Sexta-feira, 1 de janeiro de 2016 - 05h15
Bloco da Salgado
a novidade do carnaval 2016
Jovens residentes na rua Salgado Filho entre a Raimundo Cantuária e a Jacy Paraná se reuniram e decidiram criar o “Bloco da Salgado” para animar os moradores daquela comunidade que é formada pelos bairros Mato Grosso e Nossa Senhora das Graças com influencia no Tucumanzal, Areal e Trevo do Roque.
Segundo o clínico geral Jacson Guimarães eleito presidente da nova entidade carnavalesca, a idéia da fundação do bloco, surgiu em virtude da suspensão do desfile do Bloco “Calixto e Cia” que reunia os foliões dos bairros destacados acima e sem maiores motivos parou.
O Bloco da Salgado tem como objetivo desfilar ao som das chamadas marchinhas tradicionais, porém de acordo com sua diretoria, os demais ritmos também farão parte da programação. “Sabemos que o público mais jovem gosta do carnaval no ritmo do axé e por isso o repertório musical do nosso bloco vai contar também com essas músicas assim como tocaremos outros ritmos como o sertanejo”, disse Jacson.
Como o Bloco da Salgado surge para ocupar o espaço deixado pelo Calixto e Cia, seu desfile vai acontecer na segunda feira de carnaval que este ano será no dia 8 de fevereiro.
O tema do bloco é “Ô meu polegar” homenagem ao folião Alzembergue Ribeiro Ferreira que atende pelo apelido de “Feio”. A diretoria eleita conta com os seguintes membros: Jacson Guimarães (presidente), Jadson Guimarães (vice presidente), Alzembergue Ribeiro (tesoureiro), Alzemir Ribeiro (2º tesoureiro), Diego Caio (secretário) e Carminda Nogueira (2º secretário).
Lenha na Fogueira
Salve o Novo Ano ou o Ano Novo! Salve 2016.
********
Analisando as atividades culturais de responsabilidade da superintendência de Cultura do Estado de Rondônia a Sejucel. Começamos lamentando a extinção a Secretaria e sua transformação em Superintendência subordinada à Seduc.
********
Apesar da falta de recursos, o superintendente Rodnei Paes conseguiu desenvolver alguns projetos na área cultural, como foi o caso da formação do Conselho de Cultura e o Duelo na Fronteira entre os Bois Malhadinho e Flor do Campo no recuperado bumbódromo de Guajará Mirim
********
O Flor do Maracujá foi sucesso e a Festa do Divino passou a contar com maior atenção do governo estadual. A Bebel voltou como Diretora Executiva.
********
O destaque do ano vai para a programação que aconteceu durante praticamente todo o exercício, no Teatro Palácio das Artes Rondônia inclusive na sala Guaporé. Apesar dos problemas com o sistema de refrigeração e depois da invasão dos cupins.
********
No geral, o Palácio das Artes contou com uma programação positiva durante todo o ano. O destaque vai párea o Festival Mova-se, o show do humorista Winderson Nunes e as apresentações das orquestras Filarmônica do Amazonas, Villa Lobos e Harmonia Celeste de Porto Velho e ainda na Dança, para a Cia D’Palmas, Curta Amazônia e os espetáculos Mínios e Frozer, porém o grande momento foi a apresentação do CASUO.
********
Devemos lembrar que os grupos de danças e orquestras de músicas, foram os que mais se apresentaram no Palácio das Artes em 2015. Não fora o Palco Giratório que aconteceu durante o mês de setembro coordenado pelo Sesc, não teríamos praticamente nenhum espetáculo de teatro, principalmente encenado por grupos de Rondônia. Isso quer dizer que a nossa produção teatral está deixando a desejar.
********
Aconteceu também a implantação do Palácio da Memória que está funcionando no Palácio Presidente Vargas antiga sede do governo estadual no centro histórico de Porto Velho. A inauguração do Memorial Rondon na Vila de Santo Antônio e a reativação do Memorial Jorge Teixeira.
********
A grande ação do ano de responsabilidade da Sejucel, foi a expedição das Carteiras de Artesão e Trabalhador Manual um trabalho da Coordenação Estadual do PAB que tem a frente a Wellida Sodré.
********
O gerente de Cultural Fabiano Barros no final do ano, festejou a aprovação por parte da Controladoria e da Procuradoria Estadual dos editais de fomento que estarão sendo executados no decorrer do ano de 2016.
********
Analisando as ações do governo estadual no segmento cultural em 2015, podemos classificá-las como razoável.
********
A Funcultural entidade que cuida da cultura no âmbito do município de Porto Velho podemos dizer, que apesar da polemica em cima dos shows do Alceu Valença, Cidade Negra e Fernandinho o ano de 2015 foi positivo.
*******
Os grupos folclóricos contaram com apoio financeiro para suas apresentações nos Arrais que aconteceram, inclusive o Flor do Maracujá. O circuito Junino merece elogios.
*******
Não pegou bem o cancelamento do apoio aos projetos que acontecia no Mercado Cultural como a Fina Flor do Samba que por falta de apoio no quesito contratação de sonorização, deixou de acontecer.
*******
Porém, outras ações foram realizadas pela equipe comandada pelo Jorjão e pelo Rafael Altomar. O aniversário de Porto Velho foi bem comemorado. A iluminação ou decoração natalina foi a melhor de todos os tempos e a Festa da Virada foi praticamente realizada com artistas locais.
********
Feliz 2016 para todos nós!
Desfile das escolas de
samba tem data definida
A Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec, confirmou à nossa reportagem, que os desfiles das escolas de samba, acontecerão nos dias 12 sexta feira e 13 sábado de fevereiro, ou seja, após o carnaval oficial que termina no dia 9.
De acordo com o presidente da Fesec Hudson Mamede a decisão de desfilar após o carnaval oficial, começou a ser adotada no carnaval de 2012. “Um dos motivos que levou os diretores das nossas escolas de samba optarem pelo desfile ‘fora do carnaval oficial’, foi a transmissão via TV dos desfiles das escolas do Rio de Janeiro”, informou Mamede.
Outro fator que pesou na decisão dos carnavalescos de Porto Velho, foi a concorrência com os blocos de trio elétricos. “A maioria dos brincantes das nossas escolas de samba, gostam de brincar carnaval nesses blocos” lembra o presidente concluindo, “Desfilando após as apresentações dos blocos, garantimos um público maior na passarela do samba, prestigiando os desfiles das nossas escolas de samba”.
Ordem dos desfiles
Os desfiles das escolas de samba no carnaval deste ano (2016) vão acontecer no Parque dos Tanques local onde foi montado o Arraial Flor do Maracujá, da seguinte maneira:
Dia 12 de fevereiro sexta feira – Grupo de Acesso: Acadêmicos da Zona Leste, Império do Samba e Unidos da Rádio Farol.
Dia 13 de fevereiro sábado – Grupo Especial: Asfaltão, Os Diplomatas do Samba, Acadêmicos do Armário Grande e Acadêmicos do São João Batista.
O resultado ou apuração dos votos dos jurados, está marcado para acontecer domingo dia 14 de fevereiro.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando