu pau de
arara. A Rádio Farol começa a se apresentar as 23h30.
A noite da Rosa de Ouro
Quarta
feira dia 1º, o grupo que mais se destacou no Flor do Maracujá foi a
quadrilha junina “Rosas de Ouro” dirigida pela Neiva Mariano. O grupo
apresentou o tema:“Ritmos do Brasil” e a viagem musical dançante foi
espetacular. Entre os tantos ritmos, destacamos o Carimbó dançado pelo
casal de Velhos e o Frevo com Juiz e Escrivão. No geral foi uma grande
apresentação!
Antes quem se apresentou foi o Boi Bumbá “Estrela
de Fogo” com o tema “Mãe Terra”. Com muitos, falhas pela falta de
integrantes, o Boi do Alex não foi feliz. O Destaque vai para a Tribo
Coreografa Waitku Mayakan. Aliás, a Waitku volta domingo para duelar com
a tribo Aymée.
A noite começou com a junina mirim “’Rosa Divina”
que fez ótima apresentação, seguida do Boi Bumbá Mirim “Mancha Negra”
dirigido pela folclorista Simone Guedes que também foi muito bem.
A Quadrilha junina Rádio Farol com certeza, vai levar muita gente ao Arraial Flor do Maracujá na noite desta sexta feira.
*********
O grupo liderado pelo professor Severino Castro vai colocar na arena do Flor umas das maiores alegorias deste Arraial, já que vão apresentar o tema “Meu Brasil Brasileiro” que será desenvolvido, desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje. Vai ser uma coisa de louco, confirma quem teve o privilegio de ver os cenários que serão montados na noite de hoje na arena do Flor do Maracujá. È aguardar onze e meia da noite chegar para conferir.
********
Esse negócio de ostentar grandes alegorias, começou justamente com a Rádio Farol quando eles ainda usavam o nome Caipiras do Rádio Farol.
********
Porém, o grupo que mais utiliza esse tipo de cenário é a quadrilha JUABP do Big. Ontem mesmo, eles colocaram no Flor do Maracujá um enorme NAVIO NEGREIRO durante o desenvolvimento do Tema “O Grito que veio de Lá”. Muitas vezes a JUABP se preocupou tanto com o gigantismo das alegorias e esqueceu de dançar o que culminou em um determinado ano com sua classificação ficando quase no último lugar. De outra vez, as alegorias do Big, deram o título à quadrilha que nasceu dentro de uma comunidade católica. Foi a guerra do “Bem Contra o Mau”.
********
Hoje a Rádio Farol coloca uma Caravela gigantesca na arena do Flor e dentro dessa Caravela com certeza, vem todos os integrantes da quadrilha. Vai ser a guerra: “Caravelas de Cabral da Rádio Farol X Navio Negreiro da JUABP”.
********
Quem está a cavalheiro na noite de hoje, é o bumbá Az de Ouro pois, é o único grupo de boi, que vai se apesentar sozinho. As apresentações nos demais dias, sempre contaram com dois grupos de Bois. Exemplo : Macha Negra e Estrela de Fogo na noite de quarta feira. Boi Veludinho e Marronzinho terça-feira; Boi Estrelinha e Manhoso ontem.
********
Hoje também temos um grupo de quadrilha muito bom, é o Matutos do Guaporé. Ano passado eles ficaram em segundo lugar. Deram um show sobre a Arte Plástica inclusive, contando com os artistas Ismael Barreto, João Zoghbi e Rita Queiroz que pintaram ao vivo durante a apresentação do grupo, cada um, uma tela. Foi emocionante!
*********
Lembrando que a turma do Az de Ouro entende e muito de Boi Bumbá e por isso, é bom não duvidar pois, o Azul e Branco da Floresta sabe das coisas. No dois pra lá, dois pra cá, com certeza, eles vão mostrar que têm condições de ficar no Grupo Especial. Será?
******
Sei que os integrantes de todos os grupos, ficam vidrados, na minha relação dos melhores do Flor. Apesar de alguns aproveitarem as redes sociais para me esculhambar. Isso faz parte do jogo. Mesmo assim, ficam cobrando minha opinião sobre quem foi o melhor do Flor até a noite anterior. Então Bora Lá!
********
Melhor Quadrilha pela ordem: Rosas de Ouro, Rosa Divina, Flor da Primavera, Nova Estação, Forte Príncipe, Tradição e Palheiral.
*********
Grupos de Bois Bumbás pela ordem de melhor até quarta feira: Marronzinho, Tira Teima, Estrela de Fogo, Vencedor e Teimoso.
*********
Lembrando, que de acordo com o Regimento Interno da Federon aprovado por todos os grupos de Bois, este ano, dos nove Bois que estão concorrendo, QUATRO caem para formar o Grupo de Acesso.
********
Ontem dançou o Boi Manhoso, hoje é a vez do Az de Ouro e amanhã, Diamante Negro e Corre Campo.
********
Dos bumbás que já se apresentaram apenas o Marronzinho se apresentou completo. Os demais vão perder pontos por entrarem na arena sem cumprir o Regulamento. Tem grupo que vai perder mais de 10 pontos por não ter colocado a quantidade correta de brincantes.
*********
Depois alguns grupos não queriam que tivesse competição. É a luta pelo troféu de melhor que enriquece as apresentações. O resto é folclorista chorão.
Galeria de Imagens
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando