Sexta-feira, 29 de junho de 2018 - 21h26
Nos estados onde a cultura popular é tratada com o devido respeito, as apresentações folclóricas, ou as chamadas festas juninas, acabam no dia de hoje, o mais tardar amanhã, como é o caso do Festival de Parintins
**********
Aqui em Rondônia e em especial em Porto Velho a festança está apenas começando. Basta lembrar que após o encerramento do Arraial da Amizade amanhã, ainda temos pelo Circuito Junino patrocinado pela prefeitura de Porto Velho, alguns arraiais para acontecer.
*********
Lembro do Arraial da Associação Santiago Maior e o Arraial do Esperança da Comunidade, sem falar no Flor do Maracujá marcado para começar no dia 27 de julho.
*********
Foi-se o tempo que em Porto Velho as festas juninas aconteciam no mês de junho. O próprio Flor do Maracujá faz uns 15 anos ou mais que não acontece no mês de junho.
********
Acho que isso aconteceu até quando o Arraial saiu da Explanada das Secretarias, no espaço que ficou conhecido como “Flor do Maracujá”, daí pra cá já chegou a ser realizado no mês de setembro e andou por aí como um nômade. Foi montado até no bairro Esperança da Comunidade na Zona Leste (2014). Passou pela avenida dos Imigrantes, foi para o Parque dos Tanques, voltou para o Flor do Maracujá nas Pedrinhas e agora está novamente no Parque dos Tanques.
**********
O problema de realizar o Flor do Maracujá Fora de Época começou desde o primeiro mandato do governo Confúcio Moura considerado o pior governo para o segmento cultural. Apesar do então secretário Chicão Leilson ter se esforçado e muito, para que a festa fosse realizada no período junino.
*********
Depois do Leilson todos os secretários que entraram, não passaram de “pau mandado” do governador, verdadeiros “Vaca de Presépio” ao ponto de em 2014, o Ministério Público tirar o Comando a realização do Flor do Maracujá da responsabilidade do governo do estado. A responsabilidade da realização, não o isentou de ser um dos responsáveis pela montagem do Arraial.
*********
Naquele ano (2014) o então Procurador Dr. Heverton Aguiar reuniu no auditório do Ministério Público – MP em Porto Velho, todos os entes que de uma maneira ou de outra têm a ver com a realização da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
*********
E la estava o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde (estadual e municipal), Eletrobrás, Policia Militar, Meio Ambiente, várias órgãos municipais inclusive da Fundação Cultural Iaripuna e a Federon representando os grupos folclóricos.
********
Depois de algumas horas de discussão, ficou acertado o que cada um teria que ceder a partir daquele dia, para a montagem e realização do Flor do Maracujá.
*********
Ao final foi assinado por todos um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), lembro que a então secretária da SECEL Eluane assumiu pelo governo do estado de Rondônia o compromisso de contratar todos os anos a estrutura de SOM ILUMINAÇÃO, ARQUIBANCADA, TENDAS E BANHEIROS QUIMICOS (Camarote não fez parte do negócio).
*********
Outro detalhe, o governo também se desobrigou de ter que repassar recursos para os grupos folclóricos montarem seus temas.
*********
O que quero dizer, é que, a contratação e montagem da estrutura de arquibancada, som etc. é de responsabilidade do governo do estado de Rondônia. Não precisa nem se discutir. Está firmado em TAC essa obrigação.
**********
Porém, depois que a Eluane saiu a Secel passou a ser Sejucel e a partir de então, todos os anos é a mesma ladainha. Os responsáveis pela Sejucel dizendo que a Federon está inadimplente e por isso não podem contratar a estrutura. Vamos parar com isso, a responsabilidade firmada em TAC é do governo do estado de Rondônia. Cumpra-se!
Arraial do Amor hoje no estacionamento
do Porto Velho Shopping, às 17 horas
Com as apresentações da Banda Forró dos 3, Gabi & Gabriela, quadrilhas Rádio Farol mirim, Flor da Primavera e apresentação de um grupo de Boi Bumbá, acontece a partir das 17 horas deste sábado, o Arraial do Amor no estacionamento do Porto Velho Shopping.
Todo dinheiro arrecado com a comercialização das comidas será doado ao Núcleo de Apoio a Criança com Câncer – NACC.
O NACC atende em uma sede provisória, na Rua Flores da Cunha, 4111, Bairro Costa e Silva. Atualmente, estão “hospedadas” de 15 a 20 crianças do interior que estão fazendo tratamento contra o câncer. Mas esse número muda diariamente. Os menores permanecem no local junto com o acompanhante. A permanência é gratuita.
Para atender um número maior de crianças e oferecer mais conforto, a direção da entidade decidiu construir a sede própria, na Avenida Vieira Caúla, entre Daniela e Guaporé. O terreno foi doado pelo Município de Porto Velho.
O prédio está sendo construído graças às doações e aos eventos que são promovidos pela entidade e parceiros. São realizados dois grandes eventos anualmente – o Arraial do Amor e Os Clássicos do Mundo, grupo voluntário formado por servidores, em sua maioria da área da Justiça, que idealizaram esse trabalho para ajudar o NACC. O arraial é o primeiro evento deste ano
Rádio Farol e Girassol
Abrem Arraial da Amizade
O
sétimo Arraial da Amizade foi aberto na noite da última quinta feira,
28, com as apresentações dos grupos de quadrilha junina Rádio Farol e
Girassol das Três Marias.
Coordenado pelo Serjão o Arraial da
Amizade conta com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da
Funcultural e da Semdestur. Ocampo Fernandes presidente da Funcultural
foi o responsável como representante do prefeito Hildon Chaves, pela
abertura oficial do evento e ao usar da palavra disse da importância que
é o Circuito Junino para Porto Velho uma vez que é o responsável pela
montagem da estrutura de som, arquibancada e banheiros químicos nos
arraiais das comunidades como é o caso do Arraial da Amizade. “O
prefeito Hildon Chaves faz questão que esses eventos contem com o apoio
da municipalidade, pois beneficia a comunidade. Desejamos a todos da
Arraial da Amizade sucesso”, disse Ocampo.
Num local privilegiado
já que está montado entre o centro e a Zona Leste de Porto Velho o que o
torna facilmente acessível. O Arraial da Amizade está montado na rua
Guaporé sub esquina com a avenida Amazonas por trás do antigo 5º DP. “A
gente nota logo de cara a organização desse arraial, basta olhar e ver
que todos os que estão trabalhando nas barracas estão vestidos com a
camiseta alusiva ao arraial”, disse Pai Beto. O secretário da Semdestur
Julio Cezar degustando um tacaca numa das barracas disse que era uma
satisfação apoiar eventos como o Arraial da Amizade pela preocupação que
seus coordenadores têm para com a segurança dos que freqüentam o
arraial. “Enquanto eu for o gestor da Semdestur o Arraial da Amizade
terá nosso apoio”, disse Julio Cezar.
A quadrilha Rádio Farol foi
a responsável pela abertura das apresentações folclóricas na primeira
noite do arraial e se apresentou com 30 pares mais o Cangaço integrado
por sete casais. Com a animação que lhes é característica foi bastante
aplaudida.
A Girassol das Três Marias entrou convidando o público
presente para sua apresentação no Flor do Maracujá marcada para o 1º de
agosto. Com o cantor Thiago Paiva e o apresentador Jaderson e o
marcador Allan Veck a quadrilha presidida pelo coreografo Bené levantou a
galera com uma apresentação super animada, mostrando que está ponta
para disputar com as grandes o título do 37º Flor do Maracujá.
O
Arraial da Amizade apresenta na noite deste sábado o grupo Waitku
Mayakan, quadrilha Nova Junina do Orgulho do Madeira e A Roça é Nossa.
Amanhã domingo quem abre é a Cia de Dança Yaporanga, quadrilha Forte Príncipe e quadrilha Rosa Divina.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando