Quarta-feira, 20 de maio de 2015 - 05h18
O grupo folclórico quadrilha Junina Juabp realizou no último sábado 16, o concurso “3° São João das Rainhas” na sede da Associação dos Empregados da Ceron – AEC.
A festa tinha como atração principal a Rainha Nacional das Quadrilhas filiadas à Cofebraq Taylane Freitas da Quadrilha Filhos do Sertão do estado do Ceará. A disputa aconteceu entre três categorias: Rainha Mirim, Adulta e Rainha Gay. Com o ambiente repleto de quadrilheiros, os grupos folclóricos que tinha candidatas inscritas começaram a mostrar suas capacidades criativas. “Cada uma mais bonita que a outra”, comentava a secretária da Juabp Mary Cyane.
O concurso começou com a apresentação das cinco candidatas da categoria mirim cujo resultado foi o seguinte: Quadrilha Rosas de Ouro 79,8 Pts, Quadrilha Radio Farol 77,8 Pts, Matutinhos da Princesinha 76,6 Pts, Quadrilha Roça e Nossa 74,00 Pts, Matutinhos do Triângulo 71,00 Pts
Na categoria Rainha Gay se apresentaram quatro candidatas e o resultado final foi assim:
Quadrilha Radio Farol 79,5 Pts, Quadrilha Girassol das Três Marias 79,5 Pts Quadrilha Flor da Primavera 75,6 Pts, Quadrilha A Roça e Nossa 72,1 Pts, Critério desempate "Elegância" Quadrilha Radio Farol 20,0 Pts e Quadrilha Girassol das Três Marias 19,8 Pts.
Considerado o concurso do concurso, a categoria adulta foi disputada por Seis candidatas. Nessa categoria aconteceu o empate entre as representantes das quadrilhas Girassol das Três Marias e Rádio Farol.
O resultado final foi:Girassol das Três Marias 80,0 Pts, Radio Farol 80,0 Pts, A Roça e Nossa 78,0 Pts, Mocidade Junina 76,1Pts, Estrela Divina 73,8 Pts, Matutos do Socialista 73,2 Pts.
OBS - Girassol e Radio Farol Campeãs nesta categoria de acordo com conversa com organização do evento e representante dos respectivos grupos concordaram em não utilizar o critério desempate.
Quem animou a festa após os concursos foi banda Lua. “Ressalto que este concurso não é o oficial da Federon que envia a candidata para o Nacional da Confebraq. por que é um evento realizado pela junina JUABP e a mesma não participa da competição” finalizou Mary Cyane.
Lenha na Fogueira
Pior que a buraqueira da cidade, está a pendenga entre o prefeito e as empresas de transporte coletivo que “atendem” a população da capital.
*********
Nem Babilônia, Nem Sete Vidas nem tão pouco a novela Os Dez Mandamentos superam em suspense, a novela do transporte coletivo em Porto Velho. Cada dia sai uma liminar. Suspendendo o Decreto da Prefeitura que diz que as atuais empresas estão com seu contratos suspensos.
********
E logo em seguida sai outra liminar, derrubando a liminar que derrubou o Decreto do prefeito, suspendendo o contrato das atuais empresas. Tá um verdadeiro balaio de “gatos’ e “ratos”.
*******
Enquanto isso a população de Porto Velho continua pagando por um transporte que finge que existe e acreditando que o prefeito vai mesmo conseguir derrubar o contrato de 20 anos que as duas empresas têm para explorar o transporte coletivo na capital de Rondônia.
*******
Porto Velho já chegou a contar com mais de quatro empresas de ônibus rodando pelas ruas da cidade. Isso era no tempo que o Oscar Andrade mandava no setor, pois segundo os observadores, as quatro empresas pertencia ao seu grupo.
********
Hoje temos apenas duas empresas atendendo uma população de aproximadamente 400 mil pessoas, que utilizam o transporte coletivo para ir trabalhar ou para fazer seja lá o que. Os caras não fazem nada para melhorar a qualidade. Os ônibus não contam como ar condicionado, portador de necessidades especiais coitados, não tem como embarcar, pois, poucos são os ônibus que contam com aquele elevador na porta do meio e quando tem, dificilmente o motorista abre. Não sei por que essa marcação para com os cadeirantes.
**********
E assim vamos ter que tolerar tudo quanto é desmando. O desmando da prefeitura que não toma realmente as providencias necessárias. Eles dizem que agora é por conta da justiça, eu acho que é falta de compromisso para com a população.
*********
As empresas não providenciam equipamento para seus carros, alegando que não sabem se vão permanecer com a concessão para explorar o transporte em Porto Velho. É uma desmoralizações total.
********
Quem paga por tudo isso, por essa briga de ego, é a população que não sabe pra quem recorrer. É o tipo do negócio: “Se ficar o Bicho pega, se correr o Bicho come”;
********
É briga de gente grande e irresponsável. E o povo como está? “Tá com a corda no pescoço”.
*******
Culturalmente falando as coisas também não andam muito boas não. Pelo menos até a tarde ontem, a Funcultural não havia publicado o Chamamento Público para os interessados em coordenar o Ciclo Junino, que envolve as apresentações dos grupos folclóricos nos arraias como o Flor de Cacto. ArraiaLeste. Comunidade no Sertão, AFA, Nacional, São Tiago e Arraial da Jerusalém da Amazônia.
********
O Flor do Maracujá não entrou na programação da Funcultural “Porque é um evento especial do estado de Rondônia”, disse o presidente Marcos Nobre Júnior. Bom! O primeiro arraial que faz parte do Ciclo Junino coordenado pela Funcultural é o Flor de Cacto marcado para começar no próximo dia 27.
*******
Depois, no dia 14, de acordo com a programação distribuída pela Funcultural é para acontecer o Arrastão de São João com a participação de todos os grupos folclóricos dançando na abertura oficial do Ciclo Junino e que vai culminar com o show musical com o cantor pernambucano Alceu Valença e banda.
********
Como todo o recurso para a realização desses eventos faz parte de um único Processo, creio, vai ser difícil os grupos folclóricos filiados à Federon aceitarem se apresentar sem receber o devido subsídio prometido. E assim caminha a cultura em Porto Velho!
Artesanato de Porto Velho na Rondônia Rural
A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia – PAB Wéllida Sodré e a representante da Secretaria de Ação Social - SEAS Adirlei Silva reuniram na manhã desta terça feira 19, os artistas plásticos e artesãos que se prontificaram a levar seus produtos, para a 4° Rondônia Rural Show que vai acontecer em Ji Paraná entre os dias 27 e 30 deste mês de maio.
A reunião contou com a representante dos artesãos de Porto Velho Marlene Marques responsável pelas inscrições dos artesãos interessados em participar do evento, que juntamente com as representantes do governo de Rondônia explicaram aos presentes, como vai acontecer a dinâmica do transporte dos produtos dos artesãos de Porto Velho. “Dezenove artesão mais três artistas plásticos estarão embarcando para Ji Paraná no próximo dia 25”.
Toda a produção dos artesãos de Porto Velho será transportada pelo caminhão do PAB um furgão fabricado especialmente para transportar obras artesanais. “Esse caminhão é de responsabilidade da Secel que presta toda manutenção necessária”, disse Wéllida.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando