Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Samba Autoral, Diogo e Fina Flor no dia do samba


Samba Autoral, Diogo e Fina Flor no dia do samba - Gente de Opinião

Samba Autoral, Diogo e Fina Flor no dia do samba

O Dia Nacional do Samba 02 de dezembro, será comemorado em Porto Velho em alto estilo. Três shows vão marcar as comemorações do dia consagrado ao ritmo genuinamente brasileiro, que completou seu primeiro centenário, no último dia 27 de novembro.

Samba Autoral

O primeiro evento em comemoração a data, é o “Samba Autoral” que conta com a coordenação da diretoria da escola de samba Asfaltão.

O encontro dos sambistas compositores, está marcado para começar às 19 horas no Bar do Calixto à rua Jaci Paraná esquina com a Brasília. É a 21ª edição do Projeto, que mostra ao público, as mais novas produções musicais dos compositores de samba de Porto Velho.

Diogo na festa do Madeira

O sambista carioca Diogo Nogueira será a principal atração da III Festa do Madeira na noite de hoje na casa de espetáculo Talismã 21. A festa do Madeira é realizada desde 2014 e já faz parte do calendário cultural da cidade. De acordo com a programação distribuída pela assessoria de comunicação do evento o show com Diogo Nogueira começa as 21h30 e a entrada é um quilo de alimento não perecível. “Todo alimento arrecadado será dividido entre a Casa Família Roseta e o Lar do Idoso André Luiz do bairro Aponiã” informa a cordenação.

Os ingressos podem ser retirados na porta ria da SIC TV no horário comercial.

A programação da III Festa do Madeira é a seguinte: das 19 às 21 horas show com a dupla Jonas & Jairo; das 21h30 as 23h show com Diogo Nogueira e das 23h30 a 1 hora show com Gabriel Parada.

A Fina Flor do Samba

Ernesto Melo reúne a Fina Flor do Samba a partir da 20 horas, no Mercado Cultural, para comemorar o Dia Nacional do Samba, junto com sambistas de renome da capital  como Orismilde  Kabeça, Varnei, Torrado e tantos outros. Ernesto Melo está preparando a Fina Flor do Samba para a série de circulação que irá realizar no inicio do próximo ano pelo estado de Rondônia atendendo o Edital Zezinho Maranhão de Música.


Lenha na Fogueira


 

Hoje comemoramos o Dia Nacional do Samba. Veja bem, no último dia 27 de novembro,comemoramos o centenário do primeiro samba gravado “Pelo Telefone”

********

Neste dia 2 de dezembro, comemoramos o Dia Nacional do Samba, que foi criado por um vereador baiano Luís Monteiro da Costa para homenagear o compositor Ary Barroso que havia composto o samba “Na Baixa do Sapateiro” cuja letra fala sobre as coisas da Bahia sem nunca ter colocado os pés no estado.

*********

Justamente num dia 2 de dezembro Ary Barroso marcou uma visita a Salvador e o dito vereador empolgado com tão ilustre visita, o homenageou criando o Dia do Samba na Bahia que depois foi adotado por todo o Brasil.

**********

Hoje em Porto Velho capital do estado de Rondônia, a data será festejada com três importantes eventos.

*********

O primeiro a entrar no ar será o Projeto Samba Autoral no Bar do Calixto, marcado para começar as 19 horas. Com a presença de compositores como Sílvio Santos; Bainha; Waldison Pinheiro, Mávilo Melo; Toninho Tavernard. Torrado; As Pastoras, Oscar, Zé Baixinho, Piaba e tantos outros.

********

As 20 horas, será a vez do Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba começar a tocar no Mercado Cultural. Aí o samba de raiz toma conta do ambiente até a meia noite.

********

Para encerrar a festa pelo Dia do Samba, a Santo Antônio Energia convida todos os sambistas de Rondônia para o show com o sambista carioca Diogo Nogueira.

********

Diogo Nogueira vai se apresentar na casa de espetáculos Talismã 21 a partir das 21h30.

********

A entrada é um quilo de Alimento não perecível. A coordenação pede que não leve Farinha de Mandioca e nem Sal. A troca pode ser feita na portaria da SIC TV a rua Rio Madeira.

********

A Academia de Letras de Rondônia encerrou dia 30, quarta-feira, o seu ano literário, com a realização de um sarau dedicado exclusivamente à poesia, realizado na Biblioteca Francisco Meirelles e participação de acadêmicos e convidados.

*********

No auditório da Biblioteca foi realizado também o programa "Varal de Poesia", com cópias de textos e capas de livros de autores locais, alguns não acadêmicos, registrando mais de 150 poesias e 50 fotos de capas, material que ficou à disposição da administração da Francisco Meirelles para que os visitantes possam conhecer melhor a literatura local.

*********

Na abertura da noite de poesia o acadêmico João Batista Correia, que coordenou a programação, lembrou ser o evento o terceiro especificamente realizado sobre poesia pela ACLER este ano, também em parceria com a academia Rondoniense de Poetas.

*********

Durante o evento a acadêmica e escritora Sandra Castiel leu dois textos de seu livro “Contos Despedaçados”, enquanto as poesias foram apresentadas pelos acadêmicos José Detoni, Gesson Magalhães, João Batista, Pedro Albino, Samuel Castiel, Carlinda Soares, Paulo Sérgio, Chagas Chagoso, Odete Pereira e Rose Chagas. Também se apresentaram o poeta José Martins, membro da ACARP a atriz Renata Silva, convidada, fez a apresentação do monólogo "As Mãos de Eurídice".

**********

Hoje também vamos ter a abertura da exposição “Escamação” da artista plástica Rita Queiroz. O evento é uma promoção do governo do estado através da Sejucel e está marcado para acontecer as 19 horas no Palácio Presidente Vargas.

**********

Além disso, Rita Queiroz passa como doação para o acervo do Museu da Memória do Estado de Rondônia, a coleção “Caminhando Pelas Picadas”.

*********

E tem mais, após a solenidade de abertura da exposição e doação, será servido coquetel em comemoração aos 80 anos de idade da nossa maior artista plástica Rita Queiroz. Parabéns!

*********

Agora vamos curtir a programação em comemoração ao Dia Nacional do Samba!


Terceiro Café Poliglota acontece em dezembro

Manter contato com línguas estrangeiras de maneira divertida e conhecer gente nova. É com essa proposta que acontecerá o Terceiro Café Poliglota de Rondônia, aqui em Porto Velho. O clube, recém-criado na cidade, já conta com dezenas de membros, e faz encontros regulares reunindo estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas.

O Clube Poliglota é uma organização sem fins lucrativos que promove encontros gratuitos e eventos diversos onde as pessoas conversam em vários idiomas. É um bate-papo tranquilo, de forma bastante espontânea e descontraída, mesmo quando alguns dos participantes ainda não se conhecem. O objetivo é criar laços internacionalmente, e promover o encontro de pessoas, línguas e culturas.

O Clube Poliglota de Porto Velho faz parte da rede Clube Poliglota Brasil, em associação com o Polyglot Club, somando mais de 45 mil membros no mundo inteiro.

Mais de 20 idiomas

Nos encontros regulares, após a apresentação geral de novos membros, são formados diversos grupos para cada idioma específico. Mas nada impede que haja circulação entre as mesas, caso alguém deseje praticar mais de uma língua. Os membros atuais do grupo falam juntos um total de mais de 20 idiomas diferentes, desde aqueles mais difundidos, como o Inglês e o Espanhol, até algumas línguas ditas “minoritárias” como o Indonésio, e mesmo línguas indígenas, como o Guarani.

Os organizadores explicam que basta chegar duas pessoas interessadas em praticar determinada língua, mesmo que ainda não esteja na lista, e já é formada uma mesa em separado para elas.

O próximo encontro acontecerá no dia 11 de dezembro de 2016, no Juninho Soft Café, na Avenida Farquar, 1601, a partir das 15horas

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)