Sábado, 5 de dezembro de 2015 - 05h01
Os compositores que participaram durante todo o ano do Projeto “Samba Autoral”, um evento que conta com a coordenação de integrantes da escola de samba Asfaltão, se reúnem na tarde deste sábado dia 5, para comemorar o Dia do Samba que aconte3ceu na última quarta feira dia 2. “Apesar de estarmos festejando o Dia do Samba, a essência do projeto será preservada, pois, só vai participar os compositores que inscreveram sambas inéditos”, disse Oscar Knight. Na realidade a festa que vai acontecer na Tenda do Tigre que fica a rua Jacy Paraná sub esquina com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças/Santa Bárbara a partir das 14h00 tem entre as atrações os compositores Ernesto Melo, Torrado, Rud Prado, Waldison Pinheiro e Mávilo Melo, Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho), Silvio Santos, Reginaldo Makumba e tantos outros.
Os ensaios aconteceram durante a semana toda sempre à noite no Bar do Calixto. O Samba Autoral em sua 12ª Edição já ultrapassou as fronteiras do estado de Rondônia, alcançando os sambistas do Amazonas em especial os da capital Manaus. “O Mestre Sauba assim como o cantor compositor Junior Rodrigues e o Japonês que estiveram em Porto Velho durante o ano e freqüentaram nossa roda de samba, querem implantar Projeto semelhante em Manaus”, disse Reginaldo Makumba.
Outra novidade do Samba Autoral deste sábado é que a coordenação vai abrir espaço para alguns compositores que participaram de qualquer das edições do Projeto, mas, que nesta edição não preparam nenhuma música. “Afinal de contas é preciso reconhecer a obra dos colegas”, finalizou Oscar.
Serviço
Samba Autoral
Dia – 05.12.2015
Hora: A partir das 14 horas
Local: Tenda do Tigre (Escola Asfaltão) na rua Jacy Paraná.
Atração: Compositores de samba e participação especial das Pastoras.
Entrada; Franca.
Lenha na Fogueira
A Assessoria do Consorcio Santo Antônio Energia na pessoa do jornalista José Carlos Sá, entrou em contato e esclareceu sobre o repasse do subsídio, referente ao pagamento dos cachês dos artistas que se apresentaram no show “101 Anos de Porto Velho”, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de outubro passado, promovido pela Funcultural.
**********
Acontece que na coluna de ontem, com o título de CALOTE, cobrou uma posição dos dirigentes da Funcultural a respeito do pagamento do cachê dos artistas que se apresentaram no show em comemoração aos 101 anos de Porto Velho, que aconteceu no pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que “até hoje não foi pago”.
*********
Segundo Zé Carlos que presta serviço de assessoria a Santo Antônio Energia! Realmente a empresa ainda não fez o repasse do recurso destinado ao pagamento dos músicos, porque a empresa apresentada pela FUNCULTURAL para firmar o contrato para a produção do espetáculo, não apresentou a documentação exigida por Lei para que a Santo Antonio Energia procedesse o devido repasse. “A empresa tem como diretor o senhor OSCAR”, informou Zé Carlos.
********
Diante do impedimento da empresa do Senhor OSCAR a Funcultural apresentou outra empresa, desta feita, a entidade dirigida pela Carla que ainda está providenciando a documentação necessária, para apresentar a empresa da Hidrelétrica e então receber o subsídio que será repassado aos artistas.
*******
Ainda segundo a empresa que presta assessoria a Santo Antônio Energia, assim que a documentação da Carla for apresentada completa, o dinheiro será depositado em no máximo dez dias.
********
Aí, alguém da Funcultural (que não se identificou), enviou mensagem ameaçando que vai me processar por ter levantado calúnia contra a entidade municipal, uma vez que eles não procederam ao pagamento dos artistas, porque a grana não caiu na conta ainda. Obs: Carla é filha do Oscar.
********
A pergunta que não quer calar é: Por que a nova entidade, também ainda não apresentou a documentação completa para receber o dinheiro daszuzinas!
*********
Mudando de Pau pra Cacete: Hoje acontece mais uma rodada do Projeto Samba Autoral. A partir das 14 horas os compositores de samba, residentes em Porto Velho que têm samba novo de sua autoria para cantar, estarão reunidos na Tenda do Tigre ou sede da Escola de Samba Asfaltão a rua Jacy Paraná entre a Brasília e a João Goulart no bairro Nossa Senhora das Graças.
*********
No Teatro Palácio das Artes Rondônia quem vai se apresentar é a Opus Ballet Studio com o espetáculo “Harlequinade – Carnaval em Veneza”. O show está marcado para começar às 20 horas.
*********
Pois é! Depois que eliminaram os cupins e o ar condicionado passou a funcionar as mil maravilhas, o Palácio das Artes tem função todos os dias, até o dia 20 deste mês. Segunda feira começa a Mostra Cultural coordenada pela Divisão de Cultura Escolar do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino – DADE.
*********
A programação do Palácio das Artes tá melhor que a tal decoração de Natal que a prefeitura está fazendo em Porto Velho.
********
Aliás, a decoração, dizem, que custou mais de 2 Milhões de Reais e tem até denúncia de que a empresa responsável pela instalação dos “enfeites” estava se utilizando de “Gato” quer dizer, roubando energia da Eletrobrás.
********
Numa cidade onde a violência impera, roubar energia, parece ser “cultural” ou será falta de administrador municipal.
********
Depois dessa, vou apresentar o programa Porto Samba junto com o Antonio Neto a partir das 13 até 15h30, na Rádio Globo Rondônia AM 1310. O entrevistado de hoje será o cantor carioca Marquinho Sathan.
.
Mostra Cultural DADE
será aberta na segunda-feira
Inicia na segunda-feira, 07, e encerra na quarta-feira, 09, a V Mostra Cultural realizada pela Prefeitura de Porto Velho. Coordenada pela Divisão de Cultura Escolar, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Dade/Semed), o evento acontecerá no Teatro Estadual Palácio das Artes, das 19h às 21h.
De acordo com a chefe da Divisão de Cultura Escolar, Adriana Silva dos Santos Gomes, a Mostra Cultural é o resultado de múltiplas vivências, construções de alunos, professores e comunidade nas linguagens de artes visuais, teatro, dança, música, estética que aproveitam a oportunidade para apresentar seus trabalhos ao público.
“O ensino da arte transforma o aluno em cidadão pensante que adquire conhecimento para interagir, construir e mudar o espaço e a vida ao seu redor em todos os períodos de sua formação como protagonista do novo. Daí a importância desse evento”, adiantou.
Dentro dessa perspectiva, Adriana Gomes lembra que a arte é a educação da sensibilidade do ser humano e é de fundamental importância quando se leva em questão o conhecimento trazido pelos alunos, somado aos saberes dos outros.
“O importante é que em contato com novos conhecimentos esse aluno tenha um meio de ampliar, difundir e adquirir técnicas e estilos de arte. E a partir da educação dessa parte sensível, ele torna-se capaz de sempre ser um novo ser, aberto as mudanças”, frisou.
Regras
A V Mostra será realizada em categoria única. Cada escola poderá inscrever até duas categorias. As músicas selecionadas pelas escolas ficarão arquivadas na Divisão do Desenvolvimento da Cultura Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. O tema será livre. Fica sob a responsabilidade da equipe pedagógica de cada escola a escolha da coreografia, bem como o acompanhamento da montagem.
A escola deverá atentar para músicas e coreografias com conteúdos apelativos e com duplo sentido, figurinos sensuais que façam alusão ao sexo ou que firam a integridade dos indivíduos e desrespeite a diversidade cultural dos mesmos. Os temas deverão ter um cunho formativo e educativo. Caso a equipe de técnicos da Divisão de Cultura encontre problemas desse porte na proposta, não poderão confirmar a apresentação da referida escola na Mostra.
Os aparatos cênicos como cenário, figurino, maquiagem, sonoplastia e adereços ficam a cargo da escola. Cada escola deverá levar as músicas devidamente gravadas (em formato WMA ou MP3) e ordenadas em CD. A organização da Mostra ficará responsável pela montagem e operação da luz e som dos espetáculos. Os grupos terão o prazo mínimo de 10 minutos e máximo de 20 minutos para realizar a apresentação.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando