Sexta-feira, 4 de abril de 2014 - 06h17
Sistema de Cultura reúne Conselho
O coordenador do Sistema Nacional de Cultura em Rondônia Francisco Chicão Santos reuniu os representantes do poder público no Conselho Estadual de Cultura, na manhã de ontem 03, na Sala Pioneiros da Casa da Cultura Ivan Marrocos, para discutir e levar ao governo estadual o Projeto do Desenvolvimento Cultural para os próximos anos. “É preciso que apresentemos ao governo estadual o que queremos para a nossa produção cultural, para que eles possam planejar o desenvolvimento de políticas culturais de estado para os próximos anos”, disse Chicão.
Uma das grandes preocupações colocadas na reunião foi quanto o que fazer para preservar as peças do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que foram afetadas pela enchente do Rio Madeira e estão “jogadas” nos corredores do prédio do relógio.
Segundo Chicão Santos a Coordenação do Sistema Estadual de Cultura está reunindo separadamente com os representantes das Setoriais no Conselho de Cultura. “Hoje a reunião é apenas com os Conselheiros que representam o setor público”. Explicando que já reuniu com os representantes da sociedade civil dentro do CEC e que solicitou que cada um leve a discussão para suas setoriais e tragam as reivindicações, para serem discutidas na plenária da Reunião do Conselho que vai acontecer nos dias 23 e 24 de maio, para que daí, saia o Projeto Cultural do estado de Rondônia para os próximos dez anos. “Esse trabalho é voltado para política de estado e não de governo”, informou Chicão.
Teatro
Como membro da Comissão da Secel que acompanha as obras do Teatro Estadual que conta também com o técnico em administração de teatro Luiz Carlos, Chicão disse que o governo do estado está trabalhando para que a inauguração aconteça no mês de maio. “Posso garantir que o nosso teatro está ficando muito bonito e muito bem aparelhado e que o adiamento da inauguração foi apenas para garantir ao público, maior conforto e segurança”.
Recursos do MinC
Recentemente o Ministério da Cultura anunciou, que Rondônia por ser um dos cinco estados que já implantaram plenamente o Sistema de Cultura, vai receber um aporte financeiro no valor de R$ 6,5 Milhões. Esse recurso será repassado à Secel via convênio e deve ser utilizado na complementação da instalação do Sistema Estadual de Cultura - SEC, ajudando as setoriais na implantação de espaços culturais e formando técnicos para administrá-los.
Parte desse dinheiro será destinado a montagem e circulação de espetáculos pelos municípios, que tenham seu Sistema Municipal de Cultura funcionando em sua plenitude. “Devo lembrar que esse recurso deve ser totalmente aplicado, até o final do ano de 2015”, finalizou Chicão Santos.
Lenha na Fogueira
“Perdeu, mas, foi destaque!”. Por essa frase, que meu amigo e colega de redação, Idelfonso Valentim certa vez postou no caderno de esportes desse jornal, foi e pelo menos até anteontem, motivo de ‘chacota’, por parte de todos da redação.
********
Com a derrota do Vilhena para o Palmeiras na noite da última quarta feira 03, ficou provado que o ‘velim’ não escreveu nada errado.
********
Basta perguntar a qualquer amante do futebol, que assistiu a partida entre o VEC e Palmeiras, para concordarmos com a frase do Ilde.
*******
O time do VEC nosso representante na Copa do Brasil, perdeu, mas, foi destaque.
*******
Destaque pelo bom futebol apresentado até a metade do segundo tempo. Aliás, no primeiro tempo foi bem melhor que o time paulista.
********
Foi destaque, pela ousadia do técnico Birigui que colocou o time pra cima do Palmeiras quando todo mundo, inclusive os jogadores do time paulista, esperavam que o VEC ficasse retrancado.
********
Perdeu mas, foi destaque! Pelas bolas na trave. Pelas excelentes defesas do goleiro Dalton. Tão dizendo que se não fosse as boas defesas do Dalton o placar seria maior. Discordo, pois o VEC é quem merecia ter saído com a vitória, pelo menos no 1° tempo.
