Sábado, 4 de junho de 2016 - 06h22
Neste sábado 04, os compositores de samba de Porto Velho se reunem a partir das 14h00, no Bar do Calixto para apresentar suas mais novas composições, durante a 15ª edição do “Projeto Samba Autoral” uma realização da escola de samba Asfaltão.
O Programa Samba Autoral começou em abril do ano passado (2015), com o objetivo de divulgar o trabalho dos compositores de samba de Porto Velho uma vez que até então, não existia nenhum evento que se importasse com a produção musical dos nossos autores. “Vivemos no maior reduto de sambistas da capital de Rondônia que é a região formada pelos bairros Santa Bárbara, Nossa Senhora das Graças e Mato Grosso, basta lembrar que a escola de samba Asfaltão tem sua Tenda na rua Jacy Paraná e sua diretoria se reune na residencia da dona Nazira a rua Bolívia”, lembra a Pastora compositora Silvia Pinheiro. Outra razão da criação do “Samba Autoral” foi que a escola Asfaltão passou a homenagear durante programações realizadas na famosa Tenda, parcerias de compositores como a do Trio de Ouro formada por Bainha, Oscar e Zé Baixinho; Waldison Pinheiro e Mávilo Melo; Silvio Santos e Neguinho Menzes; Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba; José Luiz Machado de Assis – Torrado e Beto Cezar entre outros. “Nesses shows especiais sentimos a necessidades de mostrarmos o trabalho dos demais compositores que sempre marcavam presença em nosso eventos e então criamos o Samba Autoral” confessa Silvia.
Desde o inicio, o evento sempre acontece no Bar do Calixto um ambiente agradável, cujo cenário é formado por frondosas árvores. O Samba Autoral é realizado todo primeiro sábado do mês a partir das 14h00.
O ensaio das novas composições que serão apresentadas neste sábado 04, aconteceram na noite da última quarta feira, com a participação dos músicos compositores, Joadson – Piaba, Eduardo Tavernard, Cristóvão Nascimento. Padoca, Reginaldo Makumba, Waldsin Pinheiro, Silvio Santos, Rud Prado, Mávilo Melo, Jorge Makumba e as Pastoras do Asfaltão. “Na tarde deste sábado esperamos contar rambém com Ernesto Melo, Beto Cezar, Bainha, Nilson do Cavaco, Marquinho do Cavaco e integrantes da bateira Pura Raça comanda pelos mestres Danilo e Negão.
Lembrando que a 15ª edição do Samba Autoral começa impreterivelmente as 14 horas e termina as 18h00 no Bar do Calixto na esquina das ruas Brasília e Jacy Paraná.Agenda cultural do final de semana
Lenha na Fogueira
A quadrilha Rosa Divina a mais antiga de Porto Velho em atividade, realiza neste domingo dia 05, Concurso que vai escolher o melhor Padre e Sacristão entre os grupos de Porto Velho. A festa da Rosa Divina começou na última quinta feira e só termina amanhã, após o resultado do concurso.
*******
Neste sábado quem se apresenta no Arraial que está acontecendo no pátio da Igreja Divino Espirito Santo a rua Rio de Janeiro no bairro Mato Grosso é a quadrilha Rádio Farol e Banda de Forró.
*******
O concurso de Padre e Sacristão começa as 18h00. O bom na festa da Rosa Divina são as comidas típicas que o visitante encontra nas barracas. Apenas no concurso de Padre e Sacristão será cobrado ingresso no valor de R$ 10. Vamos nessa quadrilheiro e folclorista.
*******
As festas juninas estão pipocando pelos quatro cantos da cidade. Uma grande pedida na noite de hoje é o Arraial Pobres do Caiari que vai acontecer a partir das 19 horas no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos, com apresentação de quadrilha, boi bumbá e muito forró e comida típica. Em algum mommento do arraial, a turma é convocada para dançar na famosa quadrilha improvisada. Este ano tão diezendo que o Ilmar Esteves que será empossado Superintendente da Sejucel na próxima segunda feira, será o NOIVO. Tá a maior confusão com todas querendo ser a Noiva do Secretário de Cultura. Vão ter que pedir a mão do Tôta a dona Raimundinha.
*******
Dizem também que o ex superintendente da Sejucel Rodnei Paes que não perde um evento em especial o café da manhã promovido pela Pobres do Caiari. Vai dançar quadrilha marcando sua “despedida”.
*******
Luciana e Segismundo serão os padrinhos do Dr. Cualhada e sua parceira Paulete Fuá. O Dero Neto não para de rir quando olha pra indumentária da Paulete que a dona Rosilda está confeccionando.
********
Deixando a turma do Caiari de lado, porém mantendo o foco nas festas folclóricas. Hoje a quadrilha Matutos do Guaporé oferece feijoada na tenda do Tigre ou seja da escola de samba Asfaltão localizada a rua Jay Paraná a partir do meio dia.
*******
É o segmento escola de samba firmando parceria com o segmento folclorico. A Matutos do Guaporé foi quem se apresentou na Comissão de Frente da Asfaltão no carnaval passado, por sinal um ótima coreografia.
*******
Aliás, as escolas de samba de Porto Velho de uma maneira ou de outra necessitam da colaboração dos grupos folclóricos, seja de quadrilhas ou bois bumbás. Como vimos, a Asfaltão está com a quadrilha junina Matutos do Guaporé. A escola de samba Os Diplomtas firmou parceria com a quadrilha Rádio Farol inclusive o enredo da Diplomatas para 2017, é a história do presidente da quadrilha professor Severino Castro.
*******
Já o negócio da Acadêmicos do Armário Grande é com o Boi Diamante Negro do Aluízio Guedes que tem seu filho Hudson e praticamente todos seus batuqueiros na escola de samba da família do Cabeleira.
*******
A parceria da escola Acadêmicos do São João Batista é com o boi bumbá Az de Ouro. Lembraindo que o Silfarney presidente do bumbá é o mestre bateria da escola do Pai Beto o artesão Melksedeque do Az de Ouro também faz as alegorias da João Batista e por ai vai.
*******
Só quem não firmou parceria de verdade com os grupos folclóricos filiados a Federon foi a FUNCULTURAL que até hoje, não providenciou o repasse dos subsídios, prejudicando diretamente a abertura do Arraial Flor do Maracujá.
*******
Por falar nisso, vejo todo dia na Televisão os grupos de quadrilhas filiados à Federon se apresentando muito bem e bonitos no Arraial Flor de Cacto. A direção da Frederon tem que ficar de olho nisso. No Cacto vão de graça e mal acomodados, no Maracujá só se for pago!
A agenda cultural de Porto Velho para este final de semana, conta com show de artistas consagrados, danças folclóricas, peças de teatro além de shows nas casas de forró.
S á b a d o
Musical – Vanessa da Mata
Show com a cantora Vanessa da Mata na casa de espetáculos Nautilus. O pré show será com as cantoras Kali e Carol Aguiar. O show está marcado para iniciar as 21h00. Informações pelos telefones (69) 9284-5477 ou 8451-0148.
Folclore
Arraial Flor de Cacto a partir das 21 horas shows dos grupos de quadrilhas Girassol das Três Marias e Rádio Farol (adulta). O Flor de Cacto está montado no campo 1° de maio no bairro Caladinho Zona Sul de Porto Velho – Entrada franca.
Teatro
Grupo Nu Escuro apresenta a partir das 20 horas no Teatro 1 do Sesc Esplanada o espetáculo “Pitoresca”. Entrada Franca.
D o m i n g o
Folclore
Em sua última noite o Arraial Flor de Cacto apresenta os grupos: Quadrilha Rádio Farol (mirim) e Boi Bumbá Diamante Negro. As apresentações folclóricas começam as 21 horas e a entrada é franca.
Teatro
O Grupo Nu Escuro encerra suas apresentações em Porto Velho apresentando o espetáculo “Pitoresca” as 20 horas no Teatro 1 do Sesc Esplanada. Entrada franca.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando