Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 - 05h08
Brigitte Bardot tem sua trajetória destrinchada
Ícone de beleza e estilo e um dos maiores símbolos sexuais da história do cinema, Brigitte Bardot, famosa por suas atuações em filmes como E Deus criou a mulher (1956), de Roger Vadim, seu primeiro marido, e O desprezo (1963), de Jean-Luc Godard, acaba de completar 80 anos. A controversa atriz francesa, que inspirou (e continua a inspirar) gerações, tem sua trajetória revisitada por Marie-Dominique Lelièvre nesta deliciosa biografia, em que conhecemos a verdadeira Brigitte Bardot: mimada, complexada, voluntariosa e, ao mesmo tempo, talentosa, sensível, encantadora. É essa ambiguidade o verdadeiro atrativo da atriz, que conquistou o público, amantes e famosos diretores de cinema, antes de se recolher ao ostracismo auto imposto para cuidar dos animais, há mais de quatro décadas. Autora de perfis para o jornal francês Libération e biógrafa de outras personalidades francesas marcantes, como a escritora Françoise Sagan, Serge Gainsbourg e Yves Saint Laurent, Lelièvre baseou-se em depoimentos inéditos para traçar um novo retrato da mulher e atriz, usando as próprias impressões de seu país e da sociedade dos anos 1950 e 60 para entendê-la. De femme fatale à figura polêmica na França, a autora descortina a vida de uma das mulheres mais famosas do mundo, que ainda permanecia misteriosa para muitos.
Marie-Dominique Lelièvre baseia-se em depoimentos inéditos para traçar um novo retrato da mulher e da atriz. E usa as próprias impressões da França e da sociedade dos anos 50 e 60 para entender seu objeto de pesquisa.
Depois de Sagan, Gainsbourg e Saint Laurent, Marie-Dominique Lelièvre, escritora e autora de perfis no Libération, acrescenta mais uma figura importante a seu ciclo francês.
BRIGITTE BARDOT
(Brigitte Bardot: Plein la Vue)
Marie-Dominique Lelièvre
Tradução de Clóvis Marques
Editora Record | Grupo Editorial Record
322 páginas
Preço: R$ 35
Formato: 16 x 23 cm
Lenha na Fogueira
Salve os Professores pelo seu dia.
*********
No tempo que o João Zogbhi, Lucio Albuquerque, Beni Andrade, Idelfonso Valentim, Osmar Silva, Montezuma Cruz, Valdir Costa, Abdoral Cardoso, Carlos Sperança, Nonato Cruz, Nonato Neves, Elvestre Jonshon e tantos outros estudavam o que se festejava era...
********
O Dia do Mestre. Nos tempos modernos virou Dia do Professor. O importante, é que tudo que todos somos, devemos aos professores.
********
Já viu aquela propagando que diz: Tem gente que faz isso, tem gente que faz aquilo e no final, enaltece dizendo que tudo que se faz tem que passar pelo ensinamento de um Professor!
********
Por mais humilde que seja a profissão o profissional para exercê-la teve que primeiro passar pelos ensinamentos ministrados por um professor.
*********
Apesar de toda essa importância o professor no Brasil não é valorizado. O que vemos e assistimos são professores sempre reivindicando melhores salários e melhores condições no ambiente de trabalho.
********
Professor é professor em qualquer circunstância, seja embaixo de um pé de árvore, ou numa choupana de pau a pique coberta de palha, ou numa sala toda informatizada.
********
Ele pode ser cientista premiado, general, médico reconhecido ou um artista plástico de renome internacional, mas, quando coloca o jaleco e entra na sala de aula é, O Professor.
********
Ninguém numa sala de aula chama o Médico que chega para dar aula de Dr. Fulano de tal, é Professor.
********
Na faculdade quase todos os professores são Mestres ou Doutores, mas, nenhum aluno os chama pelos seus títulos, todos são professores.
