Terça-feira, 19 de novembro de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
Domingo passado 17, ao participar da Marcha da Consciência Negra – Recreio de Iemanjá promovida pelo Terreiro de Santa Bárbara na Vila Tupi, a lembrança me levou ao final dos anos de 1980 e inicio dos anos de 1990, precisamente ao “Movimento de Criação Cabeça de Negro”.
**********
Os jovens Bubu Johnson e Adaídes Batista – Dada haviam retornado a terrinha, graduados Bubu em Educação Física e Dada em Jornalismo e aqui se juntaram ao Carlinhos Maracanã, Basinho, Ana Aranda (jornalista), Neguinho Orlando, Norman Johnson entre outros, que geralmente ficavam na retaguarda do Movimento como Silvio Santos, Ernesto Melo, Baba e Bainha.
**********
Tudo começou com as comemorações dos 300 anos de Zumbi dos Palmares quando grande movimento em prol da Consciência Negra, começou a acontecer em todo o Brasil.
Naquele tempo, nossa turma se reunia num ambiente que ficou conhecido como “Bar da Vizinha” na Tenreiro Aranha com a D. Pedro II. Dali surgiu a Marcha Para Zumbi que por alguns anos foi o grande acontecimento em comemoração a Consciência Negra em Porto Velho.
**********
Vários shows envolvendo vários segmentos culturais, passaram a acontecer durante a Semana da Consciência Negra. O Movimento de Criação Cabeça de Negro era convocado para participar da organização de qualquer atividade, relativa à Consciência Negra em Porto Velho.
**********
Um dos grande shows aconteceu no Teatro Municipal que funcionava num prédio na Joaquim Nabuco com a Duque de Caxias, onde depois, funcionou a Escola de Dança coordenada pelo professor Adair.
**********
Os meninos do Movimento Cabeça de Negro colocaram no Palco do antigo Cinema Parecis, participando do espetáculo que fazia alusão a vida boêmia de Porto Velho dos anos de 1950:
**********
Num cenário representando um BAR seu Esmite Bento de Melo (pai do Ernesto), Ozires Lobo e seu grande amigo Câmara Leme enquanto o grupo musical tinha como integrantes Bainha, Junior Johnson, Silvio Santos, Baba, Carlinhos Maracanã, Ernesto Melo, Dada contrabaixista entre outros.
**********
Nesse show o Dada Adaídes Batista lançou a música “Serraria das 11 horas”, Ernesto Melo “Amanhecer no Mocambo” e Sílvio Santos “Porto, Velho Porto”. Desponta para o grande público o Poeta Mado enquanto o Poeta Flávio Carneiro passa a ser considerado nosso represente na Poesia.
**********
Naquele tempo e por muito tempo, A Consciência Negra em Porto Velho, foi muito mais divulgada, O Cabeça de Negro se apresentava em escolas municipais e estaduais e seus membros criadores, eram convidados a palestrar inclusive em escolas superiores.
**********
Depois de alguns anos sem contar com apoio oficial na realização dos eventos, o Cabeça de Negro saiu de cena e entrou a Associação ACCUNERA que tinha o Saavedra como coordenador e a Marcha passou a concentrar mais com os integrantes das Religiões de Matrizes Africanas mais conhecidas como “Batuque”.
**********
De uns tempo para cá, a Marcha antes conhecida como Marcha para Zumbi e depois “Macha da Consciência Negra" começou a definhar, até que passou a concentrar pouca gente.
**********
Domingo passado 17, gostamos de o jovem Hiago ter realizado a “1ª Marcha da Consciência Negra do Recreio de Iemanjá – Terreiro de Santa Barbara”. Que nos próximos anos, outras marchas aconteçam. Axé!
Recreio de Iemanjá realiza Marcha da Consciência Negra
Como parte da programação do III Novembro Afro que está acontecendo em Porto Velho desde o dia 7 deste mês, o Terreiro de Santa Bárbara realizou no último domingo 17, a 1ª Marcha da Consciência Negra - Recreio de Iemanjá.
A caminhada começou às 16 horas, com os integrantes do Movimento Negro e Religiões de Matrizes Africanas em Porto Velho, caminhando pelas ruas do bairro Vila Tupi culminando com a chegada ao Terreiro de Santa Bárbara, onde foram erguidas algumas tendas onde foi montada a “Feira de Artesanato” com produtos produzidos por mulheres.
Várias atividades culturais aconteceram até quase a meia noite, com apresentações de cantoras, cantores, músicos, poetas e performances teatrais entre outras atividades. “Nosso terreiro há muito tempo não realizava qualquer atividade cultural, a não ser as relativas à religião, por isso, resolvemos incluir essa Marcha na programação oficial do Novembro Afro”, disse Hiago responsável pelas atividades atuais do Terreiro em virtude da ausência seu Tio Alberto – Beto.
O Terreiro de Santa Bárbara é o mais antigo Terreiro de Umbanda de Rondônia foi criado pela maranhense de Codó Esperança Rita da Silva quando Porto Velho município, acabara de nascer. Alguns historiadores cravam que o Terreiro foi criado em 1913, porém, a maioria registra como sendo de 1917. Mãe Esperança Rita era filha de Iansã que no sincretismo afro-católico é representado por Santa Bárbara e praticante do Terecó.
Por muitos anos o Terreiro funcionou a rua Joaquim Nabuco esquina com a rua Bolívia e após a morte de Mãe Esperança seu herdeiro o Santo Albertino o levou para a Vila Tupi onde permanece até hoje. Hiago lembra que as festividades religiosas começam no próximo dia 26, com o levantamento do Mastro. “Dia 4 de dezembro dia de Santa Bárbara acontece a procissão e logo em seguida os Tambores ecoam pela Vila. A festa só termina no dia 20 de janeiro quando arriamos o Mastro”, lembra Hiago.
PROGRAMA NO VEMBRO AFRO
De hoje 19, até o dia 22, acontece a Exposição do Catálogo – Negritude de Rondônia : Identidade Re-Construção no IFRO Campus Calama) – Das 8 as 22 horas.
Dia 20 vai acontecer Seção Solene na Assembleia Legislativa de Rondônia em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra as 14h30.
Dia 22 – II Feira Afro Cultural a partir das 17 horas, no Mercado Cultural – Calçadão Manelão.
Cantor Reinaldo, o príncipe do pagode, morre aos 65 anos
Conhecido como príncipe do pagode, o cantor Reinaldo Gonçalves Zacaria morreu durante a madrugada de ontem 18, em São Paulo (SP) aos 65 anos. Segundo informações de sua assessoria de imprensa, o sambista teve uma parada cardiorrespiratória e chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. Reinaldo lutava há quatro anos contra um câncer no pulmão, mas cumpria normalmente a sua agenda de shows. Depois de uma apresentação no Rio de Janeiro no fim de semana, ele estava em São Paulo para uma homenagem promovida pelo Bar Samba, na Vila Madalena, no domingo.
O enterro foi realizado ontem 18, no cemitério Bela Vista, em Osasco (SP), às 17 h (de Brasília). Nascido no Rio de Janeiro, Reinaldo teve entre os maiores sucessos as músicas Retrato Cantado de Um Amor, Sonhos e Inigualável Paixão e Trapaças do Amor.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando