Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Rio+20: No dia das religiões, Manôa foi a sensação


O  grupo Manôa Hip Hop da Floresta abafou em sua apresentação no espaço Cupúla dos Povos

Dentro da programação da “Cúpula dos Povos” na Rio+20, o dia 17 foi dedicado as discussões religiosas. Das 9h00 atRio+20: No dia das religiões,  Manôa foi a sensação - Gente de Opiniãoé as 21h00 o palco principal ficou a disposição dos representantes das várias religiões que se inscreveram, para discutir a posição de suas filosofias sobre a preservação do meio ambiente – O Deus de cada um jamais, orientou que devemos desmatar, queimar e assorear os nossos rios, assim como não disse, vamos eliminar os pássaros e animais selvagens. Por isso, não temos que discutir qual a melhor religião a ser seguida, o que temos que fazer, é harmonizar nossas pregações, da maneira que todos, cada um a seu modo, pregue a preservação da natureza e respeite a maneira de ser de cada povo.

 

Manôa no Anfiteatro

De inicio a apresentação do Grupo Manôa estava marcada para o palco principal, porém, na hora que os cantores do bairro Mocambo chegaram com seus instrumentos e equipamento, foram informados que em virtude do prolongamento das discussões dos grupos religiosos, as Rio+20: No dia das religiões,  Manôa foi a sensação - Gente de Opiniãoapresentações musicais  iriam acontecer no Anfiteatro, um espaço muito bem estruturado para esse tipo de show.

Por volta das 20h00 o Manôa começou a cantar e o público que estava em outros ambientes, ao ouvir o som dos cantores de Porto Velho foram chegando e lotando o anfiteatro e como num passe de mágica, todo mundo começou a dançar ao som de “Manôaaa”, a cada  música, mais e mais pessoas chegavam, até que o ambiente ficou literalmente lotado, com todo mundo interagindo com os meninos do grupo que é mantido pela Caniné e  foi até a Rio+20 com o apoio da Secel e da Sedam a secretaria responsável pelo estande do estado de Rondônia que está montado no “Espaço Amazônico” localizado no Parque dos Atletas anexo ao Rio Centro na Barra da Tijuca.

A programação continua até a próxima sexta feira dia 22. Vale salientar que apenas os estados do Maranhão e Rondônia contam em seus estandes com apresentações de gruupos musicias regionais. No nosso caso os Grupos Manôa e Minhas Raízes e os cantores Caribé e Zezinho Maranhão.

O Minhas Raízes, apesar de não ter se apresentado no dia agendado pela coordenação da Rio+20, porque teve problemas na estrada e chegou um dia após o agendado, graça a intervenção da equipe da Sedan e da Secel conseguiu uma apresentação especial no final da tarde de segunda feira dia 18, no Pavilhão da Amazônia Brasileira;

 

 


Domingo passado Rondônia dominou as apresentações culturais na Rio+20, no espaço “Cúpula dos Povos” com a magnífica apresentação do Grupo Manôa.

*********
Na realidade, o dia foi das Religiões dos Povos do Mundo e ali estavam desde os budistas, judeus, cristãos, hari cristimans, afro descendentes – raízes em fim, até os chineses apresentaram o culto ao dragão numa performance muito bonita e colorida.

***********
Cada um pregando sua filosofia religiosa que no fundo, caem em um só objetivo que é a PAZ

***********
E respeitar o Meio Ambiente é o principal passo para se conseguir a PAZ mundial, pois, se preservarmos nossos recursos naturais, estaremos contribuindo com o bem estar da humanidade e em consequência, trabalhando pela PAZ entre os povos do mundo.

*********
Após as pregações em forma de alerta, que duraram mais de duas horas, grupos de religiosos de todos os credos, passaram a chamar a atenção para suas religiões, sendo distribuindo panfletos informativos ou apenas através de cantos e danças.

**********
Nosso povo das religiões de Matrizes Africanas juntamente com seus colegas de outros estados, invocaram os orixás festivos dançando e cantando,ao som do Batuque;

*********
Vilma de Oyá mãe de santo de Porto Velho e outros babalorixás de Rondônia se destacaram durante a seção que reuniu muitas pessoas no estande destinado as religiões de raízes africanas. Até o Zezinho Maranhão estava “baiando”.

***********
Porém o grande destaque de Rondônia e das apresentações da “Cúpula dos Povos foi a apresentação do Grupo Manôa;

***********
Os meninos produzidos pelo Edjales deram u show e foram muito aplaudidos.

***********
Não é brincadeira não, se dependesse do público presente no anfiteatro da Cúpula dos Povos o Manôa não pararia de cantar.

**********
Como a programação tem que ser cumprida a risca, para poder todo mundo inscrito se apresentar, o Manôa após insistente pedidos de “mais, uma , mais uma”, voltaram ao palco e cantaram e encantaram.

**********
Depois de alguns percalços finalmente, o Minhas Raízes conseguiu se apresentar na Rio+20, tudo graças a intervenção da equipe da Sedan, precisamente da Francinete que se virou e conseguiu a apresentação.

**********
Hoje todos de Rondônia musicalmente falando, estaremos nos apresentando na cidade de Nova Iguaçu no encontro que tão chamando de Intercâmbio Rio- Rondônia.

**********
O pessoal de São Gonçalo também solicitou uma apresentação com o mesmo objetivo nesta quarta feira dia 20.

**********
O que está pegando, é que pelo menos até ontem, o suprimento de fundo não havia sido depositado na conta do responsável pelas despesas com o pessoal que está na Rio +20 sob a responsabilidade da Secel. Tô todo endividado no Rio.

**********
Pra completar o feriado do Dia do Evangélico, não foi nada católico com agente, pois ficaram de sanar o problema na manhã de ontem e até o fechamento desta columa por volta das três da tarde, hora de Rondônia, nada havia caído. No tempo do Programa levado ao ar pela Rádio Caiari “Aviso Para o Interior” o locutor encerrava uma noticia como esta, assim: No Mais tudo bem.

***********
Sinistro, sinistro.

**********
Aproveitando o intervalo entre uma palestra e outra, O Carimbé compôs a nosso pedido a toada que será cantada pelo levantador do boi bumbá Corre Campo no dia 1º de setembro no Flor do Maracujá para a Rainha do Folclore dançar;

**********
Na realidade, Caribé já tinha essa toada pronta e quando cantou eu disse logo, essa vai ser da Rainha do Folclore. De posse da autorização do autor, quando retornarmos a Porto Velho vamos trabalhar os arranjos e cantar nos ensaios do Gigante Sagrado.


**********
Por falar nisso, com o adiamante do Flor do Maracujá quem sabe os compositores dos bois de Porto Velho consigam compor alguma toada para seus grupos.

**********
Devo garantir que apenas dois bois bumbas se apresentam realmente cantando toadas de autoria de seus compositores que são: Boi Vencedor e o Boi Corre Campo.

**********
Os demais quando não dançam com músicas dos bois de Fonte Boa, Parintins e Nova Olinda, plagiam músicas desses grupos.

**********
Foi comprovado, e o Caribé não me deixa mentir, que nove entre dez cariocas usam a camisa do Vasco da Gama é verdade Allan Bic!

***********
Estamos escrevendo essa coluna direto do estande da Rondônia com o apoio da Toninha e sabem de uma coisa! Tá difícil porque o povo quer porque quer saber sobre a produção do nosso estado.

**********
O Grupo Minhas Raízes está começando sua apresentação!

*********
Essa história fica para amanhã!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)