********
Professor mal remunerado, sem tempo para preparar suas aulas pela falta de estrutura em todos os níveis da educação.
********
Professor mal compreendido pelos pais que preferem dar razão aos filhos que não gostam de estudar e não ao professor, que reclama e dá nota baixa (que o aluno mereceu).
********
Hoje está se tornando comum aluno agredir professor. É o que mais se ver nas redes sociais e muitos pais dão razão aos filhos “bagunceiros”.
********
Professor que ama a profissão e ministra aula mesmo em ambientes impróprios, insalubres, mal iluminados, sem quadro negro, sem estrutura nenhuma.
********
Na realidade, Professor é Mestre em superar as dificuldades, é doutor em dar um jeito para que o aluno não volte pra casa sem receber a aula daquele dia.
********
Hoje com certeza, os candidatos que estão disputando o segundo turno das eleições para governador e presidente da república, vão usar parte dos seus programas eleitorais, para dizer que se eleitos vão fazer isso e aquilo em beneficio do professor.
********
Hoje os professores de todo o Brasil vão ouvir dos candidatos, que se eleitos, aprovarão e sancionarão o Plano de Carreira dos Professores. Que o Piso salário será obedecido em todos os níveis e que todos terão direito a remuneração quando estiverem trabalhando os seus planos de aula em casa.
********
Com certeza todos os professores vão ouvir dos candidatos, que farão de tudo para que os professores tenham mais conforto nas salas de aula.
********
“Todas as salas de aula de todos os colégios e escolas, terão ar condicionado, banheiros em condições de uso e sala de reunião dotada de computadores interligados via Internet”, prometerão os candidatos.
********
As escolas contarão com os chamados guardas de seguranças, para evitar que professores sejam agredidos por alunos ou pelos pais insatisfeitos com a nota no boletim do filho.
*******
Salve o dia do Professor. Aos Mestres com Carinho!
III Fórum de Incentivo à Cultura em Manaus
O Ministério da Cultura realiza no próximo dia 5 de Nov embro no Centro Cultural Palácio Rio Negro em Manaus o III Fórum de Incentivo à Cultura. Os interessados devem fazer inscrição através do e-mail cnic2@cultura.gov.braté as 12 horas do dia 30 de outubro.
O III Fórum de Incentivo à Cultura é uma oportunidade impar aos fazedores de cultura para a troca de experiências com seus pares e com os comissários da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, órgão colegiado do MinC que analisa pareceres e subsidia a Sra. Ministra de Estado a Cultura na aprovação ou indeferimento dos projetos de incentivo fiscal apresentados à Lei ROUANET.
Além disso, os participantes podem consultar o corpo técnico do MinC, no que tange os projetos inscritos e passiveis de inscrição na Lei de Incentivo Fiscal Federal, bem como os projetos de audiovisual no que tange a Secretaria do Audiovisual e a ANCINE. Para tanto, as coordenações-gerais de aprovação de projetos, de acompanhamento e avaliação de projetos e de prestação de contas da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, além de técnicos da Secretaria do Audiovisual e da ANCINE, estarão a disposição dos participantes para orientarem sobre a inscrição, sobre o acompanhamento e execução, e sobre a prestação de contas fiscal e do cumprimento do objeto dos projetos.
O Evento contará com o apoio dos representantes do Programa Nacional de Apoio a Cultura - PRONAC da Secretaria do Audiovisual e das unidades vinculadas do MinC: Funarte, IPHAN, IBRAM, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Cultural Palmares e ANCINE, que acompanharão as atividades junto à CNIC e à banca técnica da SEFIC e Audiovisual, dando suporte às consultorias.
O III Fórum é uma realização do MinC em parceria com a Representação Regional do MinC para a Região Norte e Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, e conta com o apoio da Universidade Estadual do Amazonas, que realizará a transmissão do evento para mais de 50 municípios do Amazonas.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando