Terça-feira, 5 de julho de 2016 - 22h01
A 17ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontecerá da próxima quinta-feira (7) ao dia 17 no Centro de Convenções de Olinda (PE), terá novamente a participação de artesãos rondonienses, que prestigiam o evento há mais de 10 anos.
A feira, que proporciona oportunidade de vendas, parcerias e contatos profissionais aos artesãos, é conhecida por ser a maior do segmento na América do Sul. Serão mais de 1.400 estandes com grande variedade de artesanato de 26 estados brasileiros, e de países, como a Turquia, Peru, Índia, Portugal e Itália, atraindo cerca de 200 mil visitantes por ano em cada edição.
O Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) adquiriu os estandes e fornecerá o espaço para comercialização dos produtos artesanais de Evandro Pires, Ronaldo Farias, Mirtes Rufino, Agmar Caixeta, Catia Shirley e Dildeane Alves.
A coordenadora de Artesanatos da Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Wellida Sodré, que também estará presente na feira, avalia que a participação de artesãos de Rondônia garante a divulgação da cultura regional por meio do artesanato. “Na última edição, nosso estande foi um dos mais visitados, e os artesãos venderam praticamente tudo. A nossa expectativa é que nessa edição o sucesso seja ainda maior”, disse a coordenadora.
A Sejucel irá viabilizar o transporte das peças dos sete artesãos rondonienses que participarão do evento. (Fonte Texto: Pamela Rosa Fotos: Wellida Sodré Secom - Governo de Rondônia)
Lenha na Fogueira
Estão abertas as inscrições aos interessados em participar do Curso de Formação e Seleção de Jurados para o Arraial Flor do Maracujá 2016.
********
As inscrições vão até o próximo dia 10 deste mês. As fichas de inscrição podem ser solicitadas através do e-mail federon-ro-@hotmail.com.
********
Caso você queira se inscrever diretamente, basta ir até a sede da Federon que fica à rua Lauro Sodré no Parque dos Tanques levando os seguintes documentos: fotocópia da RG e comprovante de residência do candidato e uma foto 3X4 além de currículo.
********
O Frank é o responsável pelas inscrições no horário entre as 9h00 e 18h00. O mesmo cidadão também é o responsável pela locação de espaços aos interessados em colocar barraca no Flor do Maracujá.
*******
Se você for selecionado para atuar como jurado, seja de Boi Bumbá ou de Quadrilha Junina receberá cachê que não é de se dispensar, principalmente em tempo de crise. Vai lá na Cidade da Cultura no Parque dos Tanques.
*******
Por Falar em Federon, no próximo dia 16, a entidade vai comandar o Concurso Estadual de Rainha Junina. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 08. Segundo o Jaderson esse concurso vai ser o maior “babado!”.
*******
Enquanto isso, os grupos continuam ensaiando para se apresentar no Flor do Maracujá que segundo dizem, vai acontecer entre os dias 27 de julho e 7 de agosto, na Cidade da Cultura no Parque dos Tanques. Inclusive as barracas já estão sendo vendidas. Tenho a impressão que já acabaram.
*******
O que tá pegando dessa vez, é que o ECAD Escritório responsável pela arrecadação dos direitos autorais dos compositores, está cobrando mais de 20 Mil para as quadrilhas que utilizarão a música Pé de Coco em suas apresentações. Outra turma que está na mira do ECAD são os grupos de Bois Bumbás que se apresentam cantando toadas dos Bois de Parintins.
*******
Se a representação do ECAD cumprir com a Lei do Direito Autoral direitinho, vai ter Boi Bumbá que vai ficar mudo no Flor do Maracujá já que não tem toada própria. É como disse, o Bicho vai pegar!
*******
Meu amigo Carlinhos Castro diretor do bloco Galo da Meia Noite, foi vítima de acidente no último domingo e encontra-se internado no hospital 9 de julho. Veja o que ele postou nas redes sociais:
*******
No Domingo sofri um acidente em casa quando meu carro que teimava em não pegar, sem querer desceu um pequeno declive na garagem e prensou meus dedos da mão esquerda com toda força contra a parede. Quebrei os 4 dedos e um foi amputado (o indicador), devido ao esmagamento. Fui socorrido pelo meu irmão Cláudio e por um motociclista que passava naquele momento. Fui encaminhado ao Hospital 9 de Julho e fiquei cerca de 2 horas aguardando o médico ortopedista pra realizar a cirurgia. O procedimento cirúrgico foi um sucesso, mas INFELIZMENTE tive que amputar o dedo indicador que já estava necrosado. Mas dos males o menor. Estou bem e esperando pra receber alta médica e continuar este demorado tratamento em casa. Obrigado Deus por mais este livramento na minha vida, visto que o acidente poderia ter sido bem pior.
********
Estamos fazendo orações para que o Carlinhos se recupere o mais breve possível, afinal de contas tem a feijoada dos amigos do Mourão que é coordenada por ele.
Prorrogado o período de inscrições para o Cineamazônia
Diretores e produtores terão mais uma chance para participar de um dos mais democráticos e importantes festivais de cinema da Amazônia. As inscrições para a 14ª edição do Cineamazônia foram prolongadas para o dia 10 de julho. As inscrições poderão ser realizadas na página do festival (www.cineamazonia.com.br/ficha-de-inscricao-2016/
Único festival amazônico que tem o meio ambiente como tema central e transversal, o Cineamazônia traz como novidade este ano o fato de no prêmio de Melhor Longa Metragem, principal premiação da noite, concorrerão apenas documentários.
Na edição de 2016 o Cineamazônia será realizado mais cedo, entre os dias 23 e 27 de agosto, em Porto Velho (RO).Documentário, ficção, animação e filme experimental são as categorias que podem concorrer ao troféu Mapinguari.
Além do formulário preenchido, os interessados também devem enviar o filme exclusivamente via internet, através das plataformas Wetransfer, Vimeo, Youtube, Dropbox ou outra mídia digital similar. Os filmes também poderão ser enviados para o e-mail cineamazonia@hotmail.com.
Categorias
Prêmio Danna Merril, de Melhor Documentário;
Prêmio Major Reis, de Melhor Animação;
Prêmio Vitor Hugo, de Melhor Ficção;
Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira, de Melhor Experimental;
Prêmio Chico Mendes, de Melhor Roteiro;
Prêmio Povos Indígenas de Rondônia, de Melhor Trilha Sonora;
Prêmio Silvino Santos, de Melhor Fotografia;
Prêmio Capô (Maurice Capovilla), de Linguagem;
Prêmio Melhor Montagem;
Prêmio Melhor Direção;
Prêmio Melhor Ator;
Prêmio Melhor Atriz;
Prêmio Thiago de Mello: Júri Popular (Troféu Esperança).
Cineamazônia
O Festival Cineamazônia surgiu há 14 anos com o objetivo central de fazer a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Isso sem esquecer de divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais,legendados ou narrados na Língua Portuguesa.
Cineamazônia, 14ª EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA e FUNCULTURAL.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando