Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

SEM APOIO - Família Asfaltão desfila em sua comunidade + Lenha na Fogueira


SEM APOIO - Família Asfaltão desfila em sua comunidade + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Ontem dia 28, Manelão o General da Banda, completou 9 anos de falecimento.

**********

Tenho certeza que ele esteve presente durante toda programação desenvolvida pelo bloco que ele ajudou a criar, já, que como diz o Léo Ladeia na letra de uma marchinha: “O General é Vitalício”… Esteve nos ensaios e principalmente durante o desfile em comemoração aos 40 anos de avenida.

**********

Quer ver como ele ainda fiscaliza tudo que diz a sua Banda do Vai Quem Quer.

**********

A marchinha tema deste ano que é de minha autoria, foi composta quando eu estava de férias no mês de janeiro, no Rio de Janeiro. O interessante, foi que a inspiração aconteceu dentro de um ônibus e eu comecei cantar e gravar no celular para não esquecer.

**********

Quando chegava na estrofe: Ô ô ô o nosso folião chorou; Depois da Balzaquiana; Eu não vou vão me levando… Aí eu não conseguia continuar cantando, porque começava a chorar (emocionado), virei para minha mulher Ana que estava sentada ao meu lado e falei: Não consigo prosseguir o MANELÃO tá aqui também emocionado…

**********

Por essa e por outras, é que digo, que o General Manelão continua vivo na Banda do Vai Quem Quer. Quanta Saudade meu amigo!

***********

Segundo os coordenadores das empresas que atendem o público no estilo Táxi por Aplicativo.

***********

A Banda do Vai Quem Quer foi o evento carnavalesco que mais gerou renda aos seus motoristas. A Banda superou inclusive Natal, Ano Novo e Flor do Maracujá.

*********

A Taxa Dinâmica registrada no dia da Banda do Vai Quem Quer alcançou 4.0x o valor da tarifa normal dos Aplicativos.

*********

Isso quer dizer, que a corrida mínima chegou a R$ 28. Isso no Urbano Norte que foi um dos parceiros da Banda,

**********

Nos demais aplicativos, essa Taxa Dinâmica alcançou 4.5x 4.6x e até mais. Quer dizer, os motoristas de Aplicativo faturaram uma grana no dia do desfile da Banda do Vai Quem Quer. No Táxi normal, uma corrida até a Zona Leste nas proximidades da UPA custava R$ 30.

**********

Parabéns para a Banda do Vai Quem Quer pela contribuição à economia de Porto Velho. Os demais blocos também tiveram sua parcela de contribuição.

**********

E hoje acontece o desfile da Escola de Samba Asfaltão pelas ruas do bairro Nossa Senhora das Graças. A concentração começa às 15 horas e o desfile as 17 horas.

**********

A escola Asfaltão sempre realiza desfile na comunidade, para agradecer o apoio que recebe o ano todo, todos os anos.

**********

Seria bom se o prefeito fosso assistir como nossos carnavalescos são capazes e produzem um desfile que não fica nada a dever a nenhuma escola de samba do Brasil.

**********

É uma vergonha a falta de respeito para com a nossa tradição e cultura popular, praticada pela gestão municipal atual.

**********

Triângulo – O Braço do Violão no Carnaval do Asfaltão. Esse é o tema enredo, que a escola do Tigre vai mostrar as comunidades: Santa Bárbara. Mato Grosso, Nossa Senhora das Graças e KM-1.

*********

O negócio é não deixar a cultura das nossas escolas de samba morrer, como quer o prefeito de Porto Velho.

*********

Por falar em evento de grande porte, hoje vai acontecer uma reunião no Teatro Guaporé entre a direção da Sejucel e os presidentes dos grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbás, que se apresentam no Flor do Maracujá.

**********

A pauta, é o local aonde o evento vai acontecer este ano e a licitação para aquisição de material que será utilizado na confecção das indumentárias dos grupos.

**********

Jobson Bandeira espera todos a partir das 9 horas no Teatro Guaporé a rua Tabajara nas Pedrinhas.

***********

Bom! Agora vou me preparar para curtir o desfile do AXÉ no circuito da Pinheiro Machado. O Bloco que mais folião coloca vestido com abadá no carnaval de Porto Velho.

**********

AXÉ!


SEM APOIO - Família Asfaltão desfila em sua comunidade + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

SEM APOIO - Família Asfaltão desfila em sua comunidade

 

“…Sou Tigre, sou Forte, Valente, Guerreiro, não me leve a mal, trilhando nesse carnaval…”

Com o tema “TRIANGULO, O BRAÇO DO VIOLÃO NO CARNAVAL DO ASFALTÃO”,  uma homenagem em defesa do Bairro Triangulo, um dos mais antigos bairros da cidade, a Escola de Samba Asfaltão desfilará neste sábado dia 29 de fevereiro.

Conforme programação do carnaval divulgada, o desfile oficial do Município de Porto Velho, cancelado por falta de apoio e incentivo da Prefeitura da capital do Estado de Rondônia, aconteceria neste dia.

Vontade, disposição e garra é o que não falta para a escola que tem como símbolo um Tigre, que trabalha e defende a história e a bandeira do Samba durante os 365 dias do ano.

O desfile acontecerá neste sábado, dia 29/02/2020. A concentração será a partir das 15hs, na Tenda do Tigre, localizada a Rua Jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas.

Vista sua fantasia, camisa da escola ou vá nas cores da Escola (amarelo, preto e branco), para somar a esta grande corrente de Resistência e defesa da bandeira das Escolas de Samba, sobre tudo, em defesa da cultura popular.

CONHEÇA COMO FUNCIONA A NOSSA ESCOLA

Resumidamente, além das agendas culturais e eventos, o passo a passo de uma Escola de Samba, cada uma com sua especificidade, compreende a organização, sendo necessário o Planejamento anual, no nosso caso, ocorrido em março de 2019. A partir daí, o detalhamento do que foi planejado, até chegar ao período do carnaval de 2020, compreendeu:

1. Pesquisa e apresentação da proposta do Tema de Enredo para 2020;

2. Apresentação para a banca,(Diretoria), das Propostas de Tema de Enredo e escolha de uma delas;

3. Entrega da Sinopse do Tema de Enredo vencedor à Ala de Compositores;

4. Disputa para escolha do Samba de Enredo do carnaval 2020, dentre outras ações.

Depois de tudo isso partimos para construção da harmonização e criação dos desenhos musicais do samba vencedor, ação que envolve profissionais da música, que culmina com a gravação do samba em estúdio.

Com a conclusão de todo este passo a passo, começa então, o Planejamento para o desfile no carnaval.

Para brilhar na avenida, é necessário o Planejamento orçamentário.


SEM APOIO - Família Asfaltão desfila em sua comunidade + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

FOMENTO Á ECONOMIA

Chamamos atenção ao movimento econômico que ocorre a partir deste “universo de fantasia” em nossa cidade, tanto para a compra de todo material, quanto na contratação de profissionais necessários para que este grande teatro a céu aberto aconteça.

Os profissionais que deveriam ter sido contratados compreendem: Escultores, Artesões, Carnavalesco, Eletricista, Iluminador, Marceneiro, artista plástico, serralheiro, Costureiras, Coreógrafo, Músicos, Tecnico de Som, Conzinheira,…..

Além da contratação de profissionais diretamente envolvidos, a economia informal seguiria fomentada com a locação de barracão, locação de equipamentos de som e banheiros utilizados nos ensaios. Além de tudo isso, o movimento das Escolas em suas comunidades estimula a economia também das famílias do entorno. No período dos ensaios elas têm a oportunidade de venderem seus quitutes.

Tudo isso sem considerar que o investimento do Município em cultura, após circular no mercado, retorna aos cofres públicos multiplicados, em forma de impostos.

AGENDAS SOCIOCULTURAL

Dentro de sua agenda sociocultural, a Escola esteve à frente de quatro grandes e relevantes projetos. O Projeto Samba Autoral, que estimula a criações de canções de altíssima qualidade; Projeto Leitura no Porto, que estimula crianças, jovens e Adultos ao hábito da leitura. O Projeto Oficina de Percussão e o Projeto Oficina de Passistas.

Este é um pouquinho do que é vivenciado para construção e fortalecimento deste segmento cultural, que resiste, tentando contribuir com a história do samba, especialmente do carnaval de Escola de Samba. Assim, seguimos tentando contribuir com esta história.

Como bem disse Martinho da Vila, os profissionais e demais pessoas que somado aos brincantes, à diretoria, aos voluntários e voluntárias, são “…Gente empenhada em construir a ilusão. E que tem sonhos…”

E Muitos sonhos…

Cada membro da nossa Agremiação, como pode, faz um pouco que se soma e resulta no muito que fazemos com tão pouco.

“Nossa Escola é sobre tudo comunidade; É Garra; É Alegria, É União; É Pura Raça, por isso seguimos cumprindo nossa Missão. Aguardamos você amigo e amiga que defende a cultura popular  em nosso desfile” Assim é a Família Asfaltão, finaliza Danilo Cardoso, Presidente da Agremiação.

Fonte: Diretora de Comunicação do GRES Asfaltão

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)