Quinta-feira, 5 de janeiro de 2017 - 05h28
Lenha na Fogueira
E Rondônia completou 35 anos, do jeito que o Teixeirão imaginou, trabalhando! Lembra que o slogan do governo Texeirão era: “Trabalho, trabalho e trabalho”. Sem querer, em seus 35 anos o estado cumpriu a ordem do seu criador.
*******
Pois sem saber o que é respeitar a história de um povo, o vice-governador que estava assumindo o governo em exercício, pensando apenas no seu umbigo, assinou Decreto antecipando o feriado de 4 de janeiro, apara o dia 2. Foi a maior mancada de um administrador que pretende voar mais alto na política rondoniense.
********
Mesmo assim, com a volta do governador Confúcio Moura ao gabinete do Palácio a data não passou em branco, pois ontem de manhã, os funcionários saíram de suas salas, para prestigiar o ato cívico em homenagem a data da Instalação do Estado de Rondônia, no pátio ou praça do Palácio Rio Madeira. Pelo menos ainda tem alguém no governo, que sabe o que o 4 de janeiro representa pra todos nós rondonienses e rondonianos.
********
Acho que o vice antecipou o feriado, porque segundo às “matildes”, está desistindo da política partidária para pleitear o cargo de Conselheiro do TCE. Conselheiro de Contas não precisa conhecer a história do estado, basta apenas saber assinar seu nome para “ferrar” as prestações de contas de prefeitos, e entidades sem fins lucrativos e nada mais.
*******
Bom, mudando de pau pra cacete: Ontem visitamos a Funcultural só para saber quem o Ocampo convocou para fazer parte da sua equipe. Para nossa satisfação encontrei trabalhando só pessoas que realmente entendem do riscado, Desenvolvimento Cultural ou seja, especialistas em Projetos Culturais.
*******
Comandando a equipe de técnicos está o Ronildo Carvalho que é apoiado pelo Altair dos Santos Lopes – Tatá e Judilson Dias dois cabras bom em escrever Projetos Culturais. Os dois são campeões em aprovar Projetos junto ao Ministério da Cultura. O Eudes que fazia parte da gestão anterior também faz parte da equipe do Ocampo. Quer dizer, só tem fera!
********
Numa primeira reunião com os dirigentes das escolas de samba de Porto Velho, pelo menos num primeiro momento, a turma saiu satisfeita e olha que o Ocampo nem falou de quanto será o subsídio, disse apenas que seria muito menos do que foi no ano passado, ou no carnaval passado e a turma saiu sorrindo no rumo da Câmara de Vereadores junto com o Ocampo em busca de emendas, para complementar a verba das escolas de samba. É como dizia “Cabo Ramos”: “É conversar com quem sabe e beber com quem paga”.
********
Ta certo que está muito cedo para festejarmos a nova equipe da Funcultural, quem conhece do riscado, sabe que a equipe não é de oba-oba, é gente que sabe das coisas e que, com certeza, vai contribuir com a cultura de Porto Velho.
********
E mais, o Ocampo assume com a experiência de quem já administrou tanto a cultura municipal como secretário da SEMCE e a estadual como secretário da Secel. Quer dizer, não pode mais errar.
*******
Tenho a impressão que o Paulinho Rodrigues vai integrar dentro em breve a equipe da Funcultural, nem que seja como assessor jurídico o Dr. Paulinho Rodrigues como Amo de Tracoá e pela amizade com o presidente e capacidade, não pode ficar de fora.
*******
O principal escudeiro do Antônio Ocampo é meu amigo Cleverson Santana mais conhecido no meio cultural carnavalesco como “Buchada”.
********
Já que falamos sobre carnaval. A presidente da Banda do Vai Quem Quer mandou um recado para sua diretoria, dizendo que sábado que vem, vai acontecer a primeira reunião visando o desfile do maior bloco da Amazônia.
********
O pessoal tá cobrando matéria sobre o bloco Mistura Fina. Prometo que amanhã publico alguma coisa.
Rondônia 35 anos de instalação do estado
Ontem dia 4 de janeiro, o estado de Rondônia completou 35 anos de sua instalação. Para comemorar a data o governo estadual patrocinou ato cívico no Palácio Rio Madeira, pela parte da manhã, pois o feriado relativo à data, aconteceu por determinação do Vice Governador Daniel Pereira no dia 2 passado.
A Superintendência de Comunicação do Governo Estadual - SECOM designou a repórter Vanessa e a fotografa Daiane Mendonça para produzir matéria sobre a data, ouvindo pessoas que participaram da festa da instalação que aconteceu no dia 4 de janeiro de 1982. Acompanhe a matéria oficial:
Emoção e alegria marcaram o dia 4 de janeiro de 1982
A instalação do Estado de Rondônia ocorrida no dia 4 de janeiro de 1982 foi marcada por uma grande festividade em frente ao Palácio Getúlio Vargas (*) sede do governo na época. O civismo ganhava muita força naquele período tanto que para os que participaram do evento o momento considerado mais emocionante da festa foi quando pelo pela primeira vez foi hasteada oficialmente a bandeira do Estado de Rondônia. O ato foi feito pelo ministro do Interior Mário Andreazza que representava o então presidente João Figueiredo
‘‘Naquele momento que foi hasteada a bandeira foi uma emoção geral. Inclusive o próprio coronel Teixeira [Responsável por transformar o Território em Estado] começou a tirar cisco dos olhos. Eu via no semblante das pessoas uma emoção profunda porque o Estado estava recém-criado, foi muita luta para se conseguir isso. A gente sabe do esforço do coronel Teixeira para se criar esse Estado’’, afirma Rosinaldo Luiz Abreu Machado, que foi o fotógrafo oficial do evento.
Também marcou o momento histórico a apresentação o coral ‘‘Pequenos Uirapurus’’ formado por estudantes de colégios da Capital que emocionaram o público ao cantarem o hino de Rondônia. A professora Maria de Nazaré Figueiredo também lembra bem daquele dia, três filhos dela participaram do coral.
‘‘Nessa época os meus três filhos mais velhos: Ubiratan, Simone e Miguel Júnior, eles participaram do coral Os Pequenos Irapurus e cantaram o hino Céus de Rondônia’’, conta. Nazaré lembra que para apresentação a forma popular de cantar o hino foi alterada para preservar a partitura original.
CORREÇÃO
‘‘O genro do professor Gésson Magalhães que era maestro disse que a gente cantava o hino diferente da partitura e fez a correção. No começo ficamos muito chateados, ninguém queria mudar e foi aí que grupo do coral gravou em uma fita cassete o hino, o maestro aprovou e ele foi oficializado’’, explica a professora.
E quem organizou as crianças para a apresentação foi a esposa do professor Gésson Magalhães, 82 anos, Ivete Gomes de Magalhães, 80 anos. Ele que ajudou a esposa em todo o processo de ensaio do coral conta que naquele dia, além do hino, as crianças cantaram uma canção de autoria do genro dele, Willians Soares Costa Júnior que ainda permanece viva em sua memória.
‘‘Eu queria te fazer uma canção que fosse linda como é lindo o meu Brasil. Eu queria conseguir saber cantar uma cantinga de ninar. Eu queria ver-te um dia repousar sobre os efeitos da canção que eu fiz pra ti. Eu queria meu Brasil que foste lindo como a flor’’, canta ele recordando a apresentação do coral.
CARNAVAL
A festa de instalação também foi marcada por desfile de escolas de samba. O sambista Silvio Santos, 70 anos, lembra que Teixeira chamou a carnavalesca e professora Marise Castiel com a proposta de que se fizesse um grande carnaval. “Era o primeiro carnaval de Rondônia - Estado. Naquela época tinha duas escolas de samba: Pobres do Caiari e Diplomatas do Samba e ficou combinado por um pedido do [governador] Teixeirão que não haveria disputa entre as escolas. Uma contaria a história do Território e a outra o início do novo Estado”, conta.
Silvio ficou responsável pelo enredo da Pobres do Caiari. “Adeus meu Território, adeus. Foste um grande baluarte que o novo Estado concebeu”, canta ele um trecho do samba de despedida do Território. “Eu morava perto do Palácio Getúlio Vargas e lembro que havia muita gente na solenidade de instalação. Som para todo lado e todo mundo cantando. Foi uma grande festa”, recorda.
O sambista revela que essa escolha por comemorar com o carnaval recebeu diretamente influência de Teixeira que foi quem criou a primeira escola de samba de Manaus. E foi assim ao som de samba que a festa de instalação foi encerrada. Uma grande alegria tomou conta da população que via nascer o Estado de Rondônia, hoje com quase 1.800 milhão de habitantes, distribuídos nos 52 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rondônia é destaque nacional pela força do agronegócio e pelo equilíbrio financeiro e a expectativa de avanços baseado no desenvolvimento econômico, social e sustentável.
Fonte Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça, Ésio Mendes e Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia e Diário da Amazônia
N.R - (*) O nome correto é Palácio Presidente Vargas
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando