Quarta-feira, 30 de outubro de 2019 - 05h00
Já não se respeita mais o dia de finados como antigamente! E como era antigamente? Todo mundo marcava encontro no Cemitério dos Inocentes para acender velas e participar dos atos litúrgicos que aconteciam de hora em hora.
**********
Era um dia de muito respeito mesmo, nada de música comercial ou profana. A rádio Caiari passava o dia tocando músicas fúnebres, era uma tristeza, os “puteiros” só abriam após a meia noite, realmente o povo respeitava o Dia de Finados.
**********
Mesmo assim, meu amigo Bainha sempre aprontava das suas no Dia de Finados. Geralmente chegava ao Cemitério dos Inocentes por volta das 11 horas da manhã e se dirigia até o CRUZEIRO que até hoje fica em frente à Capela.
**********
Ali, municiado de muitos pacotes de vela e bebidas, conservadas no gelo que era adquirido na Fábrica de Gelo da Madeira Mamoré, juntamente com alguns parceiros boêmios e sambistas, começa a cantar, em homenagem aos artistas que já havia morrido.
*********
Ia lembrando-se de artista como Chico Alves, Noel Rosa, Dunga e tantos outros sambistas que já haviam partido e mandava ver, acompanhado pelo plangente violão do Jorge Andrade, o Trombone do Manga Rosa e o Pandeiro do Pedro Silva seu irmão.
**********
Aquela seresta em pleno dia, só terminava no final da tarde, porque o administrador do Cemitério os expulsava para fechar o ‘Campo Santo’. Assisti muito essas serestas ao ar livre.
***********
Ninguém via falta de respeito nenhum na atitude do Bainha muito pelo contrário, o elogiavam por homenagear nossos grandes artistas cantores e compositores.
**********
O tampo passou e as coisas mudaram. Hoje, o Dia de Finados é um dia como outro qualquer, apesar do povo ainda comparecer em massa aos cemitérios para prestar homenagem aos seus entes queridos.
**********
Hoje os cemitérios se transformaram em verdadeiras feiras onde se comercializa de tudo. Desde velas até almoço. Tudo bem, não tenho nada contra esse comércio, inclusive, prefiro comprar velas na porta do cemitério, é mais barato.
**********
Hoje não existe essa do boteco fechar. Os supermercados, shopping e o comercio da periferia funciona normalmente.
**********
Ainda vemos famílias que passam o dia no jazigo de parentes como antigamente, aliás, muita gente faz isso.
*********
O que quero mesmo dizer, é que aquela seresta que o Bainha por muitos anos, protagonizou em frente ao Cruzeiro do Cemitério dos Inocentes, será lembrada este ano.
*********
É isso mesmo! Como o dia 2 de novembro vai cair no sábado, a direção da escola de samba Asfaltão resolveu realizar a 48ª edição do Projeto Samba Autoral com o título: Samba para os que se foram.
*********
Então vamos lá cantar sambas gravados por sambistas que partiram para outro plano. Com certeza, será um repertório de primeiríssima qualidade.
*********
Presta atenção! O Samba Autoral de Novembro vai acontecer no Bar do Calixto no dia 2 (dia de finados), a partir das 15 horas.
**********
Agenda aí sambista saudosista!
Rodolfo Menezes – Atração do Tacaca Musical desta quarta feira no Calçadão Manelão
Degustar um ótimo tacaca toda quarta feira no Mercado Cultural, já faz parte da rotina de muitos moradores de Porto Velho. O Projeto desenvolvido pela prefeitura municipal sob a batuta da Funcultural reúne todas as quartas feiras centenas de amantes da culinária regional, que vão até o local, não apenas para degustar o Tacaca, que é comercializado por todas as barracas, acontece que o diferencial de cada barraca vem através de outras iguarias como Farofa Paraense, Vatapá, Caruru, Acarajé, Arroz Paraense e a verdadeira Saltenha boliviana. Famílias se reúnem no Calçadão Manelão para degustar essas delícias.
A Funcultural através do seu Departamento Musical sempre convida um cantor para se apresentar especialmente durante o Projeto “Tacaca Musical”. Nesta quarta feira o artista convidado é o Rodolfo Menezes que ocupará o espaço de shows, montado na Praça Getúlio Vargas e com certeza será bastante aplaudido, pois seu repertório é recheado de sucessos da MPB.
O Tacaca Musical começa às 17 horas e encerra por volta das 21 horas, os preços de todos os pratos servidos são populares. Lembrando que existe apenas uma barraca que oferece refrigerante e cerveja.
Diplomatas do Samba programa festa de aniversário de 61 anos, para o dia nove de novembro
Considerada como uma das agremiações carnavalescas mais antigas da Região Norte, a escola de samba Os Diplomatas de Porto Velho/RO, está com a programação da festa em comemoração aos seus 61 anos de carnaval, praticamente fechada.
A direção da ‘Vermelho e Branco’ está divulgando nas redes sociais, convite para a festa que vai acontecer no dia 9 de novembro, na Tenda do Mocambo com show de grupos de samba e pagode como o Camisa Vermelha e Branca e Grupo Ki Samba além de sambistas convidados.
A festa está marcada para começar às 12 horas, na Praça São José no bairro Mocambo com entrada franca. “Você deve levar sua bebida pois a escola vai oferecer apenas um Cozidão de graças”, informa o presidente Jair Monteiro.
BREVE HISTÓRIA
A Diplomatas do Samba nasceu no dia 4 de novembro de 1958, na residência do Valério e Dona Jóia na rua Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso, no bairro Santa Bárbara. Seus verdadeiros fundadores são: Valério e seu filho Ricardo de Souza, Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha e Antônio Chagas Campo – Cabeleira que no mesmo dia, elegeram 1º presidente da escola o senhor Tário de Almeida Café. Tário condicionou a aceitação do cargo se seus fundadores, concordassem que o nome da agremiação fosse “Prova de Fogo”.
No carnaval de1959 a escola desfilou com o nome de Prova de Fogo. Já no carnaval seguinte, por sugestão do sambista Agostinho Reis o Bizigudo o nome foi trocado para “Universidade dos Diplomatas do Samba” e em 1964 passou para Escola de Samba “Os Diplomatas”.
No carnaval de 2020 a escola vai apresentar o enredo: “O Samba Não É Só Isso Que Se Ver – É Um Pouco Mais” e tem como pretensão, voltar à elite do carnaval portovelhense.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando