Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Segmentos culturais terão dias melhores com Emerson Castro



Lembra que outro dia escrevi neste espaço, que todos de todos os segmentos culturais, estavam colocando a maior fé na administração Emerson Castro a frente da Seduc, secretaria a qual está agregada a agora Superintendência de Cultura – Secel!

*********

Pois então! Quarta feira passada, atendendo chamamento da deputada Epifânia Barbosa presidente da Comissão de Cultura da ALE. Emerson se comprometeu em nome do governo, a firmar parceria com a Funcultural na realização do Carnaval do Centenário de Porto Velho. “Este ano não, mas, para o ano, creio que até meados de janeiro vamos fazer repasse financeiro às escolas de samba”.

********

O presidente da Fesec Rogério Nunes presente à reunião, feliz da vida, agradeceu a deputada Epifânia pela articulação.

********

Aliás, por falar em Epifânia, devemos nos desculpar por termos nos precipitados ao acusá-la de traição para com os segmentos culturais, ao votar pela aprovação da transformação da Secel em Superintendência. Durante a reunião ficamos sabendo através da própria deputada, que seu voto foi dado em troca da garantia do governo estadual, do aporte de R$ 2 Milhões para o Fundo Estadual de Cultura em 2014. Deputada Epifânia perdoa nós pelo amor de Deus!

********

Quando muitas vezes criticamos a administração das secretarias de cultura, seja estadual ou municipal, não estamos nos referindo à pessoa do secretário ou secretária, pois sem apoio não tem secretária que consiga realizar alguma coisa. Muitas vezes como temos visto, o titular da pasta tem ótimas idéias e projetos, mas, fica impossibilitado de colocar em pratica por falta de recursos.

********

Por isso colocamos outro dia neste espaço, nossa fé no secretário Emerson Castro. Afinal de contas, ele é do ramo cultural e de eventos e por isso, temos certeza que a agora Superintendente da Secel Eluane Martins, vai poder realizar os projetos que estão engavetados por falta de apoio. Na reunião da ALE Emerson pediu aos carnavalescos, que apoiem a Eluane “uma técnica muito competente”.

********

Isso quer dizer que a Secel partir de agora, conta com o apoio do secretário de educação Emerson Castro e com isso, todos os segmentos culturais, poderão contar com dias melhores a partir de janeiro de 2014. Este ano a “vaca’ já foi pro brejo!

********

Estamos agendando entrevista com o Emerson Castro. Caso sua assessoria consiga agendar, no próximo domingo publicaremos e então, todos ficaremos sabendo dos projetos reservados para a Cultura e o Esporte no estado de Rondônia.

********

Depois dessa vou pegar minha viola por no saco e ensaiar com o Silvinho nossa apresentação no Viradão Digital/Cultural, que vai acontecer neste final de semana na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A festa promovida pelo SESI e SENAI começa as 18h00 de sábado dia 19 e só termina domingo dia 19, também as 18h00.

*********

Caro Zekatraca! Agradeço a lembrança de nossa Agremiação em sua coluna no dia 16.10.13 em referência ao nosso enredo para o Carnaval do Centenário. Diferente do ano passado resolvemos adotar a Lei do Silêncio.

**********

Nosso tema já foi escolhido e se não me engano fomos os primeiros a protocolar tanto na Fundação Cultural quanto na Fesec. Em reunião a diretoria resolveu de maneira mais justa convidar o nosso Baluarte Ernesto Melo para tecer as poesias de nosso Hino, nada mais justo do que o Poeta da Cidade escrever sobre o Centenário. Sandro Sarara do GRES Zona Leste

********

Dessa vez a cultura vai!


 


Festcineamazônia divulga atividades

Entre os dias 5 a 9 de novembro acontece em Porto Velho a 11º edição do Festcineamazônia Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, com o tema, “Um Filme de Amor a Natureza”, o evento contará com apresentações de shows na abertura e no encerramento, oficinas, atividades como o cinema nos bairros, cinema no circo, cinema no terreiro, cinema no samba, a escola vai ao cinema, debates, além da mostra competitiva nas seguintes categorias: Documentário, animação, ficção, experimental e reportagem ambiental, essa categoria voltada especificamente para as TVs. As exibições da mostra competitiva irão acontecer no Teatro Banzeiros.

A maioria dos curtas que vão disputar o troféu Mapinguari, são produções recentes, oriundas de diferentes estados e países, além dos filmes concorrentes, o público poderá assistir a exibição de filmes convidados.

Também compõem a programação do Festcineamazônia 2013, a noite de homenagens, a produtores, diretores e atores da sétima arte. Os atores, músicos, convidados e os filmes selecionados vão ser divulgados nos próximos dias pelo site www.cineamazonia.com.

O Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da SEMA, Teatro Banzeiros. O Festival é membro do Green Film Network.


 




Epifânia articula carnaval do centenário

Com o objetivo de discutir o repasse para a realização do carnaval do centenário da Capital, a Deputada Epifânia Barbosa articulou uma reunião com o secretário estadual de educação, Emerson Castro, a superintendente de cultura e esporte Eluane Martins, e a presidente da Funcultural do município de Porto velho, Jória Lima. Na reunião, Epifânia lembrou que durante a reforma administrativa ficou garantido o aporte de R$-2 milhões para a cultura. O titular da Seduc, Emerson Castro, explicou que este ano a pasta não tem como antecipar recursos para a federação, mas garantiu que a partir de janeiro será possível.

Os dirigentes de escolas de samba saíram da reunião acreditando que os desfiles do próximo ano contarão realmente com o aporte financeiro do governo do estado de Rondônia. O presidente da Federação das Escolas de Samba Rogério Nunes se disse satisfeito com a iniciativa da deputada Epifânia Barbosa e também com a promessa do secretário Emerson Castro garantindo a participação do governo no carnaval do centenário. “Agradecemos a deputada Epifânia pela feliz articulação e ao Emerson Castro pela garantia em se empenhar na participação do governo estadual na festa do centenário de Porto Velho”, disse Rogério

Para evitar que se repita o que aconteceu em 2013 quando o desfile das escolas de samba foi cancelado por atraso no repasse da verba, a presidente da Funcultural, Jória Lima, deixou claro que o município precisa do apoio do estado para a realização do desfile em 2014. Como por exemplo; o local para realização do evento, que poderá ser no Parque dos Tanques.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 30 de outubro para definir as responsabilidades de cada poder na realização do evento.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)