Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Semana da Consciência Negra coordenada pelo IFRO



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO e a Universidade Federal de Rondônia – UNIR promovem, no período de 24 a 28 de novembro, a Semana da Consciência Negra. O evento visa discutir as principais políticas do Governo frente às demandas das populações afro-descendentes e questões relativas à sobrevivência do racismo e outras formas de preconceitos.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/IFRO, juntamente com a Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Núcleo de Ciências Humanas-NCH, Departamento de História, Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro-Amazônicos/GEPIAA.

A abertura do evento acontece no dia 24, às 19h30, na Biblioteca Francisco Meirelles, com a palestra “Os discursos do trono sobre a escravidão”, proferida pelos professores do IFRO, Famir, Uilian Nogueira e Mauro Henrique Miranda de Alcântara.  Na ocasião, será feita a abertura da exposição de arte pela Profa. Laura Jane Marques. A abertura da Semana contará com a presença dos artistas Osmaildo Silva, Jorge W. Rosa e Alessandra Duarte, além de lideranças dos Movimentos Negros de Porto Velho, comunidades estudantis e acadêmicas.

No dia 25, a partir das 19h30, será realizado na Biblioteca e no IFRO, respectivamente, as mostras cine clube com apresentação dos filmes “Mississipi em Chamas”, analisado pelo Prof. Uilian Nogueira e “12 anos de escravidão”, pela Profa. Ms. Neyla Ocampo.

Dentro da programação da Semana da Consciência Negra, acontece no dia 26, na Biblioteca, às 19h30, os seguintes mini-cursos: “As legislações sobre o negro ao longo da história do Brasil: Da Bula Pontifix Romanus à Lei das Cotas para Servidores Públicos de 2014″, ministrado pelos Prof. Dr. Marco Teixeira e Uilian Nogueira, e “Racismo Ambiental e conflitos com populações afro-descendentes”, com Bernadete; além de “A escravidão no Brasil durante o Segundo Reinado”, com o Prof. Mauro Alcântara. Também no IFRO, no mesmo horário, serão ministrados os mini-cursos “Um século de migração afro-caribenha no Brasil”, com Cledenice Blackman e “Cultura, arte e identidade afro-amazônica”, com o Prof. Everaldo Lins, da UNIR.

Mesas redondas estão programadas para o dia 27, na Biblioteca e no IFRO, respectivamente, às 19h30, com os temas “Racismo e ações afirmativas: o negro e as políticas de estado no Brasil e em Rondônia”, conduzida pelos professores Gustavo Gurgel (UNIR), Bernadete Lopes, Marilia Pimentel (UNIR) e Raimundo Jorge (UFPA), e “Identidade negra – construção e desconstrução”, com os professores Renato Athias (UFPE), Marta Valéria (UNIR) e Luis Lero (UNIR).

O encerramento das atividades da Semana da Consciência Negra acontece na Biblioteca, no dia 28, às 19h30, feito pelo Prof. Dr. Marco Teixeira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)