Domingo, 24 de novembro de 2019 - 08h36
Lenha na Fogueira
O Flamengo é o atual campeão das américas! Venceu de virada o River Plate da Argentina com dois gols de Gabriel – Gabigol na tarde de ontem em Lima no Peru.
*********
Até os 43 minutos do segundo tempo, a nação rubro negra sofreu, pois o River até então, vencia por um a zero. Tive a preocupação de percorrer os principais locais de concentração de flamenguistas tão logo o BORRÉ abrir o placar para os argentinos.
*********
Na rua Sucupira na Zona Sul três casas de eventos receberam grande número de flamenguistas. Tenho a impressão que foi a maior concentração de torcedores do Rubro Negro. Os proprietários das casas providenciaram desde cedo, decoração e contratação de cadeiras para abrigar os torcedores que no começaram a chegar logo depois do meio dia.
*********
Já quase no final da partida, os incrédulos começaram a deixar o local, com certeza receosos com a gozação dos “secadores”, pois, o que estava pintando era que o River seria o campeão ainda mais, depois daquela jogada na qual a defesa do River defendeu três investidas dos atacantes do Flamengo. Para muitos, aquela jogada, ao não ser transformada em gol, tirou todas as esperanças e muitos começaram a ir embora.
*********
Um dos proprietários, não parava de coçar a cabeça preocupado: “Meu Deus, se o Flamengo pelo menos não empatar esse jogo, tô ferrado”. O Povo vai embora e não vou vender nem um terço da cerveja que comprei. Como vou pagar o grupo musical contratado e o aluguel das cadeiras, mesas e geleiras!
*********
O cara tava num desespero de dar pena. Quando o Gabriel achou o caminho das redes do River Plate ele quase sofre traumatismo craniano, ao dar um pulo tão alto, quase batendo a cabeça na Treliça que abrigava a Tenda montada para o jogo. UFA! Até eu festejei, não o gol do Flamengo, mas, a alegria do proprietário do Bar.
********
Uma família de torcedores já estava na outra esquina indo para casa quando o gol do empate saiu pai, esposa e filhos voltaram numa carreira desesperadora e continuaram a beber em comemoração ao empate e quando aos 46 minutos, mais uma vez o Gabriel fez o gol da vitória a alegria foi geral.
********
Pois é, o Borré quase “BORRA” a festa dos flamenguistas, porém, quem tem Jesus e João de Deus no Banco, não pode desistir da vitória.
********
O título deu a classificação para o Mundial de Clubes, que esse ano acontece entre os dias 11 e 21 de dezembro em Doha, no Catar. O Rubro-Negro estreia no dia 17, uma terça-feira, contra o campeão da Ásia ou o Espérance, da Tunísia, no Estádio Khalifa.
*********
Parabéns a ‘urubuzada’ pela conquista que veio após 38 anos de espera.
**********
Aos amigos flamenguistas Roni Carvalho, Helton Andrade, Allan Bic e a todos os flamenguistas do pedaço, parabéns! Que Jesus consiga transformar a Libertadores em Copa Mundial no mês de dezembro. Valeu cambada rubro negra!
Semana da Consciência Negra
Lota Mercado no encerramento
O calçadão Manelão literalmente ficou lotado na noite de sexta feira passada 22. O público compareceu para prestigiar a festa de enceramento da Semana da Consciência Negra que este ano, foi coordenada pela direção do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – CEPPIR que tem como representante em Rondônia o Conselheiro Antônio Neto.
As comemorações em alusão a Consciência Negra começaram no dia 7 e terminaram na noite de sexta feira, com a exposição de Artesanato Afro e muito show no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural. A festa começou com a encenação da peça “Teatro Ifé” apresentada pela Cia Beradera de Teatro, seguida da apresentação da Roda de Jurema e Filhas de Yabá coordenada pelo Pai Ronaldo; a cantora Iná Amazônica fez apresentação especial, acompanhada por capoeiristas tocando seus berimbaus, atabaques e pandeiros.
A festa que só terminou por volta da 23 horas, ainda reuniu show de Hip Hop/Cristo Crew; Fernanda Teixeira; apresentação do Grupo de Maculelê “Manduca da Praia”; Desfile Beleza Negra (roupas afros); as cantoras Gina Beta e Carol Aguiar e Sarah Soul e show do cantor Waldison Misteira além de reggae com o DJ Léo Turbo.
Aproveitando a festa da Consciência Negra, a Funcultural realizou a Feira de Artesanato que abrigou artesãos de Porto Velho em tendas montadas na praça Presidente Vargas.
O professor Francisco Silva – Chiquinho foi parceiro do Antônio Neto na coordenação da programação, enquanto a Funcultural se responsabilizou pela montagem da estrutura de palco, som e iluminação do ambiente. “Há muito tempo, não tínhamos uma Semana da Consciência Negra com tantos eventos, parabéns ao nosso Conselheiro Antônio Neto”, disse o professor Chiquinho.
Neto aproveitou para agradecer a Funcultural na pessoa do Eudes Claudino. “Temos que reconhecer que se não fosse o empenho do Eudes pela Funcultural, não tínhamos como realizar essa festa maravilhosa. Obrigado Eudes” encerrou Antônio Neto.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando