Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sábado e domingo no Arraial Flor do Maracujá


Sábado e domingo no Arraial Flor do Maracujá - Gente de Opinião

A 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá que está acontecendo na “Cidade da Cultura” em Porto Velho desde o dia 3 passado, teve de tudo nas noites de sábado e domingo.

Sábado o destaque foi a volta da quadrilha junina “Pote Sem Fundo” mirim que fez uma espetacular apresentação, seguida da junina “Nova Estação” do Allan Berg que mesmo tendo que passar por momentos de aflição, pois o tecladista quando chegou, o grupo já estava com 5 minutos na arena, fez uma ótima apresentação contando a história do “Cafundó do Sertão” inclusive, com encenação de trechos do “Auto da Compadecida”.

A junina Matutos do Socialista foi a última na noite de sábado e dançou como nunca, levantando a galera das arquibancadas e camarotes.

Enquanto os grupos de quadrilhas são motivos de elogios pela beleza das indumentárias, coreografia e temas apresentados, o mesmo, pelo menos até a noite de domingo, não aconteceu com as apresentações dos bois bumbas, em especial o “Boi Vencedor.

A apresentação do “Vencedor” na noite de sábado, podemos classificar como péssima, como total desrespeito ao público, à direção da Federon, ao poder público e a empresa privada que está patrocinando o evento. Nas redes sociais viralizou os comentários criticando a vergonhosa apresentação do bumbá que segundo o presidente da Federação, está passivo de devolver o valor que recebeu da Marquise, por não ter cumprido o Regimento da Federon.

Domingo Começou com a divulgação do resultado dado pelos jurados aos grupos que participaram do concurso de “Eliminatórias”. No naipe quadrilha mirim as duas classificadas para o Flor 2018 foram a Unidos do Palheiral e a Pote sem Fundo.

Entre os grupos adultos as duas classificadas foram a junina adulta Unidos do Palheiral com 419,1 pontos e a junina Tradição com 418,9

As apresentações pelo grupo especial começaram com a quadrilha junina “Estrela do Norte” cujas indumentárias chamaram atenção pelo colorido e pelo perfeito acabamento na confecção.

Enquanto isso, o bumbá “Tira Teima” apesar de não ter se apresentado completo em números de participantes, foi bem melhor que o boi do dia anterior.

As apresentações da 7ª noite do Flor do Maracujá terminaram com o espetáculo da Quadrilha “Mocidade Junina”. Foi um show a apresentação da junina comandada pelo Rodrigo Cerdeira. “Nas reuniões da Federon o Rodrigo sempre foi a favor que não acontecesse a disputa entre as quadrilhas, acho que ele fazia aquilo para desestabilizar os demais grupos, pois com essa apresentação, a quadrilha Mocidade Junina é séria candidata ao título do Flor deste ano”, disse o presidente da Rocinha Fernando Rocha.

Os grupos de hoje

20 horas – Quadrilha mirim “Matutinhos da Princesa”

21 horas – Junina Forte Príncipe

22h05 horas – Boi Bumbá adulto “Estrela de Fogo”

23h10 horas – Quadrilha junina “Rosas de Ouro”.



Lenha na Fogueira

O cronista Arimar Souza de Sá publicou em sua página no facebook um artigo sobre o “Desprezo do Prédio do Relógio e da Cultura de Rondônia” que está dando o que falar, não só nas rodas entre os envolvidos no Movimento Cultural, mas, também, pelos Corredores do CPA e principalmente do Edifício Tancredo Neves, sede da prefeitura e até lá pras bandas da rua Elias Gorayeb onde fica a sede da Funcultural.

*******

Arimar começa seu comentário lembrando a Porto Velho de antigamente quando segundo o articulista apresentador do programa “A Hora do Povo”, Porto Velho era assim: A Praça e o Prédio do Relógio. A Igreja Matriz, as Caixas D'águas, o apito do Trem etc.

*******

O saudosismo é a ponte que nos transporta até os dias de hoje e então nos coloca, frente a frente com o atual Prédio do Relógio.

*******

Esse prédio do Relógio era para ser um “brinco”, porque celebra de forma magistral a vida, luta e glória dos antepassados. Só para se ter uma idéia do descaso, a sua última reforma foi feita ainda no governo de Jorge Teixeira.

**********

Depois, o descaso, silêncio e a omissão imperaram e o que restou é um vilipêndio ao esforço e à memória dos que construíram e pavimentaram a história desta terra que curtimos hoje. Porto Velho é uma cidade viva, atuante, tratando de homens que arrancaram do trabalho, com o suor do próprio rosto, a vontade de viver dignamente...

*********

… É até meio difícil de compreender porque se chegou a esse desiderato tão desprezível, não obstante o governador atual seja um amante das letras (poeta e escritor), de escol. Porque então deixar esse monumento à vitória assim, largado? Será que faz-se honesto pensar que a poesia do passado não pertence ao seu acervo de saudades?

*********

Senão vejamos: Antes, no organograma de Governo, havia uma Secretaria de Cultura e sem respostas a uma série de indagações, foi extinta e transformada em Superintendência, ou seja, virou o quintal das demais pastas governamentais. Quer acompanhar a crônica completa, acessa o www.rondonoticias.com.br

*********

Sábado e domingo no Arraial Flor do Maracujá - Gente de Opinião

Enquanto isso no Flor do Maracujá, as quadrilhas juninas estão com tudo e não estão prosa. A cada apresentação o público se depara com espetáculos de primeira linha, cada um mais espetaculoso que o outro. Vale a pena assistir nossos grupos de quadrilhas juninas dançando no Flor do Maracujá.

Sábado e domingo no Arraial Flor do Maracujá - Gente de Opinião

********

Segundo comentários nas arquibancadas e camarotes, a melhor apresentação até a noite de domingo, pela ordem, foram: Quadrilha Mocidade Junina seguida da Matutos do Guaporé, Estrela do Norte, Nova Estação, Estrela Divina e Matutos do Socialista. Isso não quer dizer, que no próximo domingo, esses grupos estejam classificados nessa ordem.

*******

O que ainda não conseguiu agradar o público que tem lotado as arquibancadas do Flor do Maracujá este ano! Foram as apresentações dos Bois Bumbás. O Boi Vencedor abusou da paciência dos expectadores ao não colocar na arena sequer 30 pessoas. Isso denigre a imagem do Flor do Maracujá e coloca em cheque a administração da Federon e da recém criada Liga Guarnecer que é específica dos bois bumbás.

********

Os dirigentes do Bumbá Vencedor assim como a própria Associação Boi Bumbá Vencedor, deveriam ser punidos com a expulsão da Federon e ainda ser obrigada a devolver o cachê recebido (antecipado), para se apresentar. Segundo comentários, o Ministério Público deve ser acionado para averiguar se os grupos estão investindo realmente o recurso que foi repassado pela empresa Marquise.

*********

Domingo o Tira Teima foi bem melhor. Esperamos que o Marronzinho na noite de ontem e o Estrela de Fogo na noite desta terça, eliminem a má impressão deixada pelo Boi Vencedor, uma verdadeira “BOMBA”!​

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)