*******
É como disse o técnico Birigui no final do jogo. “Mostramos que Rondônia tem futebol para competir com qualquer time brasileiro”. Se depender do jogo contra o Palmeiras tem mesmo.
*******
Parabéns a todos do VEC pelo belo jogo contra o Palmeiras!
*******
Perdemos, mas, fomos destaque!
********
Saiu o calendário dos eventos folclóricos juninos/2014 que contarão com o apoio da Funcultural de Porto Velho.
*********
Circuito Centenário
********
Arraial Flor do Cacto de 30 de maio á 08 de junho no bairro Caladinho
********
ArraiaLeste de 13 a 21 de junho – Na Zona Leste
********
Arraial da Amizade de 26 á 29 de junho no bairro Agenor de Carvalho
********
Arraial Comunidade do Sertão - de 27 de junho a 06 de julho no bairro Esperança da Comunidade
********
Flor do Nacional de 03 a 06 de julho no bairro Nacional.
********
Arraial Porto Diversidade de 04 á 06 de julho no bairro Três Marias
********
Arraial Valente Negro de 25 á 27 de julho no bairro Marcos Freire.
********
Arraial da AFA de 25 de julho a 02 de agosto no bairro Areal.
*********
Taí a turma do folclore se virando do jeito que dá.
********
As quadrilhas Rádio Farol; JUAP; Gira Sol das Três Marias e A Roça é Nossa estão ensaiando, visando as apresentações nos Arrais divulgados acima.
*********
Essa programação foi distribuída pela FEDERON.
*******
Estranhamos que não consta a programação do Arraial Flor do Maracujá. Será que não vão fazer o Flor do Maracujá este ano?
********
Pelo que fui informado, o Banco do Brasil já bateu o martelo e vai patrocinar o Flor do Maracujá.
********
O que ainda falta ser definido, é o local e a data de sua realização, pois segundo a Defesa Civil, o Parque dos Tanques vai ficar ocupado pelos afetados pela enchente do Rio Madeira até o mês de agosto.
********
A não ser que mais uma vez o nosso maior arraial folclórico aconteça fora de época. Ano passado foi no final de agosto.
********
Outra coisa que pode pegar. Os grupos dizem que só vão pro Flor, se receberem o cachê adiantado. Tudo por que nos últimos dois anos, foram enganados pela Secel.
*******
Vamos ficar torcendo que pelo menos a festa folclórica em comemoração ao Centenário do Município de Porto Velho aconteça!
********
Precisamos continuar em “Evidência”!
Fanfarra de Candeias do Jamari recebe instrumentos
Nesta sexta feira (04), os alunos da Fanfarra Municipal de Candeias do Jamari – FAMCAJ, que integram a rede escolar do município, estarão recebendo da Prefeitura de Candeias do Jamari, novos instrumentos musicais. Aqueles que já são usados pelos alunos e estão em boas condições, continuarão sendo utilizados. A solenidade de entrega vai ser no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada no Complexo Turístico, a partir das 09 horas, com a presença do prefeito Osvaldo Sousa, secretários, convidados e instrutores da FAMCAJ.
Os novos equipamentos, adquiridos com recursos próprios da Prefeitura, no valor total de R$ 25.567,00 (vinte e cinco mil quinhentos e sessenta e sete reais) contém oito bumbos em madeira tensor, doze caixas em madeira revestidos com lâminas de fórmica, doze surdos tensor, afinações em alumínio, vinte pares de pratos em bronze, além de peças de reposição.
De acordo com o prefeito Osvaldo Sousa, a Prefeitura vem trabalhando para ampliar o desenvolvimento cultural e artístico no município, apoiando várias áreas, sendo uma delas a Fanfarra Municipal, composta por adolescentes e jovens moradores de Candeias do Jamari. “Eles são talentosos e já conquistaram muitos títulos, se destacando em Alvorada do Oeste, onde foram campeões”, destacou o prefeito Dinho, parabenizando o regente da fanfarra Herivaldo Sousa Santos, que está no comando há 10 anos.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando