Terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 - 05h03
Prefeitura projeta recuperação do patrimônio histórico
A Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), ao longo da próxima semana, iniciará o translado do acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), que se encontra atualmente no pátio do Prédio do Relógio, sede da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), para o galpão recentemente alugado pela Prefeitura para acondicionar os enfeites natalinos, no Bairro Lagoinha.
Marcos Nobre, presidente da Funcultural, explicou que todo o procedimento de transferência do acervo do complexo da EFMM para o Prédio do Relógio contou com o acompanhamento, supervisão e participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é o órgão competente para tratar dos assuntos ligados a patrimônios histórico-culturais.
Os técnicos do Iphan participaram desde a concepção da idéia de local para transferência quanto também das ações de translado do acervo. As peças se encontravam entre lama e ferrugem no complexo da EFMM. A transferência para a sede da Setur proporcionou maior resguardo ao acervo. A parte mais leve pôde ser acondicionada em salas do Prédio do Relógio e a parte mais pesada precisou ficar ao ar livre. “De fato, no pátio há peças expostas ao sol e a chuva, mas estão muito mais protegidas do que estavam. Como elas não podiam ser vistas, as pessoas até nem reclamavam, mas agora que ficaram mais expostas as pessoas se dizem chocadas com seu estado. Assim, para evitar maiores controvérsias, resolvemos transportá-las para outro local”, disse Nobre.
O local para onde serão transferidas é o galpão da Prefeitura no Bairro Lagoinha, mas Nobre lamenta precisar fazer isso agora, pois a Funcultural aguarda a definição do processo, já em andamento, para aluguel de um galpão definitivo, para onde serão levadas todas as peças que fazem parte do patrimônio histórico-cultural de Porto Velho, não apenas para guarda e preservação, mas também porque a Funcultural iniciará uma grande ação de revitalização de todo o acervo da cidade. “Esse galpão não apenas abrigará, mas será utilizado para revitalização das peças da EFMM e também de muitas outras. Vai funcionar nesse espaço uma grande oficina para reforma de todo o patrimônio, desde as menores peças da EFMM às maiores, passando pelos demais monumentos como, por exemplo, o painel dos pioneiros, que está a mais de cinco anos debaixo de um monte de entulho. O que vamos fazer será histórico. Vai encerrar a constante reclamação de que o patrimônio da cidade não recebe cuidados por parte do poder público”, enfatizou o presidente.
Lenha na Fogueira
Após alguns meses sem comando direto, a Secel volta a contar com superintendente. Hoje ao meio dia o professor de educação física e vereador (PMDB) em Rolim de Moura Rodnei Paes assume a direção da entidade.
**********
Indicado pelo casal Marinha e Valdir Raupp os bambambãs do PMDB que são também de Rolim de Moura e contando com o QI (Quem Indica) de Emerson Castro, Major Gualberto e do Coronel Caetano. Rodnei assume prometendo resgatar a credibilidade da Secel há muito tempo jogada às traças.
**********
Só resta aos humildes promotores culturais de paixão, aguardar alguns dias, para saber se realmente o vereador licenciado de Rolim de Moura vai conseguir fazer alguma coisa pela cultura de nosso estado, um segmento mais abandonado que as Peças da Madeira Mamoré.
*********
Uma coisa está explicita, o homem é desportista até debaixo d’água, foi inclusive jogador de futebol profissional. Quem sabe como amante dos desportos consiga dar andamento na reforma do estádio Aluizio Ferreira.
*********
Quanto à parte da cultura cabe ao Gerente de Cultura que foi nomeado semana passada, Fabiano que também é diretor de cultura do SESC, dizer a que veio.
**********
Fabiano Barros colaborou na montagem do Projeto que deu origem ao Sistema Estadual de Cultura ajudando o Chicão Santos.
*********
No SESC ele conseguiu que o Palco Giratório em Rondônia durasse 30 dias apresentando peças teatrais e oferecendo oficinas de artes.
*********
Também convenceu a direção da Fecomercio através do Ranieri Coelho a assumir a coordenação do Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua que antes era coordenado pelo Grupo O Imaginário do Chicão Santos.
********
A nomeação do Fabiano Barros para a gerencia de cultua da Secel era para estar sendo festejada por todos os envolvidos comas artes cênicas, porém não é isso que está acontecendo.
********
Fomos ouvir algumas pessoas do segmento Artes Cênicas e por incrível que possa parecer, todas disseram que não confiam na administração do Fabiano. Tá vendo aí meu amigo, como nem tudo são flores, os espinhos são mais freqüentes que as rosas!
*********
Agora temos na Secel, um desportista nato e um teatrólogo apaixonado. Os demais segmentos culturais que se dane.
*********
Como a Secel não é mais responsável pela coordenação do Arraial Flor do Maracujá e nem tão pouco de qualquer evento cultural do estado de Rondônia. Tanto faz seus gestores serem desse ou daquele segmento.
*********
Para que isso mude, é necessário que o novo superintendente procure ouvir todos os segmentos culturais e desportivos. Que não se prenda apenas ao Conselho Estadual de Cultura. Tem que ouvir os membros das setoriais e até pessoas que estão fora dessas setoriais por serem funcionárias do estado.
*********
Hoje na Secel não existe equipe que conheça realment e a nossa cultura. To falando da cultura estadual. Não tem nem quem entenda realmente do melhor Projeto do Governo Federal que são Os Pontos de Cultura que estão abandonados, sem ninguém para levantar sua bandeira no estado de Rondônia. Tá do jeito que terminou no governo do Cassol. Até hoje não depositaram os valores referente à terceira parcela da maioria dos Pontos.
*********
Já no Esporte a Secel é muito bem servida. A equipe é de primeira linha. Zé Carlos (Gerente de Esporte) tem uma equipe das melhores e por isso está bem na foto. Ainda mais agora que o Superintendente é da área, inclusive pertence ao Conselho de Esporte Estadual.
*********
Gostei do pensamento do Rodnei: “É preciso saber que o dinheiro da cultura não despesa é investimento”.
*********
Seja bem vindo Rodnei Paes!
É hora de se preparar para a páscoa!
A Quaresma é uma das datas mais significativas do calendário católico e a Editora Ave-Maria, publica um livro que vai ajudar os brasileiros a viver melhor esse tempo de graça. Viver a Quaresma com Santo Agostinho - Deus fala no silêncio do coração é um subsídio para quem quer se preparar da melhor maneira possível para a celebração da Páscoa.
O autor Pasquale Cormio, extraiu textos das obras de Santo Agostinho – o bispo que era um dos mais importantes teólogos e filósofos do seu tempo – para compor este livro. Os escritos possibilitam ao leitor, enriquecer a meditação pessoal sobre as leituras bíblicas nesse tempo litúrgico.
Santo Agostinho exorta os seus ouvintes a serem cristãos, a imitar em tudo Cristo que se encaminha para paixão e a morte, “porque é muito pouco chamar-se cristãos”, sem o ser de fato. Publicação da Editora Ave-Maria, Viver a Quaresma com Santo Agostinho é um manual para quem quer se aprontar para a Páscoa e ainda poderá meditar sobre os temas expostos em cada capítulo da obra.
Quaresma
A Quaresma, os 40 dias que precedem a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, é o sinal da graça que previne, assiste e acompanha a Igreja no seu caminhar. Para este tempo de graça e conversão, a Igreja oferece aos seus filhos alguns instrumentos espirituais, pelos quais se torna visível a ação de Deus que acompanha cada homem no caminho de conversão: a escuta da Palavra, uma oração mais intensa, a prática de obras de penitência e de caridade.
Sobre o organizador: Pasquale Cormio, religioso agostiniano, obteve o bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, e o mestrado em Teologia e Ciências Patrísticas no Instituto Patrístico “Augustinianum”, no qual atualmente desenvolve sua tese de doutorado. Dirige Percursos Agostinianos: revista dos agostinianos da Itália.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando