Terça-feira, 8 de outubro de 2013 - 05h50
A escola de samba Acadêmicos do São João Batista, foi a primeira de Porto Velho a dar a largada rumo ao carnaval de 2014, ao promover no último sábado dia 05, o lançamento do samba enredo que estará sendo cantado durante o desfile da agremiação no carnaval do centenário de Porto Velho.
A escola azul e branca da Zona Sul tem como tema o enredo: “Dos Ciclos Migratórios a Realidade – Porto Velho Meu Mosaico Cultural”. O samba é de autoria da parceria, Walci do Cavaco. Pai Beto e Banana Split. A pesquisa do ex presidente da escola, Rogério Nunes fala sobre os ciclos que influenciaram e influenciam no desenvolvimentos das terras que formam o município de Porto Velho: 1º e 2° Ciclo da Borracha, Ciclo do Garimpo de Cassiterita e do Ouro e ultimamente, o da Implantação das Usinas do Madeira chamado de ciclo da energia: ”Dos ciclos migratórios foi chegando muita gente e somando negócios, famílias, tradição... Cada um com seu jeito de falar”, assim diz a letra do samba.
Durante a festa, que foi regada a feijoada muito bem preparada pelas “tias” da escola do bairro São João Batista, a diretoria de evento, promoveu show com os melhores sambas enredos da escola, cantados pelo Banana Split; grupo de samba Azul e Branco comandado pelo Walci do Cavaco e sua esposa, mais o mestre de bateria Silfarney e a apresentação do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Diogo e Terezinha além da apresentação da nova Rainha da Bateria Jakeline um espetáculo de multada, que encantou os presentes ao sambar com elegância e beleza plástica. Veja a letra do samba.
Dos Ciclos Migratórios a Realidade – Porto Velho Meu Mosaico Cultural
De: Walci do Cavaco, Pai Beto e Banana Split
Oxente menino, uai! Pense nesse carnaval...
Que a academia do samba montou, (B I S)
É Porto Velho meu mosaico cultural...
Dos ciclos migratórios foi chegando muita gente
E somando negócios, família e tradição...
Cada um com seu jeito de falar
Cada um com seu jeito de cantar, plantar, comer, dançar...
Trazendo sua contribuição, aquarela... Miscigenação.
Poesia pros meus versos, ciclos de transformação...
Avança bateria nota 10
Tem chimarrão, churrasco e açaí [Refrão]
Feijoada e peixe frito, mistura tudo
Agora põe no tucupi
Cresci entre marchinhas e frevos,
Quadrilha, boi bumbá e forró
Neste centenário, vou de axé, samba e carimbo
Das caixas d’água e do trem o meu povo foi além,
São João Batista vem pintar,
Com banho de cheiro, incenso e fé,
Um novo quadro aos herdeiros da Madeira Mamoré...
Eu sou azul e branco, como a cor do céu
Fã de baião de dois e de Maria Isabel... (B I S)
Entre os dias 7 a 9 de outubro, o Sesc Rondônia, a partir das 20h, no Teatro 1 da Unidade Esplanada, irá ministrar seis leituras do Sesc Dramaturgia Leitura em Cena. Serão oferecidas 30 vagas, tendo como público-alvo: atores, bailarinos, encenadores e estudantes.
*********
As leituras são resultados da oficina que aconteceu no mês de agosto, ministrada pela dramaturga, Mayra Jeannyse, que ocorreu em Porto Velho, Vilhena e Guajará Mirim, onde foram abordados os instrumentos nas técnicas e ferramentas para análise textual com o intuito de realizar leituras dramáticas, por meio do corpo, voz e espaço.
*********
As leituras acontecerão em duas etapas, na Capital e no município de Guajará-Mirim onde serão abordados os textos dos espetáculos, “Pé de Guerra, Dragão de Macaparana, Magdala, Memória da Carne, Já passam das oito e Por que Pular Degraus se Podemos Voar”, sob a direção de profissionais Elcias Villar, Simone Norberto, Caio Setúbal, Lana Készia, Marcelo Borfim e Melissa Reis.
Quem também começa uma super produção, é a Associação Curta Amazônia da Golda com o Levy através do Circulando Cultura.
*********
A Associação Curta Amazônia foi a vencedora do Edital Cultural – Item “Trilhos da Cultura”, promovido pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural no mês de setembro e a partir do próximo dia 10 entra em cena com todo o vapor.
**********
O “Circulando Cultura nos distritos de Porto Velho” é composto com diversas atividades, criando um Espaço Cultural nos distritos onde artistas possam circular bens culturais, com diversas atrações nas áreas de música regional, peça teatral, dança, exposição fotográfica, exposição artística, show de stand-up, além da participação de talentos locais nas comunidades envolvidas.
********
A proposta da Funcultural através da Presidente Jória Lima e do Prefeito Municipal Mauro Nazif destinada a Cultura se dá de forma integrada, incentivando a produção, contribuindo para a inclusão e acesso, difusão e circulação de bens culturais, criando um ambiente harmonioso com trocas de informações entre capital e distritos.
********
Os distritos contemplados nessa primeira etapa serão: São Carlos do Jamari (10/10), Nazaré (11/10), Calama e Demarcação (12/10).
*******
Por falar em São Carlos terra onde nasci, o chamado “FESTEJO” de Nossa Senhora Aparecida padroeira da localidade está a pleno vapor. O grande dia mesmo é p dia 12 sábado quando acontece a Procissão de Nossa Senhora Aparecida. Na realidade são duas procissões:
********
Uma por terra. que sai da igreja de N.S. Aparecida seguindo pelo calçadão e voltando pela margem do Rio e a outra que sai da ilha em frente ao rio Jamari em barcos e canoas todas enfeitadas. A duas procissões se encontram no barranco em frente a igreja e seguem com os dois andores até a igreja. É uma das festas religiosas mais bonitas do Baixo Madeira (Só perde para a de Santo Antônio de Borba).
********
Você chega em São Carlos de Barco que sai do Cai N’água ou de ônibus que sai do Mercado do Cai N”água e do Mercado do KM-1 ou de carro pela estrada conhecida como Ramal 28 ou Estrada de Penal. Vai lá jogar bingo, participar do leilão e degustar as iguarias do baixo Madeira.
********
Acontece hoje a tarde a partir das 15h00 na Funcultural, reunião com todos os dirigentes de escolas de samba e a diretoria da Fesec.
*********
Na pauta o local da realização dos desfiles das escolas de samba em 2014 e o Chamamento Público para a produção do carnaval de 2014.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando