Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Rondônia, um estado à espera de uma solução para o desenvolvimento cultural



ANO VELHO

Mistura Fina encerra
calendário cultural

Rondônia, um estado à espera de uma solução para o desenvolvimento cultural - Gente de Opinião

Os ensaios do tradicional bloco acontecem todos os sábados no bar do Antônio Chulé

O Bloco Mistura Fina tradicional em Porto Velho, pelos seus desfiles no dia 31 de dezembro, começou os ensaios deste ano no último sábado dia 7 no bar do Antônio Chulé localizado na esquina das ruas Joaquim Nabuco com a rua Bolívia no bairro Santa Bárbara. O cordão está completando 29 anos de existência. “Quem criou o Mistura Fina foi o pessoal da empresa que construiu a usina hidrelétrica de Samuel”, disse o compositor Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha um dos que saem no bloco desde o primeiro desfile. De uns tempos para cá quem coordena a concentração dos foliões, é a diretoria da escola de samba Asfaltão.

Sábado passado durante a realização do primeiro ensaio visando o desfile do dia 31 de dezembro, Waldison Pinheiro sugeriu que o bloco desfilasse primeiro no dia 20 de dezembro. “Como estão anunciando que o fim do mundo vai ser no dia 21, por que não desfilarmos no dia 20, assim estaríamos mantendo a tradição de desfilar no último dia do ano”, explicou o compositor. Caso o fim do mundo não aconteça, prosseguiu Waldison “desfilaremos também no dia 31 seguindo a tradição do bloco”. Outra discussão que chegou a ficar acirrada foi quanto, qual compositor do bloco vai ter o privilégio de ver sua marchinha ser a oficial deste ano. No primeiro ensaio anunciaram que estavam concorrendo os seguinte compositores: Altair dos Santos Lopes, Zé Baizinho, Misteira e o Trio de Ouro (Bainha, Zé Baixinho e Oscar), inclusive o Trio de Ouro solicitou que a coordenação não aceitasse  a participação das Pastoras do Asfaltão justificando: “Toda vez que elas participam a gente perde”.

Depois das discussões de praxe, o ensaio rolou com muita marchinha e samba enredo até as 21h00.

Antes do desfile do dia 31 de dezembro, ainda vão acontecer ensaios nos dias 15, 22 e 29 sempre a partir das 17h00 no bar do Antônio Chulé.


Rondônia, um estado à espera de uma solução para o desenvolvimento cultural - Gente de Opinião

Rondônia
um estado à espera
de uma solução para
o desenvolvimento cultural

 
 

*********

A questão, é que o estado de Rondônia culturalmente falando, está mais parado do que água em buraco de pedra.

 

*********

Primeiro veio o confisco do orçamento da Secel, através contingenciamento, quando o governo estadual se apossou de todo dinheiro existente a disposição da Secel, para ajudar no pagamento da folha dos servidores.

 

********Rondônia, um estado à espera de uma solução para o desenvolvimento cultural - Gente de Opinião

Muito antes disso, já não haviam cumprido com o compromisso de repassar subsídios para os Bois Bumbás de Guajará Mirim se apresentarem no Duelo da Fronteira no mês de agosto.

 

*********

Aliás, esse fato continua existindo já que até a presente data o repasse não foi efetuado.

 

*********

Aí veio o Flor do Maracujá (Fora de Época), mas, a grana dos grupos folclóricos não veio junto, ficou naquela do sai hoje, sai amanhã e até agora “NIENT”!

 

********

Até o dinheiro arrecadado com a venda dos espaços para montagem de barracas para vendas de comidas típicas e ambulantes, desapareceu. Ninguém sabe ninguém viu. O gato comeu.

 

*********

Os grupos folclóricos de Porto Velho estão devendo até o cabelo do cotovelo, e o pior, não sabem se vão ou não receber os subsídios. Pelo menos até ontem durante a posse da secretária interina, nada foi anunciado a respeito, muito pelo contrário, a jovem secretária questionada por um funcionário sobre o Flor do Maracujá e suas dívidas, respondeu que nunca havia participado sequer de uma reunião a respeito da realização do Arraial, por isso não sabia nada sobre o assunto. “Vou me inteirar e depois reúno vocês para falar sobre o Flor do Maracujá.

 

********

A Secel anda tão desprestigiada no atual governo, que nem foi convidada e se foi ficou calada, para a festa de inauguração da iluminação de natal, que aconteceu sábado passado no palácio Presidente Vargas.

 

*********

Por sinal, uma festa muito bonita que contou inclusive com canto coral nas escadarias e janelas do palácio. Muito linda a decoração, faltou apenas mais divulgação.

 

*********

Como o governador não pode comparecer, a Secel ficou de fora.

 

*********

Se você for a Secel saber de alguma coisa sobre cultura ninguém vai saber informar, pois tudo que estava sendo programado foi suspenso com a prisão do Emanuel. É claro que o discurso decorado diz que nada vai parar, tudo que estava programado vai acontecer. É quando entra o descrente e fala: “Me engana que eu gosto”.

 

*********

Não é por nada não, a única coisa que está funcionando na Secel é a Coordenação dos Pontos de Cultura que tem a frente o José Monteiro e o Departamento de Documentação que está sob o comando da professora Nazaré Silva. Estou me referindo a área cultural a administrativa é outra coisa que diz respeito a agora secretária.

 

*********

Não me reporto a Gerencia de Esportes porque não é minha praia.

 

*********Rondônia, um estado à espera de uma solução para o desenvolvimento cultural - Gente de Opinião

É claro que com a exoneração do Emanuel as coisas se complicaram, o negócio agora é esperar a nomeação de outro secretário, para poder o carro andar.

 

*********

Por falar nisso, pelos bastidores o que se escuta, são alguns nomes que devem assumir a secretaria quando janeiro chegar.

 Rondônia, um estado à espera de uma solução para o desenvolvimento cultural - Gente de Opinião

********

A disputa maior, pelo menos até a tarde de ontem, era entre o José Monteiro coordenador dos Pontos de Cultura X Emerson Castro atual prefeito de Porto Velho.

 

*********

Os apostadores já abriram suas bancas e o negócio está mais ou menos assim:

 

**********

Se realmente o PC do B abdicar da indicação e o PMDB assumir, Emerson Castro será o secretário, graças ao casal Raupp, dizem os bastidores;

 

**********

Se ficar por conta do governador ConfúcioRondônia, um estado à espera de uma solução para o desenvolvimento cultural - Gente de Opinião Moura e do aval de um funcionário (de peso), da Casa Civil o secretário será o José Monteiro ou a Bebel.

 

*********

Tudo isso são conjecturas, portanto, precisam de confirmação oficial. Mas, o ditado diz: “Todo boato tem um fundo de verdade”. Portanto!

 

**********

Olá Zékatraca, venho lhe parabenizar pela entrevista com o Cézinha do Canto da Coruja! Ficou show de bola, ele falou a realidade sobre a facilidade e ilusão sobre a criação de novos blocos... Alguns com a ilusão de ficarem ricos com carnaval. Sou brincante dos blocos mais conhecidos de Porto Velho e afirmo que o Canto da Coruja é um dos poucos que podemos realmente levar a família para se divertir com segurança, tive o prazer de conhecê-lo uns anos atrás, que pessoa séria e maravilhosa que é este Cézinha... Aproveitando para parabenizar o bloco pelo seu décimo aniversário, que o sucesso se multiplique!!! PARABÉNS!!!! - João Crispim.

 

**********

A Fundação Cultura do Município – FUNCULTURAL, convida os Conselheiros Titulares e Suplentes representantes do Poder Público e  das Setoriais para participarem da Reunião  do Conselho de Cultura, que será realizada no dia 11 de dezembro de 2012, às 16h na Fundação Iaripuna, Rua Tenreiro Aranha, 3205 - Olaria. 



 

LEI ROUANET

Comunicado aos proponentes 

O Ministério da Cultura, por meio das secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e do Audiovisual (SAv), em conformidade com orientações do Banco do Brasil, comunica procedimentos de movimentação financeira de recursos de projetos culturais incentivados pela Lei Rouanet nos últimos dias do ano de 2012.

O envio de arquivos de abertura de contas deverá ser efetuado até o dia 20 de dezembro. Já o prazo para depósito no exercício fiscal de 2012 é o dia 27 de dezembro.

Solicitamos aos proponentes observar atentamente a validade da documentação anexada aos seus projetos e acompanhar suas respectivas situações e diligências, de modo a possibilitar o encaminhamento de projetos para publicação de autorização para captação de recursos até o dia 20 dezembro de 2012.

Tal orientação se justifica por conta da realização da última reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) em 2012,       que aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, permitindo que a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) possa publicar os projetos aprovados, de modo a possibilitar aos proponentes a abertura das contas e a captação de recursos ainda em 2012.

De acordo com os artigos 40 e 41 da IN, os proponentes têm o direito a recorrer das decisões da CNIC, no prazo de dez dias, contados a partir da divulgação dos resultados da reunião. A divulgação dos resultados da Comissão ocorre no último dia da reunião, quando os registros são disponibilizados no Salic, no final do dia.

Em dezembro, o último dia de reunião da CNIC foi no dia 6. Dessa forma, como o prazo recursal começa a ser contado a partir do dia imediato ao da divulgação, expirará no dia 16 de dezembro.

Somente após esgotado o prazo recursal, é que são efetuados os procedimentos referentes à publicação da portaria de autorização de captação no Diário Oficial da União (DOU), com o encaminhamento de diligências, se necessário.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)