Quinta-feira, 26 de abril de 2018 - 21h33
Segundo Concurso de Bandas e Fanfarras
De Rolim de Moura, no mês de maio
Rolim de Moura está se preparando para receber as melhores Bandas e Fanfarras do estado de Rondônia, que irão participar do 2º Concurso das modalidades Bandas e Fanfarras.
O evento está programado para acontecer no dia 19 de maio do estádio municipal Cassolão. O concurso conta com a produção da escola de tempo integral Cândido Portinarie será coordenado pela Coordenadoria Regional de Educação.
Mais de 20 bandas e fanfarras do Estado de Rondônia se apresentarão no município, além de grupo de Boi Bumbá de Porto Velho e do grupo de dança da professora Glenda
O concurso tem como apoio o governo do estado através da Sejucel e do superintendente Rodnei Paes, Conectinove, Unir Rolim e empresários do município de Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé.
Dia 19 de maio com inicio às 16 horas no estádio Cassolão em Rolim de Moura.
A coordenação espera que as inscrições este ano superem as do 1º Concurso que aconteceu em 2016 com a participação de representantes de apenas 6 (seis) municípios: São Miguel do Guaporé, Candeias do Jamari, Espigão do Oeste, Parecis, Nova Brasilândia do Oeste, Ministro Andreazza além das fanfarras de Rolim de Moura com a Orquestra da Policia Mirim, Fanfarra da Igreja Avivamento Bíblico e a Fanfarra da Escola Candido Portinari.
Este ano a expectativa é que, inclusive, algumas fanfarras de Porto Velho como a escola de Música Laio participe.
LENHA NA FOGUEIRA
Atenção produtores culturais, o BNDS abriu inscrição para projetos referente a eventos culturais. Veja parte do Edital:
**********
Em 2018, tendo como norte o seu novo planejamento estratégico, o Banco busca em sua seleção de projetos culturais eventos do SEGMENTO LITERÁRIO que contribuam para a inclusão social.
*********
Conforme estabelecido no Regulamento de Patrocínio a Projetos Culturais do Sistema BNDES, é necessário que os projetos contem com contrapartidas sociais.
***********
Os projetos inscritos deverão ter início entre 15 de agosto e 31 de dezembro de 2018 e, para este fim, não serão consideradas as etapas de planejamento e pré-produção. As datas de encerramento não deverão exceder o dia 31 de dezembro de 2019.
********
Os eventos deverão se enquadrar no segmento literatura e guardar plena aderência ao seguinte foco: “eventos literários de forte impacto transformador, que promovam o interesse do público pela leitura e a inclusão social”.
**********
São características desejáveis dos projetos a serem apresentados ao BNDES: o acesso integralmente gratuito às atividades do evento; o favorecimento das camadas menos escolarizadas da população brasileira; descentralização regional das ações, projetos realizados nas regiões norte, nordeste e centro-oeste.
**********
Só serão avaliados projetos referentes a eventos, ou seja, conjuntos de atividades com data de início e término pré-definidas.
**********
Não serão aceitas as seguintes categorias de projetos: manutenção de equipamentos culturais (ainda que bibliotecas, liceus literários ou academias de letras); planos anuais de atividades (embora as diferentes atividades que os componham possam concorrer individualmente ao patrocínio); e livros, periódicos, sítios eletrônicos, portais de internet ou qualquer tipo de publicação impressa ou digital.
**********
O BNDES apenas contratará eventos culturais que estejam enquadrados no Pronac/MinC (Lei Rouanet).Entretanto, para inscrevê-lo não é necessário que a submissão do projeto ao Ministério da Cultura já tenha sido realizada.
***********
No formulário eletrônico, será possível indicar o status da proposta no âmbito do Pronac/MinC, caso a proposta ainda não tenha sido submetida ou ainda esteja em apreciação o proponente deverá estar ciente de que a obtenção da “autorização para captar” permanecerá sob sua responsabilidade e que a publicação da portaria do Ministério da Cultura - MinC no DOU deverá ocorrer em data compatível com os prazos de contratação do BNDES, sob a pena de cancelamento do patrocínio por descumprimento das condições estabelecidas para este processo seletivo.
***********
O acolhimento do projeto inscrito, por si só, não implica no aporte ao projeto do valor integral solicitado ao BNDES, estando a cota de patrocínio sujeita à disponibilidade orçamentária e à validação pelas métricas institucionais regularmente utilizadas.
**********
Apenas após a etapa de negociação será definido o valor de aporte do BNDES aos projetos selecionados, reservando-se o Banco o direito de sugerir, neste momento, ajustes no escopo do projeto e de suas contrapartidas.
**********
Apenas serão aceitas pelo BNDES as solicitações de patrocínio encaminhadas por entidades formalmente constituídas que tenham, entre as suas atribuições, a realização de atividades compatíveis com o segmento cultural acima definido.
**********
O BNDES disponibilizará para o presente processo de escolha o montante de até R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais), integralmente incentivados pela Lei Rouanet.
**********
Detalhes no endereço: www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/patrocinios/patrocinio-a-eventos-culturais-2018/
Obra de poeta de Rondônia
é a mais citada na internet
As frases e poemas de Augusto Branco são as mais populares entre os internautas. Os escritos do poeta Augusto Branco, rondoniense nascido e residente em Porto Velho, são os mais reproduzidos em sites, blogs e mídias sociais.
O levantamento analisou dados de mais de 400 poetas brasileiros em atividade biografados na Wikipédia. A obra de Augusto Branco é apontada por cerca de 1 milhão de resultados do Google quando busca-se por ‘augusto branco frases’, contra pouco mais de 200 mil resultados do segundo mais bem posicionado.
Em sites especializados como Pensador UOL e publicações internacionais como o Le Mond de Paris, augusto Branco é citado mais de 5.500 vezes, seguido por Fabricio Carpinejar (1.176 citações) e Lya Luft (647 citações). Estes números que são importantes para o mercado editorial também ajudam a demonstrar o estilo literário que tem caído no gosto dos leitores: os poetas mais populares são também os que possuem linguagem simples e direta.
O POETA
Augusto Branco é autor dos livros da coleção VIDA cujo livro ‘Já perdoei erros quase imperdoáveis’ permaneceu por sete meses seguidos entre os 10 mais vendidos em Portugal. O poeta que já teve textos declamados por celebridades como o ator Rodrigo Lombardi e Ana Maria Braga em especiais de Natal e de ano Novo da TV Globo agora inicia carreira de roteirista de cinema e telenovelas, com produções que devem ser lançadas a partir de 2019.
VIDA
Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.
Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.
Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).
Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!
Viva!!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.
Augusto Branco
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando