Quarta-feira, 7 de setembro de 2016 - 07h06
Rondônia terá primeiro longa de ficção
Uma trama que mistura corrupção política, suspense sobrenatural e ‘road-movie’, tendo a Amazônia como cenário principal. Esses são os ingredientes que formam aquele que pode vir a ser o primeiro longa-metragem de ficção realizado por uma produtora rondoniense. A Espaço Vídeo, coordenada pelos documentaristas Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, foi a única vencedora nortista do edital de produção de cinema Prodecine 1. O resultado, divulgado no dia 31 de agosto, contemplou 34 novas produções cinematográficas de todas as regiões do Brasil.
O filme rondoniense se chama ‘Perdidos’, um roteiro original escrito pelo jornalista e roteirista Ismael Machado. Ex-editor do jornal ‘O Alto Madeira’ nos anos 1990, o roteirista criou uma história onde uma caçadora de recompensas com poderes sobrenaturais sai em perseguição a um casal para recuperar uma alta quantia de dinheiro roubado de um deputado. Mas como na história ninguém é totalmente inocente, o dinheiro roubado é fruto de uma falcatrua do político. O confronto final se dá numa comunidade de remanescentes quilombolas cercada por uma floresta conhecida por sinistros acontecimentos sobrenaturais.
‘Perdidos’ é o primeiro roteiro de ficção de Ismael Machado a ir para uma produção efetiva de cinema. Morando há um ano e meio no Rio de Janeiro, o jornalista, vencedor de 11 prêmios jornalísticos na carreira, está envolvido no roteiro e co-direção de mais quatro produções, todas no terreno dos documentários. ‘Soldados do Araguaia’ um longa-documentário que aborda a guerrilha do Araguaia sob o ponto de vista dos soldados que combateram nas matas paraenses nos anos 1970, tem filmagens previstas para o primeiro semestre de 2017, assim como ‘Marcadas para Morrer’, série documental que conta a história de mulheres que lutam pelos direitos à posse da terra na região e que vivem sob ameaça de morte.
Além dessas produções, o roteirista também assina como roteirista a produção amapaense ‘Mad Scientists-Cientistas que ninguém quis ouvir’, do diretor Gavin Andrews, recentemente vencedora do Prodav 8, com produções direcionadas às TVs públicas.
“Perdidos” também será a primeira produção longa-metragem de ficção de Jurandir Costa. Um dos mais conhecidos documentaristas de Rondônia, Jurandir Costa produz curtas e médias metragens desde o início dos anos 90, em Porto Velho, com diversas premiações ao longo da carreira. Ao lado de Fernanda Kopanakis, Jurandir também é o coordenador do Cineamazônia, o festival de cinema ambiental que há mais de uma década já faz parte do calendário cultural da capital rondoniense.
“Não podemos errar”. Essa tem sido a frase mais comum repetida por Jurandir em relação à produção do filme em questão. ‘Perdidos’ terá a direção de Leopoldo Nunes, que tem no currículo seis curtas-metragens e um longa documentário.
Lenha na Fogueira
Hoje a partir das 18h30, acontece a Parada de 7 de Setembro na avenida Migrantes (antiga Costa e Silva). Segundo a assessoria de comunicação do governo estadual, a solenidade começa com o desfile militar, seguida de entidades de classe como a maçonaria entre outros e só depois acontece a Parada Estudantil. As vias nas proximidades da avenida Jorge Teixeira serão interditadas a partir das três horas da tarde.
*********
Este ano a expectativa é que maior número de colégios se apresentem com suas fanfarras, já que o governo através da Seduc adquiriu instrumentos para vários colégios. A decisão de realizar os desfiles durante a noite foi em virtude do forte calor que geralmente assola Porto Velho no mês de setembro.
********
Os desfiles serão realizados na avenida Migrantes entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira, por isso, a Jorge Teixeira será interditada a partir das 15h00 entre a Tiradentes e a Migrantes e a Rio Madeira entre a Tiradentes e a Migrantes.
********
Hoje também a partir das 20h45, a RedeTV/RO promove debate entre os candidatos a prefeito de Porto Velho: Dr. Mauro Nazif (40), Léo Moraes (14), Pimentel (15), Hildon Chaves (45), Pimenta de Rondônia (50) e Ribamar Araújo (22). O candidato Roberto Sobrinho está impedido de participar.
********
Por falar nisso, durante a tarde da última segunda feira, o Hotel Rondon foi palco de encontros com praticamente da a sociedade porto-velhense, é que a equipe do governo estadual, arregaçou as mangas e entrou de cabeça na campanha do candidato Pimentel reunindo a sociedade para “montar” o Plano de Governo do candidato do PMDB para os próximos quatro anos, caso o mesmo consiga se eleger.
********
No segmento cultural estava lá, praticamente toda a equipe da Gerência de Cultura da Sejucel ouvindo e anotando as reivindicações dos representantes dos vários segmentos culturais. Marcamos presença e fizemos alguns encaminhamentos.
********
Aliás, em toda campanha política, os candidatos e suas coligações promovem esses encontros. Só que até hoje jamais vi, li ou ouvi o que é discutido e colocado nesses “planos” de governo, ser executado.
********
Com certeza os demais candidatos convidarão a sociedade para participar de encontros como o que aconteceu segunda feira no Rondon Palace Hotel em especial, o segmento cultural, onde tudo é possível acontecer, inclusive NADA!
********
Independente do circo eleitoral, hoje o Palco Giratório do Sesc acontece normalmente. O espetáculo escalado para a noite desta quarta feira foi:
********
“A Carroça é Nossa” do Grupo Xama do Maranhão - Tudo começa com um sonho de Pedoca (Lauande Aires), em que vê a si próprio em uma carroça puxada por um burro, cantando, tocando sanfona e sendo feliz. Ao despertar, encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha (Gisele Vasconcelos), que sonha por um amor verdadeiro; Joaninha (Cris Campos), que anseia por proteção e Cecé (Renata Figueiredo), cujo sonho é encontrar sua família. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.
*********
O espetáculo começa as 20 horas na área de conveniência do Sesc Esplanada. A entrada é franca porém, se você quiser, leva 1 KG de alimento não perecível.
*********
Amanhã dia 8 a atração do Palco Giratório será o grupo Teatro de Açúcar do Distrito Federal com o espetáculo “Adaptação”, as 20 horas, no Teatro 1 do Sesc Esplanada. Classificação 10 anos.
********
To na Parada de 7 de Setembro assistindo a baliza bonita da fanfarra!
José Dettoni apresenta livro - Educação Política
Nesta quinta feira dia 8, às 19h, o Professor Doutor José Dettoni, chanceler do Centro Universidade São Lucas (UNISL), irá lançar seu livro “Educação Política” na Biblioteca Francisco Meirelles.
Em função de sua importância e do atual contexto sociopolítico mundial e especialmente brasileiro, o autor decide publicar este trabalho, fruto do seu estudo de mestrado. E o faz nos moldes em que foi produzido.
De acordo com José Dettoni “Dizer que educação não deve se meter em política é não entender de política nem de educação.”, frisou.
O objetivo da obra é desvendar a filosofia da educação implícita na proposta filosofia do personalismo de Emanuel Mounier (1905-1950) e sua fecundidade na prática educativa, explicitando as implicações político-sociais deste seu projeto educacional. Visa elucidar as estruturas básicas do universo pessoal, particularmente as noções de consciência e liberdade, como pressupostos para a responsabilidade e o engajamento, núcleo básico do seu pensamento educacional e explicitar o sentimento do engajamento político enquanto dimensão fundamental do existir humano e sua inevitabilidade antropológica.
Sobre o Autor José Dettoni
É gaúcho de Ilópolis. Doutor em Educação pela Unicamp, Mestre em Filosofia, pela PUCCAMP, Especialista em Orientação Educacional, pela URGS, Graduado em Filosofia e Direito. Membro da Academia de Letras de Rondônia- ACLER e da Academia Rondoniense de Letras- ARL. Lecionou por 15 anos na Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Diretor Acadêmico do Centro Universitário São Lucas (UNISL), agora seu Chanceler. É cidadão honorário de Porto Velho. Sua área de atuação é Filosofia da Educação, da Religião e da Arte.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando