Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Roquette Pinto na Ivan Marrocos


EXPOSIÇÃO

 
Roquette Pinto na Ivan Marrocos - Gente de Opinião

A mostra traz textos didáticos e de apresentações das realizações do educador Roquette Pinto
 

Até o próximo dia 25, o leitor vai poder descobrir, o que o estado de Rondônia pode ter em comum com o cinema nas escolas e cientistas dando aulas de física pelo rádio, ao visitar a Casa da Cultura Ivan Marrocos para apreciar a Exposição Roquette Pinto, Um Brasileiro.

A mostra traz textos didáticos e de apresentações das realizações do antropólogo e educador Roquette Pinto na ciência, na Comissão Rondon, na divulgação científica, no rádio e no cinema educativo. Apresenta também farto material iconográfico como fotos, chages e caricaturas, emissões radiofônicas e filmes de época.

Logo na entrada da Ivan Marrocos nos deparamos com o “escritório” do antropólogo, onde deslumbramos entre tantos objetos, a máquina de datilografia com a qual Roquette escreveu relatórios científicos de suas viagens pelo Brasil. Ao lado, a inseparável banheira rodeada de livros, pois o antropólogo tinha como hábito antes de se banhar, ler.

No mezanino da Ivan Marrocos encontramos além de fotografias da Comissão Rondon, painéis que reproduzem alguns dos artigos científicos produzidos pelo homenageado.

Como integrante da Comissão Rondon, Roquette Pinto desbravou terras, auxiliou no reconhecimento geográfico, no estudo do solo, dos climas, das florestas, dos rios e dos povos, incluindo os índios Pareci e Nhambiquara. As suas cadernetas de viagem, fotografias, filmes, desenhos, fichas antropométricas e fonogramas, foram depositados no Museu Nacional. Os resultados da viagem, registrados no livro Rondônia, representam uma grande contribuição ao conhecimento científico do Brasil e dos brasileiros.

A exposição é uma realização da Casa Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Casa da Ciência/UFRJ e com a Rádio Mec e conta com o apoio do governo de Rondônia.

Na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho, no horário comercial até o dia 25 de maio.



Roquette Pinto na Ivan Marrocos - Gente de Opinião

Vamos juntar o útil ao agradável neste final de semana, visitando a exposição “Coletiva de Maio” e “Roquette Pinto, Um Brasileiro” na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

********
Ali o amigo leitor vai tomar pé, de dois grandes momentos para a história de Rondônia. Primeiro com a exposição Roquette Pinto que entre outras coisas, destaca a viagem que o criador da primeira rádio brasileira, fez por terras do hoje estado de Rondônia como membro da Comissão Rondon.

********
Na realidade, foi Roquete Pinto quem primeiro sugeriu que o nome desse pedaço de Brasil fosse Rondônia. Tanto que o livro escrito com material colhido durante a viagem se chama “Rondônia”.

********
É de grande valia visitar a exposição que a Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), está nos proporcionando.

********
Você tem até o dia 25 deste mês, para tomar conhecimento de parte da nossa história.

********
O outro motivo para o amigo deixar o aconchego do seu lar, para visitar a Ivan Marrocos é a Exposição Coletiva de Maio.

Roquette Pinto na Ivan Marrocos - Gente de Opinião


********
Essa exposição está na Galeria Afonso Ligório com obras de artistas plásticos que residem em Rondônia em especial em Porto Velho.

********
No momento que o grande assunto é o desbarrancamento provocado pelo banzeiro do rio Madeira, que inclusive fez com que o Porto Graneleiro suspendesse as operações de embarque e desembarque das balsas que navegam pelo Madeira.

********
Nossos artistas plásticos retratam através de suas telas, a realidade sofrida pelo meio ambiente e que prejudica a vida, não só dos ribeirinhos, mas, de toda a população do nosso estado.

********
A arte contemporânea está lá na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

********
Agora vamos aos eventos que acontecem no dia de hoje.



*********
Em Guajará Mirim tem II Feijão e Toada, do bumbá Flor do Campo no Rotary Club, Av. Dr. Lewerger, nº 2386, bairro Serraria. O convite custa apenas R$ 15.

 Roquette Pinto na Ivan Marrocos - Gente de Opinião

*********
Depois que divulgamos na coluna de ontem o convite e a nota sobre a II Feijão e Toada, sem os nomes do Ednart e da Dayna, a assessoria de comunicação do boi vermelho, se apressou em reenviar a nota agora com o nome de todo mundo.

********
Veja aí o “chuleado do remendo”

********
Equipes de artes e administrativas do bumbá trabalham em favor da realização de um grande acontecimento. Elaborando as fantasias e adereços, a Associação Boi Flor do Campo contratou as equipes comandadas por Rosilene Borges; Paulo Menda e Rafael Silva; Rose e Solane; e Ednart Gomes e Dayna Souza.

********
Na coreografia, Breno Costa Tavares, artista de Parintins contratado pelo bumbá do bairro Tamandaré, e seus auxiliares, Rafaela Rodrigues de Lima e Nadson Ramos Souza garantem que o público presente irá se surpreender com o grande espetáculo coreográfico a ser exibido.

*********
Fredson Martins, o Pik, Mestre da Batucada da Nação Vermelha e Branca, o comandante mor dos ritmistas conhecidos como Filhos do Fogo, promete fazer estremecer o coração de todos os presentes, com a evolução caprichada de sua orquestra de percussão.

**********
O interprete Sandro Menacho, sempre anunciado em grandes eventos como o Uirapuru da Amazônia, e a Banda Flor do Campo completam a trupe de artistas que irá ilustrar culturalmente a feijoada do Boi-Bumbá Flor do Campo.

 


*********
O evento cultural da Nação Vermelha e Branca tem a finalidade de arrecadar recursos para cobrir despesas iniciais oriundas dos ensaios das tribos e os trabalhos preliminares de barracão, assim como, criar um clima de entusiasmo entre a Diretoria, artistas, brincantes e a comunidade da Pérola do Mamoré, com vistas ao Festival Duelo na Fronteira.

*********

Enquanto isso a diretoria do Boi Malhadinho está trabalhando a todo vapor na montagem do “Arraiá nos Trilhos” que vai acontecer no Bumbódromo de Guajará no dia 02 de junho.

*********
Os interessados em comprar mesa devem se dirigir a sede da Associação a rua Rocha Leal no bairro Santo Antônio ou reservar através do telefone: 8431-0167 falar com a presidente Edileuza.

********

Vai ter dança de quadrilha, venda de comida típica e é claro, a apresentação do boi campeão do Duelo na Fronteira o Malhadinho e todos os Itens.

********
Por falar nisso, vamos divulgar os nomes dos integrantes da diretoria da Associação Folclórica Cultural Boi Bumbá Malhadinho.

*********
Maria Edileuza Mendes (Presidente), Silvio Cesar Evangelista (Vice presidente), Emmily Cristiane Ardaya de Souza (1ª secretária). Vanessa Keliy Ardaya de Souza (2ª secretária), Ivone Ferreira Paiva (1ª tesoureira), Olga Ardaya (2ª tesoureira), Leonilson Muniz de Souza (diretor fundador); Ana Cristina Oliveira Arruda, Maria Edilza Mendes de Souza, Willian Tanous Bouchabki Filho – Membros do Conselho Fiscal.

********
Os ensaios do boi azul acontecem em frente à casa do Léo.

********
Enquanto isso, em Porto Velho segundo informações da cunha poranga Silvinha Rodrigues, os ensaios do boi bumbá Corre Campo começam hoje, a partir das 20h00, no Campo da AFA.

*********
Por falar em Corre Campo ontem 18, nasceu a mais nova herdeira do super campeão, filha do Antônio de Castro Alves Júnior. Parabéns vovó Branca.

********
Para não ficar apenas no dois pra lá, dois pra cá da Toada de Boi.

*********
O Beto Cezar se apresenta com sua Roda de Samba hoje a partir das 17h00, no Mercado Cultural. Vamos lá cambada!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)