Terça-feira, 28 de outubro de 2014 - 05h22
Secel vai voltar a ser secretaria diz Confúcio
O médico Dr. Confúcio Ayres Moura reeleito governador do estado de Rondônia no último domingo 26, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda feira dia 27, respondendo pergunta do Editor de Cultura do Diário da Amazônia Analton Alves: “Apesar de estarmos num teatro, alguns setores da cultura reclamam da ausência do estado. O que esse povo pode esperar do governador nessa nova gestão?”
Confúcio Moura respondeu dizendo que “assim que as finanças do estado estiverem estabilizadas, a Secel voltará a ser Secretaria inclusive, tendo suas funções ampliadas. Será Secretaria dos Esportes, da Cultura do Lazer e da Juventude”. O governador lembrou que quando assumiu o governo em janeiro de 2010, o teatro era apenas “Um esqueleto de concreto armado. Investimos aproximadamente R$ 20 Milhões e hoje temos inaugurados os teatros Guaporé com 270 lugares que é um Teatro Escola e essa beleza que é o teatro Palácio das Artes Rondônia com 1.100 confortáveis poltronas e uma estrutura pronta para abrigar qualquer tipo de espetáculo”.
Lembrou o governador que a área da cultura é muita vasta. “Vamos rogar a Deus que a gente tenha receita para destinar recursos para o Fundo de Cultura e a partir desse Fundo, vamos abrir Editais para todos os promotores culturais do estado de Rondônia participar. Os projetos serão analisados por uma comissão multidisciplinar e os melhores projetos serão financiados pelo Estado” disse Confúcio.
Quanto às festas tradicionais como O Flor do Maracujá, Carnaval, Festa do Divino Espírito Santo (no Vale do Guaporé) e as peças apresentadas na Jerusalém da Amazônia pelo Grupo Êxodo e todas as demais, podem contar com o apoio do governo do estado. “Só pedimos que os Projetos, sejam apresentados a Secel com antecedência, para que a gente possa formatar e projetá-los direitinho, ouvir o Tribunal de Contas, PGE e Ministério Público e liberar o recurso financeiro para que o evento aconteça”.
Ainda em resposta a pergunta do nosso editor de cultura, Confúcio informou que o Senador Valdir Raupp liberou emenda no valor de R$ 20 Milhões para a construção do Centro de Multieventos. “Estamos apenas aguardando a doação do terreno por parte da prefeitura de Porto Velho para licitarmos a obra”, finalizou.
Lenha na Fogueira
O Brasil está dividido, apesar de a presidenta Dilma dizer que não, as urnas provaram isso no último domingo.
********
Rondônia também apesar do governador Confúcio Moura ter vencido o pleito, a diferença não foi lá essas coisas. Apesar de que foi de quase 7 por cento.
********
Porém, se a vitória fosse apenas por um voto, valeria tanto quanto se fosse por milhares. Por isso apostamos que nos próximos quatro anos, Rondônia continue crescendo como aconteceu no últimos anos ou no governo atual.
********
Ontem de manhã no teatro Guaporé, o governador Confúcio Moura garantiu que a cultura será mais bem tratada no próximo governo. Disse que a Secel vai voltar a ser secretaria e agregando mais a Gerencia da Juventude.
********
Hoje a Secel é Superintendência com a seguinte denominação: Superintendência dos Esportes, da Cultura e do Lazer e em breve vai passar a ser: Secretaria dos Esportes, da Cultura, do Lazer e da Juventude. E a sigla como passará a ser? SECELJU ou pode ficar SEJUCEL. Como fica muito caro providenciar nova papelada deve ficar com a sigla de Secel mesmo.
********
O importante é que funcione, pois nos últimos anos foi uma entidade adormecida. Com certeza o governador Confúcio Moura vai olhar com mais carinho o segmento da cultura.
********
O discurso do homem agradou a todos os promotores culturais presente no Teatro Guaporé na manhã de ontem, ao garantir que o estado vai apoiar todos os eventos populares como o Flor do Maracujá, Festa do Divino e Carnaval, só não falou em Duelo na Fronteira talvez por esquecimento.
********
Aliás, quem mais bateu no governador durante a campanha política foi alguns ligados aos bois de Guajará Mirim, tinha cada postagem no face de arrepiar. Creio que o governador não levou em consideração os comentários de alguns integrantes dos bois da Pérola do Mamoré.
********
Esperamos inclusive, que em 2015 o Duelo na Fronteira volte a acontecer em sua plenitude.
*********
Quem também saiu feliz da vida da coletiva foi o pessoal do Grupo Êxodo, pois o governador disse que vai apoiar os eventos da Jerusalém da Amazônia.
********
Agora, precisa os integrantes do Grupo, regularizar a situação da entidade. Ta um verdadeiro balaio de gato a pendenga entre os dirigentes.
*********
Esperamos que as respostas do governador dada ao jornalista Analton Alves sobre a cultura, sejam cumpridas a risca. Se isso acontecer, todos que somos envolvidos nos movimentos culturais no estado de Rondônia vamos correr pro abraço.
*******
É o que esperamos do próximo governo de Confúcio Moura. Basta que o Funcultura seja implantado de fato e de direito para a coisa funcionar sem muita discussão.
********
Seria bom que a assessoria do governador convocasse, agora sim, os Conselheiros do Sistema de Cultura que representam todos os segmentos culturais que militam no estado de Rondônia, para discutir o Projeto Cultural de Rondônia para os próximos anos.
********
Hoje temos Conselho de Cultura e seus conselheiros foram escolhidos ou eleitos pelos membros de cada Setorial de Cultura, por isso essas pessoas (Conselheiros), têm respaldo para falar por todos os produtores culturais.
********
É necessário que se faça mudança na Secel. Não adianta o governador ter boa vontade se a equipe não funciona a contento.
********
A hora de conversar é agora. Antes da eleição todas as reivindicações são prometidas para não se perder o voto.
********
Agora precisamos ouvir dos eleitos, a garantia de que as reivindicações serão realmente acatadas.
********
Parabéns Dr. Confúcio pela reeleição!
Elza Soares e Wilson das Neves lançam videoclipe
Com direção de Decio Matos, da Delicatessen Filmes, vídeo da canção “Naná” homenageia uma das mais antigas entidades do Candomblé
A voz rouca, forte e inconfundível de Elza Soares e a energia do baterista, cantor e compositor Wilson das Neves compõe o novo videoclipe da canção “Naná”, que acaba de ser lançado. Com direção de Decio Matos da Delicatessen Filmes, o clipe, inspirado nas raízes africanas, faz uma homenagem a uma das mais antigas entidades do Candomblé. Filmado no litoral paulista, o roteiro apresenta duas mulheres recebendo a deusa da água e da lama, que desce a terra para incorporar e se revelar como guia espiritual.
“Por ter total liberdade na criação e uma equipe que se envolveu abertamente em cada cena, conseguimos traduzir no filme a forte ligação da música com a religião” comenta o diretor.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando