Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Seminário discute regulamento do Flor do Maracujá


 Seminário discute regulamento do Flor do Maracujá - Gente de Opinião

 

 FOLCLORE

Seminário discute regulamento
do Flor do Maracujá

A grande polêmica quanto ao Regulamento do Flor do Maracujá, ficou por conta dos grupos de bois bumbas

Durante todo o dia de domingo 1º de abril, representantes dos grupos folclóricos filiados a Federação de Dança de Quadrilha e Boi Bumbá de Rondônia – Federon estiveram reunidos na Escola Jesus Burlamaqui Hosanna discutindo a pauta: Revisão do Estatuto e Regimento Interno da entidade assim como o Regulamento das apresentações no Arraial Flor do Maracujá. O presidente da Federon Fernando Rocha abriu o evento convidando a Gerente de Cultura da Secel Tchândrica Madalena – Bebel, na oportunidade representando o secretário Francisco Leilson Chicão que ao fazer uso da palavra elogiou a iniciativa dos folcloristas. “São ações como essa que fazem com que a cultura popular passe a ser vista com mais respeito por nossas autoridades”, disse Bebel chamando atenção dos dirigentes de grupos de bois bumbas. “Vocês devem trabalhar no sentido de fazer com que o publico permaneça nas arquibancadas do Flor do Maracujá durante as apresentações dos seus grupos”, justificou a cobrança dizendo que alguns grupos não se apresentam condignamente o que provoca a evasão do público das arquibancadas.

No item revisão do Estatuto a discussão ficou em torno da contribuição que atualmente é de 10% sobre os repasses de qualquer origem aos grupos. Muitos sugeriram a redução da porcentagem para 5%, porém prevaleceu a sugestão do Grupo Três que concorda com os 10% desde que a Federon invista parte do arrecada na estruturação das eliminatórias.

A grande polêmica quanto ao Regulamento do Flor do Maracujá, ficou por conta dos grupos de bois bumbas, que sugeriram a implantação nos quesitos em julgamento do Levantador de Toada, Apresentador e o quesito Auto do Boi Bumbá. Exige também que pelo menos sessenta por cento das toadas apresentadas no Flor do Maracujá sejam inéditas. “A parte que mexe no Regulamento terá que contar com o aval da Secel, pois o Arraial é do governo estadual”, disse o presidente Fernando Rocha.

Considerado de grande valia pelos participantes, o Seminário que começou as 9h00 só terminou após as 21h00. “A partir de , sempre estaremos promovendo esses encontros”, finalizou Fernando.



A Semana Santa em sua programação para Sexta Feira durante a procissão do Senhor Morto, conta com a encenação da “Paixão de Cristo” pelo Grupo Êxodo.

Seminário discute regulamento do Flor do Maracujá - Gente de Opinião

********
A cena da Paixão como acontece todos os anos, começa na esquina da rua José de Alencar com a D. Pedro II (Rampa do BB), com Pilatos entregando Cristo a crucificação.

*********
No percurso entre esse ponto até a catedral, a cena mais esperada pelo público, é a do arrependimento de Judas que se enforca num cenário montada na calçada do Colégio Barão do Solimões. O ator Alexandre Ronald já está preparando o pescoço para o enforcamento.

**********Seminário discute regulamento do Flor do Maracujá - Gente de Opinião
Por falar em Grupo Êxodo, a peça o Homem de Nazaré, será apresentada na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia nos dias 7, 8 e 9 de junho.

*********

Enquanto isso, o amigo José Monteiro anuncia que sua pousada “Tucumã”, que fica ao lado da Jerusalém da Amazônia está prontinha para receber os turistas que quiserem passar horas agradáveis, passeando pelo Rio das Garças e acordando ao som da passarada.

*********
Quem já visitou as cabanas de “pau a pique” construídas a beira do Rio das Garças elogiou a iniciativa do Monteiro.

*********
Tá faltando as fotos revisor do governador!

********
Voltando a Feira O Artesanato é Cem promovida pela Secel no final da semana passada.

********
Nossas fontes junto a Iaripuna, dão conta que o “pau” quebrou nos corredores da Fundação.

 Seminário discute regulamento do Flor do Maracujá - Gente de Opinião

*********
Um membro da equipe do Departamento Cultura da Fundação chegou bufando na segunda feira cobrando: “Cadê nossa equipe, o que estamos fazendo aqui. Os caras foram lá e fizeram dentro da nossa casa um evento super organizado. Aquilo é nosso e nós nunca soubemos utilizar”.

*********
Aí o bicho pegou, fedeu a chifre e o resultado foi que para não ficar muito feia na foto, a prefeitura que acabou com a programação no Mercado Cultural, se apressou em divulgar a agenda para o próximo final de semana. A agenda tem como destaque a venda de OVO de Páscoa na Feira do Porto e nada mais. Vejam aí:

*********
A Feira do Porto é uma boa opção para o Sábado de Aleluia e o final do Domingo de Páscoa dos portovelhenses que habitualmente lotam a Praça Aluizio Ferreira para se deliciar com as comidas típicas e visitar as barracas que trazem exposição e comércio de artesanato, confeccionados em palha, madeira e sementes da região.

*********
No local poderão ser encontrados chocolates recheados com polpas de frutas da região além de cestas e pelúcias alusivas a Páscoa.

*********
A feira acontece todos os sábados e domingos, das 18h às 22h, e para a população de Porto Velho é uma atividade que já faz parte da agenda cultural do município.

**********
Confira outras opções da Agenda Cultural promovida pela Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna:

 

********
Sábado - 07/04 - Feira do Porto Especial com Exposição e comércio de artesanato e comidas típicas de nossa Região das 18h ás 22h, na Praça Aluísio Ferreira.

 

**********
Domingo - 08/04 - Feira do Porto Especial com Exposição e comércio de artesanato e comidas típicas de nossa Região das 18h ás 22h, na Praça Aluísio Ferreira

 

***********

Domingo - 08/04 - . Atividade Religiosa da Comunidade Católica Santo Antônio com missa especial de páscoa e encontro da comunidade como forma de manter viva as atividades tradicionais do Patrimônio Histórico tombado do Município às 10h na Igrejinha de Santo Antonio, local onde iniciou a cidade de Porto Velho.

 

********

Domingo - 08/04 - Visitação ao Museu do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com visita Guiada ao Museu das 13h às 17h no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

*********
Por falar em Fundação Cultural:


**********
A presidente da Fundação Cultural de Cacoal - Funccal, professora Maria Lindomar e a gerente de projetos e idealizadora do projeto Teatro Itinerante, Gecelânia Schmidt, estão em Curitiba-PR participando de uma oficina de Capacitação em Planejamento, Gestão e Comunicação oferecida pelo Instituto HSBC Solidariedade (IHS), em parceria com a Brazil Foundation. A oficina teve início na segunda-feira, 2 de abril, e encerra nesta quarta-feira, 4.

***********

De acordo com a presidente da Funccal, Maria Lindomar, “esta Oficina é parte integrante do Programa de Formação de Parceiros e tem, como principal objetivo, melhorar a eficiência dos processos internos das instituições e contribuir para que o projeto Teatro Itinerante da Funccal, apoiado pelo Instituto HSBC Solidariedade, alcance os efeitos planejados e ampliar sua rede de contatos.

**********
Atenção para o convite que segue:

************
É com elevada honra que convido vossa senhoria, a participar da Audiência Pública para discutir o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO, Sistema Estadual de Cultura – SEC e o Sistema Estadual de Financiamento à Cultura – SEFIC, proposta por esta parlamentar, que acontecerá no dia 12 de abril do corrente, às 9h, no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia.

***********
A propositura visa o debate a cerca dos projetos de lei propostos pelo Poder Executivo, que concerne em Políticas Públicas voltadas a Cultura no Estado de Rondônia.

***********
Contando com a sua presença, renovo votos de estima e consideração.

*********
Atenciosamente, - Deputada Epifânia Barbosa


**********
Oficina de Teatro de Bonecos grátis na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho RO de 02 a 30 de abril. 2ª e 5ª feiras, das 15h às 18h00.

 


 


CULTURA

Chicão da Secel é vice
presidente no fórum nacional

Na manhã da última desta sexta-feira (30), a secretária da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, passou o cargo de presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura para Hamilton Pereira, do Distrito Federal. A escolha da nova presidência se deu durante a 1ª Reunião Ordinária de 2012 da entidade, realizada no Palácio-Museu Olímpio Campos, em Aracaju, nessa quinta e sexta-feira, dias 29 e 30.Seminário discute regulamento do Flor do Maracujá - Gente de Opinião

O secretário Adjunto de Estado da Cultura do RS, Jéferson Assumção, representou a Sedac nas atividades. O encontro discutiu, entre outros temas, o Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura e as mudanças do Programa Cultura Viva.

Além do presidente do Fórum, foram escolhidos os cinco vice-presidentes regionais que vão atuar ao lado do Hamilton Pereira, são eles: Francisco J. Pinheiro (Ceará) como vice-presidente da região Nordeste; Assis Brasil (Rio Grande do Sul) como vice-presidente da região Sul; Francisco Leilson (Rondônia) como vice-presidente da região Norte; Hamílton Pereira (Distrito Federal) como vice-presidente da região Centro-Oeste; e, Andrea Matarazzo (São Paulo) como vice-presidente da região Sudeste.

Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2012 do Fórum também foram preenchidos os cargos de conselheiros e suplentes do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), que passa a ser composto da seguinte forma: Hamílton Pereira (Distrito Federal), Katia Rocha (Tocantins) e Gilvane Felipe (Goiás), como titulares. E como suplentes assumem: Assís Brasil (Rio Grande do Sul), Francis Mary Alves (Acre) e Francisco Leilson (Rondônia).

O novo presidente do Fórum, Hamilton Pereira, agradeceu aos colegas por terem o conduzido à presidência da entidade e afirmou que pretende fortalecer ainda mais as discussões em torno do desenvolvimento dos Planos de Cultura nos estados e municípios e sobre a construção do Sistema Nacional de Cultura. “Nesse sentido, o fórum tem o papel de democratizar ainda mais a instituição e buscar os setores que ainda estão desorganizados para que possam contribuir com o desenvolvimento dessas políticas”, enfatizou Pereira.

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura possui um papel fundamental na construção das políticas culturais em âmbito nacional e regional. O Fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando-se o contexto da diversidade cultural brasileira.

Anualmente, os integrantes do Fórum se reúnem quatro vezes para discutir os rumos das políticas nacional e regionais da cultura brasileira. A primeira reunião de 2012 teve sede na capital sergipana e as próximas reuniões serão realizadas nas seguintes datas e locais: 24 e 25 de maio,em Porto Velho; 30 e 31 de agosto,em São Paulo; e, dias 29 e 30 de novembro, em Goiânia.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)